terça-feira, 26 de junho de 2012

“Marta, Marta…”

Vivemos em um mundo tão dinâmico, que parece ser quase impossível acompanharmos e executarmos todas as tarefas que temos que fazer em apenas um dia. Pois é, no tempo de Jesus, por mais que não havia tanto avanço na tecnologia (na verdade nem tecnologia havia, rs), tanto dinamismo assim, vemos que o ativismo (palavrinha muito perigosa), estava a solta, roubando o que existe de mais precioso para nós: a presença de Jesus.
O ativismo vem de uma forma tão sútil (quem vive assim sabe do que eu estou falando), e tende nos afastar de uma forma muito brusca da presença, do convívio, da intimidade do nosso Senhor Jesus.

“E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; e tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços, e aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe pois que me ajude. E, respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas. Mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” (Lucas 10:38-42)

Quando analisamos bem esta passagem (pelo menos para mim), eu vejo Jesus na casa de Marta, olho para ela nem dando muita bola para Ele, e penso: “Mas como pode isso? JESUS ESTAVA NA CASA DELA! Como ela pode dar mais preferência em limpar sua casa do que em estar aprendendo aos pés de Cristo como Maria?” Mas logo em seguida eu reflito como eu tenho vivido e percebo que eu não estou tão longe de ser como Marta.

É “engraçado” como deixamos a presença de Deus para nos ocuparmos com coisas que não serão eternas.
É “engraçado” como sabemos de cor e salteado princípios para ser seguidos em nosso dia-a-dia, mas mesmo assim nos deixamos levar pelas “louças, pó, vassouras… “Está sujo aqui; não tenho tempo agora; mais tarde, Jesus…”.
É mais “engraçado” ainda quando apontamos ou julgamos aquele que assim como Maria está escolhendo a boa parte e dizemos que ela(e) está tão preguiçosa, tão ociosa, tão isso, tão aquilo…

Irmãos, não vamos andar distraídos em coisas que passam (não quero dizer que não podemos trabalhar, e temos que ficar o dia inteiro sem fazer nada para mostrar que somos como Maria). Mas não vamos deixar as coisas daqui nos dominarem de forma que nos prive da maravilhosa presença de Deus.
Não estranhe se você tem buscado em primeiro lugar o reino de Deus e algumas pessoas tem dito que você está perdendo tempo, ou que não é necessário tanta dedicação assim. Lembre-se que Maria passou por isso. Aos olhos de Marta, ela estava deixando o trabalho só para ela, mas na verdade, ela estava escolhendo a boa parte, da qual NINGUÉM pode tirar.

E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1 João 2:17)!
E você, quem é? Marta ou Maria?

Um comentário:

  1. Se todos entendessem que não somos DESTE mundo, talvez as coisas funcionassem de outro modo! Talvez nossa maior preocupação fosse a de servir a Deus acima de qualquer outra coisa, e não se limitaria a raras idas à igreja ou orar quando se "sobra um tempo". Triste!

    ResponderExcluir