quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Gravidez na Juventude

gravidez-na-adolescencia

Infelizmente ainda existe um certo silêncio nas Igrejas quando o assunto é relacionado ao sexo na juventude. Ouvimos diversas vezes que o sexo é proibido antes do casamento, mas a maioria das vezes que escutamos (e quando escutamos) é feito de forma rápida e sem muitos detalhes quanto a forma de se preservar puro, o esclarecimento a luz da Palavra, etc.
Dessa forma, por existir essa carência em nosso meio, escrevo este post aos que de alguma forma acabaram se descuidando e por consequência descobriu que está esperando um bebê.

Fiquei grávida antes do casamento e sou cristã

Ficar grávida antes do casamento freqüentando uma Igreja, sendo cristã ou não, continua sendo um pecado que a Bíblia chama de fornicação. O que deixa mais sério tudo isso é o saber que isso era um pecado e mesmo assim o fazer.
E de repente todos os ensinamentos que um dia você já viu, todos os livros que você leu que diziam para esperar até o casamento, tornam-se todos sem sentido, ultrapassados e com sentidos meio figurativos diante da tentação que acabou surgindo entre você e seu namorado/noivo e agora estão com uma encomenda que chegará em 9 meses.
A primeira coisa a fazer, acredito é buscar um arrependimento verdadeiro em Deus, pois, segundo a Bíblia “aquele que prática a imoralidade peca contra o próprio corpo” (1 Coríntios 6:18), pois somos o templo do Espírito Santo e devemos honrá-Lo com nossos atos.
Um arrependimento sincero gera tristeza, um profundo sentimento de pesar ao lembrarmos que permitirmos o pecado reinar em nós. As palavras de Davi logo após ter pesado em sua consciência o que ele havia feito (leia 2 Samuel 11), mostra-nos o que flui de um coração profundamente arrependido diante de Deus:

”Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado. Pois conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e diz o que era mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar […] Purifica-me com *hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim um coração puro, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me repulses na tua presença, nem me retires o teu Espírito Santo. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenha-me com um espírito voluntário […] Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não desprezarás, ó Deus.” (Salmos 51).

Deus jamais irá desprezar um coração arrependido, que reconhece o quanto fez grave aos olhos de Deus e suplica por Seu perdão, mas…

Todo Pecado Tem Uma Consequência

Pode ser que haja inúmeros conflitos nesse meio tempo. Algumas mães são abandonadas pelo parceiro e acabam tendo que cuidar da criança sozinha. Outras, são expulsas de casa, pelos pais não saberem lidar direito com essa situação, alguns casos, as jovens são forçadas a casarem devido este “imprevisto” sem saberem ao certo se realmente isso deveria ser feito. E algumas vezes você nem irá passar por essas situações, mas caso passe por tudo isso, lembre-se que você tem Alguém em quem se apegar mais do que tudo. Não abandone a Igreja, não caia no conformismo de que “não tem mais jeito para mim”, jamais abra mão de Deus.
Se você precisava tanto de Deus antes dessa gravidez, quanto mais agora em que terá uma criança para cuidar e não saberá fazer isso direito a não ser pelos padrões de Deus.
O erro não poderá ser consertado, mas o Senhor é aquele que promove caminhos mais altos do que os nossos (se estivermos nEle), que nos levará a ter mais fé, mais força em meio a tantas situações difíceis que o pecado trouxe.

O mundo tem uma forma que parece ser, não é, mas parece ser mais fácil e prática de resolver tudo isso. Todos conhecem o famoso…

Aborto

Não caiam nisso. Não optem por isso de forma alguma. O aborto é mais uma das coisas que Deus proíbe em Sua Palavra, não porque Ele é um estraga prazeres e só quer nos ver sofrer. Pelo contrário, o Senhor proíbe diversas coisas porque quer nosso bem e deseja nossa bem-aventurança aqui na terra. Ele sabe onde existem certos abismos e simplesmente nos tira de cair lá por meio do conhecimento da Palavra e comunhão na oração.
O Senhor declara o aborto um crime grave e nos expõe isso em Êxodo 21:22: “Se homens brigarem, e ferirem mulher gravida, e forem causa de que aborte , porém sem maior dano, aquele que feriu será obrigado a indenizar segundo o que lhe exigir o marido da mulher; e pagará como os juízes determinarem. Mas, se houver dano grave, então, darás vida por vida…”
Infelizmente nas “leis” do mundo, o sexo é visto como algo de nenhum valor, e o pior de tudo um bebê ainda na barriga da mãe, é tido com menos valor ainda.
Não se desespere. Evite, além de ter cometido o pecado de fornicação, cometer também um homicídio. Definitivamente essa não é uma decisão sábia para aqueles que desejam retornar aos padrões de Deus.

Sou obrigada a casar agora?

Antes de respondermos essa pergunta é necessário entender que o casamento não tem que disfarçar o erro. Os dois precisam entender em primeiro lugar que o que Deus quer não é um disfarce por meio de um casamento, nem um casamento indesejado, arranjado, forjado. O Senhor quer o arrependimento e a consagração dessas vidas. O casal precisa buscar a direção de Deus se é um propósito dEle dos dois ficarem juntos ou não. Se souberem que sim, não percam mais tempo em fornicação, peça para o Senhor preparar condições necessários de casarem e fechar essa brecha. Mas se no caso de receberem direção de Deus de que não é para estarem juntos, amém, cada um cumpra a obrigação de mãe e pai com a criança e não mais de marido e mulher. Jamais se sintam pressionados a optar por um casamento se sabem que essa não é a vontade de Deus e jamais sintam-se acomodados em continuar vivendo sob o pecado.

Para aqueles não engravidaram antes do casamento, mas quase chegaram lá… Eu aconselho fazerem como José (Gn 39): fujam da aparência do mal. Não caiam na armadilha de Satanás de destruir uma juventude santa na presença de Deus.
Se você e seu noivo não conseguem ter um relacionamento que se limite apenas em momentos saudáveis, repense se Deus quer isso mesmo para sua vida.
Se você se sente pressionada pelo seu noivo em dar um passo intimo no relacionamento sem uma aliança na mão esquerda, não ceda. Se seu futuro pretendente agüentar um ano sem te beijar, ou pegar na sua mão, então, ele realmente te ama, pois uma das características do amor é ser paciente (1 Coríntios 13:4).

Interrompa o namoro se ele requer algo que você não deve oferecer no momento. Interrompa, se ele tem feito você perder a pureza e santidade de Deus.
Ao invés de ceder a carne, incline seu espírito para as coisas do Espírito.
Deus tem um futuro de paz e alegria em Sua presença para seus filhos, mas somente quando estamos dispostos a dizer não ao pecado e sim para a santidade de Deus.
A obediência nos traz uma alegria, que momento algum no mundo é capaz de suprir!

Segue alguns versículos que servem como base para resistirmos ao pecado:

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não deixarei dominar por nenhuma delas […] Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e faria membros de meretriz? Absolutamente, não […] Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” (1 Coríntios 6:12-20).

”E aos solteiros e viúvos digo que lhes seria bom se permanecessem no estado em que também vivo. Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver *abrasado.” (2 Coríntios 7:8-9).

“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espirito, e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Mas se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito” (Gálatas 5:16-25).

“Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão (1 Timóteo 6:11).

”Foge dos desejos da mocidade. Segue a justiça,a fé, o amor e a paz com os que de coração puro, invocam o Senhor” (2 Timóteo 2:22).

Nota:

*Hissopo: Arbusto de folhas pequenas e espessas, cujos ramos eram utilizados em algumas cerimônias de purificação, para aspergir pessoas, animais e certos objetos (Gn 8:21; Jó 15:14-16; Pv 20:9; Jr 17:9; Rm 7:14-23).

Eleve seus padrões aos padrões de Deus!

Um comentário:

  1. Ótima postagem! Foi do Espírito mesmo, porque ainda há umas duas semanas eu e o Alex assistimos um documentário brasileiro sobre adolescentes grávidas, e eu tinha pensado que daria um ótimo post! Assuntos como este, apesar de delicados, precisam ser esclarecidos!
    A Paz!

    ResponderExcluir