domingo, 24 de junho de 2012

"Meu jugo é suave e meu fardo é leve..."

Olá pessoal! Ontem em nosso culto de jovens, tivemos uma Palavra muito abençoada, e gostaríamos de compartilhar com vocês!
A palavra do Senhor, nos declara em Isaías 9:1 "a terra que estava aflita, não continuará a obscuridade, e que o povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu a luz."Desde a queda de Adão, havia sobre toda a Terra obscuridade, Estávamos sujeitos e uma sentença de morte, pois, o pecado gera a morte. Mas o Senhor prometeu em Gênesis 3:15 "que da descendência da mulher, nasceria aquele que esmagaria, a cabeça de serpente", ou seja, o Senhor já havia provido o Salvador para que através da morte de cruz, aniquilasse o domínio de Satanás sobre a humanidade.
Em Isaías 9:4 vemos nossa redenção de uma forma mais esclarecedora... "porque quebraste o jugo que pesava sobre eles, e a vara que feria nossos ombros e o cetro do seu opressor, como nos dias dos Midianitas."


O que seria, opressão dos Midianitas? 


No livro de Juízes 6, vemos o povo de Israel cativos, sujeitos a opressão dos Midianitas, pois haviam se desviado dos propósitos do Senhor, servindo outros deuses. Por isso, tudo o que eles semeavam, os Midianitas, Amalequitas e o povo do Oriente, se voltavam contra eles, destruíam todo o produto da terra, e os deixavam sem sustento algum. Isto aconteceu por causa da desobediência a qual fez com que o inimigo tivesse sobre eles legalidade de levá-los a escravidão.
A palavra de Deus nos declara que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. 
Assim, como o povo de Israel, toda humanidade se encontrava totalmente  sob o domínio do pecado.Somente a morte expiatória de Cristo poderia libertar a humanidade da servidão do inimigo.Jesus veio para nos libertar dos nossos pecados, quebrar o jugo, a vara que fere nossos ombros e o cetro do opressor, e Ele nos diz: "Vinde a mim, vós que estais cansados e sobrecarregados, eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, por que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque meu jugo é suave, e meu fardo é leve." Mateus 11:28-30 

Jesus nos convida a lançarmos diante dele toda nossa ansiedade, pois, ele tem cuidado de nós.  Ele nos declara que quebrou o nosso jugo, e nos convida tomar o seu que é suave.


O que seria um Jugo?

Jugo é a canga que une dois bois para puxarem o arado ou carro, onde um vai o outro tem que ir também. Assim somos nós quando sob o jugo do inimigo, ficamos atados sob seu domínio.
Obs: sinônimo de jugo é opressão e tirania.

Jesus nos oferece a libertação de todo jugo do inimigo. É como se fosse uma troca, Ele tira o nosso jugo (escravidão de Satanás), e nos da o Seu (tudo que conquistou na cruz, paz, cura, salvação, libertação).

"Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído por nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca; como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido."
Isaías 53:4-8


Mas existem momentos em que nos esquecemos da obra da cruz e não nos apropriamos do resultado daquilo que Jesus conquistou: expôs principados e potestade triunfando deles na cruz, e por descuido nosso ou legalidade que damos ao inimigo, temos nossos ombros feridos novamente pelo cetro do opressor.
Precisamos nos lembrar dia e noite o que Jesus conquistou por nós para  que possamos provar o poder da obra redentora que foi realizado na cruz do calvário, pois, um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz.O Senhor nos convida a sairmos de debaixo da opressão dos midianitas, e vivermos sob Seu jugo, somente onde poderemos encontrar descanso para nossa alma.

"Tomai sobre vós meu jugo que é suave e meu fardo que é leve..."

Que Deus vos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário