terça-feira, 10 de abril de 2012

Esperando em Deus! – Jovens Adultos

Olá pessoal! 
Gostaria de tratar de assunto bastante comum mas não muito esclarecido nas Igrejas: O Período da Espera! 
O que fazer quando o jovem adulto (a) está naquele estágio de “estou com idade para me relacionar amorosamente, mas a pessoa certa não apareceu”? 

Em primeiro lugar vamos ver o que significa realmente a palavra espera no dicionário: ¹Ação ou efeito de esperar. ²Expectativa. ³ Demora; dilação; delonga. 
Acredito que para esse assunto (namoro), a palavra que mais se encaixa é expectativa, pois, é neste momento que ficamos sonhando acordadas (os) com o tal do príncipe encantado/princesa, (como ele (a) pode ser, quais serão suas qualidades, como se encontrarão… a lista é longa, rs). Mas essa expectativa pode nos deixar muitas vezes frustrados ou até mesmo enganados quanto à pessoa certa, pois, tudo o que nos deixa ansiosos gera aflição, e com isso passamos maior parte do nosso tempo angustiados, deixando a preocupação tomar conta do nosso ser, e fazer com que nosso presente seja perdido, e o pior de tudo é que nosso tempo de solteiros um dia nunca mais irá voltar, e é nesse tempo que precisamos nos dedicar mais e mais para Deus, afim de que Ele nos torne a imagem e semelhança do Seu Filho, para que sejamos Mulheres Virtuosas (Provérbios 31), e verdadeiros Homens Bem- Aventurados, (Salmos 112). 
E então você me diz: estou ouvindo isso a um tempão, e nada dele aparecer. O que eu faço? 
Se você pensou em me dizer isso, significa que ainda não deixou nas mãos dAquele que sabe de todas as coisas! 
Quando estamos descansados em Deus, simplesmente não existe agonia para que esse dia tão esperado. É claro que algumas vezes pensamos na pessoa que Deus tem para nós, mas não ultrapassa o nível “desespero”. 

Como posso descansar em Deus? 
Sabemos que Deus tem o controle de todas as coisas, e se você preza ser guiado pelos caminhos dEle, jamais haverá engano. E o engano que eu digo não é que nunca iremos sofrer, chorar, ou as vezes até achar que está tudo perdido. O tipo de engano que eu falo, é que simplesmente Ele nos guiará em Seus Caminhos, impedindo que sigamos caminhos de perdição. Mas pessoal, não é algo mágico. Isso requer dedicação em oração, na Palavra, tempo de ouvir o que Deus tem para nos dizer. Não adianta eu dizer: “Deus, eu quero que o senhor me guie em Teus caminhos…” e fazer tudo que está em desacordo com Sua Palavra. Não! Lembre-se que Jesus é o Caminho, verdade e vida (João 14.6) e Ele é justamente o Verbo – Palavra de Deus (João 1. 1-5). Então se eu quero com todas minhas forças buscar o caminho de Deus, tenho que ter a Sua Palavra em mim. 
Em Provérbios 23.26 diz: “Dá-me filho o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos.”. 
Se temos a plena certeza de que Deus está cuidando de nós, temos que apenas observar e fazer conforme o versículo acima, entregar nossos corações para Deus e observar os Seus Caminhos. 
Só assim, queridos, teremos paz, entregando totalmente cada área das nossas vidas em Suas mãos. 

O que faço enquanto descanso?
Agora que estamos abertos para Deus controlar cada detalhe de nossas vidas, podemos ser mais livres para fazer a obra de Deus. Por exemplo: você pode ser útil na Igreja ou até mesmo na escola e trabalho com o dom que Deus te deu. Há tantas vidas que precisam ouvir uma Palavra, e se estamos preocupados com a pessoa que iremos casar (e que ainda não chegou), iremos simplesmente ignorar necessidades tão importantes assim. 
Vamos observar que quando Rebeca soube através do servo de Abraão, com quem ela iria se casar, ela estava trabalhando (Gênesis 24), ao contrário de estar desolada em sua casa, chorando pelos cantos, reclamando sobre a demora do seu futuro amado. 
Temos que nos lembrar constantemente que esse tempo de estar solteiro é algo precioso, onde Deus poderá se revelar grandemente a nós. E quando estivermos casados, usaremos e buscaremos mais e mais toda a intimidade que conquistamos com Ele, para edificação de muitas vidas, e principalmente a edificação do nosso lar (Provérbios 14.1). 

Para vocês que estão aflitas (os)  em relação a pessoa certa, peçam para Deus retirar toda agonia, pois Ele sabe o tempo certo, e isso não é um mito, pessoal, Ele simplesmente SABE. Nossos pensamentos não são os Dele e nem nossos caminhos (Isaías 55.8). Pode ser que na nossa lógica, estamos mais que preparados e Deus se esqueceu, mas isso não é verdade. Ele conhece e sabe de tudo, e aperfeiçoa de forma imaginável cada aspecto da nossa vida, para que Seu caráter seja gerado em nós, e com isso possamos dar frutos que permaneçam.  

Esse assunto não é algo que encerramos apenas com um post. 
No decorrer dos dias, se Deus quiser iremos falar mais sobre esse assunto para que sejamos confortados uns com os outros.! 

Um grande beijo, pessoal! 
Fiquem Com Deus 

2 comentários: