quinta-feira, 19 de abril de 2012

É pecado escutar músicas seculares?

Ei pessoal! Descobri alguns dias atrás o interesse de uma querida irmã em Cristo de saber mais sobre músicas seculares: se é errado ou não é, escutar e ao mesmo tempo ser cristã.
Em primeiro lugar, em nenhum momento iremos tentar proibi-los de alguma coisa, pois, sabemos que quem convence o homem do pecado, juízo e justiça é o Espírito Santo (João 16.811). Em segundo lugar o tema proposto, não visa forçar ninguém a nada, e sim abrir nossos olhos e permitir que Deus fale em cada coração para torná-lo cada dia mais puro!

A música é a expressão dos nossos sentimentos e é composta através de uma inspiração, seja melancolia, paixão, alegria, medo, etc….
Assim como todas as coisas, a música foi criada por Deus e o inimigo a deturpou. Como povo de Deus, nós a utilizamos para exaltá-Lo (“… ao povo que formei para mim, para celebrar o meu louvor.” Isaías 43:21). Existem vários versículos da Palavra de Deus de como os louvores são devidos somente ao Senhor. Vejamos alguns deles:
"Cantai de júbilo a Deus, força nossa; celebrai o Deus de Jacó. Salmodiai e fazei soar o tamboril a suave harpa com o saltério” Salmos 81:1-2

”Cantarei para sempre as tuas misericórdias ó Senhor; os meus lábios proclamarão a todas as gerações a tua fidelidade” Salmos 89:1

”Bom é render graças ao Senhor e cantar louvores ao Teu nome, ó Altíssimo” Salmos 92:1

”Vinde, cantemos ao Senhor, com júbilo, celebremos a rocha da nossa salvação.” Salmos 95:1

”Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todas as terras. Cantai ao Senhor, bendizei o Seu nome, proclamai a Sua salvação todos os dias.” Salmos 96:1-2

”Cantarei a bondade e a justiça; a Ti, Senhor, cantarei.” Salmos 101:1

”Louve-Lhe o nome com flauta; cante-Lhe salmos com adufe e harpa. Exultem de glória os santos, no seu leito cantem de júbilo. Nos seus lábios estejam os altos louvores de Deus…”Salmos 149:3,5,6

”Falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais.” Efésios 5:19

Apresentamos apenas uma parte do que a Palavra de Deus nos ensina de cantarmos para o Senhor. Quanto mais nos aproximamos de Sua presença, somos tão preenchidos que perde o sentido entoarmos ou escutarmos qualquer outra música que não venha exaltá-Lo, pois, tudo o que vem de Deus é tão sublime, tão superior a tudo, que o nosso espírito anseia adorá-Lo cada dia mais! As letras não voltadas a Ele, perdem completamente o sentido, quando entendemos o verdadeiro propósito do louvor. Mas esse desinteresse por músicas seculares, não é tido como um doutrina, mas nasce de uma intimidade com Deus.
Por exemplo, eu era totalmente fascinada por músicas seculares. Tinha milhares de músicas (tanto nacionais como internacionais). Não podia ficar um dia sem escutar, e na verdade, não me sentia nenhum um pouco preenchida ou transformada. As vezes me sentia tão triste dependedo de algumas canções, ou as vezes me sentia muito empolgada para fazer as coisas, mas depois percebia que era apenas minha emoção falando. Nada havia mudado. Ninguém nunca havia me proibido de escutar/cantar, mas houve um momento, quando tive um encontro real com Jesus, e tudo isso perdeu o sentido pra mim. Eu queria a cada dia somente louvar o Seu nome. APENAS. E percebia que quando fazia isso, tinha mais comunhão com Ele (algo que não conseguia ter, escutando músicas seculares). Então sem dó, me desfiz de tudo isso, sentindo mais paz, intimidade, e amor por Deus.
Aconteceu a mesma coisa com a minha mãe antes dela ter um encontro com o Senhor. As músicas seculares era algo que ela gostava demais. Escutava sempre e também ninguém a proibiu de ouvir, mas quando ela O conheceu, sua motivação de louvar passou ser apenas Dele e de ninguém mais!
E então você diz: mas eu continuo achando que não é errado isso. Existe tantas músicas que falam a verdade, o que é certo, promovem a igualdade, justiça e dizem coisas tão lindas sobre o amor.
Eu concordo plenamente com você, existem canções sim, que dizem coisas tão certa! Mas não basta cantarmos coisas certas, ou já esqueceram do que diz em 1 Coríntios 10:31: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.” Temos que ter essa consciência dia após dia, “será que se eu cantar isso, servirá para glorificar o nome de Deus?”, além disso irmãos, nosso cuidado para não escandalizar o nome do Senhor deve ser constante. Então se eu ainda acredito que cantar músicas seculares não é errado, mas isso faz com que meu irmão em Cristo se enfraqueça na fé, eu devo continuar com minha opinião ou não? Lembre-se também do que diz em 1 Coríntios 8:9,12: “Vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos. E deste modo, pecando contra os irmãos, golpeando-lhes a consciência fraca, é contra Cristo que pecais.”
Agora, vamos nos centralizar mais sobre a deturpação que o inimigo lançou no meio da música. Como muitos sabem, Lúcifer era um músico mestre,pertencia a ordem dos Querubins e regia o coral celestial (Isaías 14 e Ezequiel 28).  Sua função era somente prestar louvores somente a Deus, assim como tudo que Deus criou. Mas seu coração quis se elevar contra Deus e por isso foi expulso do Céu. A partir dai, sua função é atrair os louvores/canções dos homens para si. Nós podemos ver claramente como ele se infiltra na música. Ele inspira os artistas darem o louvor à ele, oferecendo fama, riqueza, e muitas outras coisas que o o homem, pela ambição acaba se doando.
Há diversas histórias reais de artistas que antes eram servos de Deus, e que trocaram o louvor do Senhor por glória de homens. Alguns deles são: Dinho do Mamonas Assassinas, Elvis Presley, Whitney Houston e muitos outros. Não estamos questionando o fato deles terem morrido, e sim a forma.
Vemos também o quanto a música não inspirada por Deus nos influencia. Muitas vezes nos causa tristeza, angustia, opressão e até mesmo frustrações por lembranças desagradáveis do passado. Por isso devemos estar atentos quanto ao que ouvimos, pois, a partir disto entra na mente, atingindo nossos sentimentos.
Em outros momentos, somos atraídos por canções que parecem ser inocentes, mas quando reproduzida de trás para frente, nos revela palavras de adoração e evocação ao inimigo. Também há exposição de diversas músicas que levam as pessoas a se prostituirem, devido suas palavras obscenas e sensuais. Outras impulsiona as drogas (principalmente rock, metal, etc), outras leva as pessoas a depressão, suicídios. Como a  música é algo que atrai em geral o ser humano e o inimigo usa como isca para atrair (principalmente os jovens) a perdição. Por exemplo, o funk atual leva ao desrespeito (desmoralizando principalmente as mulheres), usando linguagens obscenas e danças sensuais.
Como disse no inicio, nosso objetivo não é obrigar ninguém a nada, mas sim fazer levar a reflexão do que deveria ser a música e principalmente qual nossa motivação em cantá-las!
“… e entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações! Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.”
Apocalipse 15.2-4
Fico por aqui!
Caso queira que seja postado algum outro assunto nos mande um e-mail ou deixe um comentário!
Beijos, fiquem com Deus!

4 comentários:

  1. Eu ainda ouço músicas que não são louvores. Claro que nada que desagrade a Deus (no meu entendimento), mas ainda ouço! O que tenho feito é colocar um louvor no lugar de outras músicas quando sinto vontade de ouvir algo, e tem dado certo! Keila, tu fostes inspirada por Deus ao escrever este post, está excelente e muito esclarecedor! =)

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Pri. Glória a Deus! Que isso seja para ajudar as pessoas abrirem mais os olhos quanto essa questão!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o assunto abordado. Identifiquei me muito, pois, de uma forma geral não gosta de ouvir música, mas agora entendi o porque! Adoro ouvir os louvores, pois, me sinto preenchida, alegre e meu coração preenche de emoção e amor aos SENHOR.

    ResponderExcluir
  4. Que benção, Joyce! É assim que eu me sinto também. Somente o louvor pode nos preencher e nos dar a verdadeira alegria.!

    Fique com Deus

    Beijos

    ResponderExcluir