quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Depressão tem cura!


Hoje venho falar de uma enfermidade que infelizmente é muito comum nos dias de hoje. Quando falamos em depressão ainda existe certo tabu e preconceito por parte das pessoas, e o depressivo é quase sempre visto como “fraco” ou “vítima” – aquele que gosta de chamar a atenção dos outros.

O que muito poucas pessoas sabem é que a depressão nem sempre é uma doença causada por fatores externos, muitas vezes ela surge a partir de fatores internos, ou seja, de origem bio-fisiológica, quando existem distúrbios hormonais e químicos no organismo da pessoa.

Seja por motivos de vivências traumáticas ou por desordens hormonais, sempre existirá a cura deste mal para aqueles que realmente estão dispostos a se libertar desta enfermidade, e se tem algo que posso afirmar com total convicção a você, é que o depressivo jamais encontrará a cura em meios que não sejam exclusivamente o Senhor Jesus!

Sei do que estou falando porque já sofri deste mal por vários anos. A depressão que tive começou na minha adolescência e oscilei entre melhoras e recaídas durante muito tempo. Sei que aceitei a depressão na minha vida, e que isto pode até lhe soar estranho, mas é isto mesmo, a depressão como muitas outras doenças são aceitas em nossas vidas, e de repente quando nos damos conta, já estamos completamente acometidos daquele mal, e gradativamente os sintomas vão surgindo aqui e ali, dia após dia.

Enquanto sofri desta enfermidade, consultei todo o tipo de médicos especialistas que você pode imaginar! Uma lista enorme que conta com clínicos-gerais, psiquiatras, psicólogos, endocrinologistas, otorrinolaringologistas, neurologistas, neurocirurgiões,  gastroenterologistas, ginecologistas, além de outras especializações.

Justifico esta variedade médica porque sofri de incontáveis sintomas que me acometeram por diversas partes do corpo, e só depois de muitos anos entendi que a depressão prejudica também a parte física, e não apenas os nossos sentimentos. Muitos dos problemas de saúde que tive paralelos com a depressão, em sua maioria foram ocasionados - ou ao menos agravados - por causa do meu então estado depressivo.

Quando sentimos alguma dor física é muito ruim de suportar dependendo do que for, mas a “dor da alma”, posso afirmar que pode ser ainda pior. É uma prisão dentro de si onde só existe espaço ora para o vazio, ora para a tristeza. E é aí então que nada mais parece fazer diferença... Você se esquece, e se entrega diariamente para o fundo da cama.

Agora falando de forma mais espiritual, é o próprio inimigo que coloca estes sentimentos e pensamentos dentro de você! O inimigo sabe que enquanto você estiver deprimido e confuso não estará em seu real estado de lucidez, o que é uma armadilha certeira para que você não busque a Deus e para que além de viver em desânimo, talvez até tome atitudes que não faria em sã consciência!

OK, alguma coisa desencadeou o problema e você não ainda não encontrou uma solução, mas depende de você aceitar essa doença assim como tudo o que virá com ela, (tristeza, derrota, preconceito, afastamento de Deus, etc.), ou então, repreendê-la, orar fervorosamente e entregar sua vida a Jesus e pedir que Ele te revista com a Sua armadura, assim como com o capacete da salvação para que Deus guarde sua mente e todos os pensamentos dela!

Lembre-se sempre, sua vida pertence a Deus e não ao inimigo. Tome posse da sua cura e testemunhe em Nome de Jesus, não deixe que o inimigo habite em você, e te domine com enfermidades, viver com Deus é infinitamente melhor, viver com Deus é viver com a Paz que esta doença não pode te oferecer, entre muitas outras coisas maravilhosas!

O inimigo se aproveita quando estamos fracos. Como ele está sempre ao nosso derredor, basta uma brecha e ele te atingirá facilmente se você não estiver firmado na Rocha que é Jesus! Ele coloca muitas mentiras na mente daqueles que estão enfermos. Ele faz o depressivo acreditar que ele não é ninguém, que ele não irá conseguir e que o melhor que ele faz, é desistir da vida, porque ninguém se importa ou o compreende. E o depressivo passa então a se sentir como um peso para o restante do mundo! Então o inimigo tira toda a autoestima que existir em você, ele vai te destruindo com palavras de derrota, vai te deixar cansado a ponto de você só desejar ficar de cama, ele vai tentar de tudo para que você desista e se afaste da verdade que está em Deus, somente nEle! E a verdade de Deus nos diz que: ”Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si...” (Is 53: 4).

Você compreende o que significa este versículo? Você percebe que não precisamos e nem devemos aceitar dores e enfermidades que o inimigo nos coloca porque já fomos salvos pelo precioso Sangue de Jesus?  Você consegue compreender que o preço da nossa saúde física, mental e espiritual já foi pago por Ele? E que quando Ele morreu por mim e por você, -depressivo ou não - tudo isto já foi quebrado por Ele, portanto todos nós podemos nos libertar do mal da depressão através Jesus, e somente dEle?

JESUS é a nossa única saída! E é somente Ele quem promove a cura em nossas vidas!

Se você sofre de depressão repreenda este mal em Nome de Jesus e entregue sua vida a Ele! Passe a viver de acordo com Ele, converta-se dos seus pecados e não dê mais ouvidos para as mentiras que o inimigo quer que você acredite!

Se você conhece alguém que sofre deste mal, ajude-o! Ore por ele, alerte esta pessoa de que não é necessário sofrer por algo assim, porque Jesus já morreu na cruz por Ele e, portanto ele já foi liberto pelo seu Sangue Precioso!

Se você assim como eu já foi liberto desta doença terrível, valorize sua vida todos os dias enquanto viver, e dê Glória a Deus por isto sempre! E ainda, não deixe de testemunhar o que Deus fez por você e o que Ele ainda pode fazer agora que você é livre e filho querido dEle!

Que Deus venha sarar sua dor, seus maus pensamentos e suas emoções. Que você se reconheça como filho dEle, e O reconheça como seu Pai, Rei e SALVADOR!

Fiquem com Deus, e que Deus os abençoe sempre!

Priscila Grah

2 comentários:

  1. Pri, que post maravilhoso. Com certeza Deus usou tua vida para falar com muitas pessoas que estão passando por isso. Não tenho nem o que dizer, foi Deus mesmo colocando cada palavra aqui através da tua vida. Agora você olha por tudo que passou e vê pelo menos um pouco (porque eu sei que verá mais), o quanto realmente todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus!

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza disso, Keila! Tive que passar por várias coisas para hoje estar testemunhando em Seu nome, e não "apenas" para exaltá-lO por isso, mas também para que pessoas que passam pelo mesmo problema se identifiquem e compreendam que a cura está somente nEle! Fique com Deus também!

    ResponderExcluir