terça-feira, 21 de agosto de 2012

Sejamos Humildes!


"Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração". (Mateus 11:29).
Jesus foi um homem humilde! Enquanto esteve aqui na terra mostrou sua humildade para com o mundo, algo que ainda nos surpreende. Ele veio como o filho de Deus - Aquele que concede toda provisão e bens que há neste mundo - mas nasceu numa estrebaria, deitado em cima de uma simples manjedoura onde os animais se alimentavam. Jesus sendo o próprio Deus, bem podia exigir toda a reverência e submissão por parte do povo como lhe seria digno,  mas ao contrário, Ele lavou os pés dos seus discípulos como forma de ensiná-los a servir uns aos outros. Maria, sendo a escolhida por Deus para gerar-lhe no ventre, não era uma princesa rica ou rainha poderosa daquele tempo, era uma humilde serva de Deus, destacando-se perante  seu coração, e não por bens ou beleza que possuía. 
Enquanto nos preocupamos com o superficial embasado na vaidade e na formosura de nossa aparência física, a Bíblia nos ensina que não é isto que devemos priorizar: "...não tinha beleza nem formosura, e olhando nós para ele, não havia boa aparência nele para que o desejássemos." (Isaías 53:2).
Por último, temos a maior prova de sua humildade: em nenhum momento Jesus fugiu da morte tão cruel que lhe esperava. Mas demonstrou ali na cruz, o seu maior ato de consideração pela humanidade, lavando assim nossos pecados com o derramar do seu sangue. E ainda, apesar de toda a humilhação e crueldade que lhe foram impostas, Jesus pediu na cruz que Deus os perdoassem, pois não sabiam o que estavam fazendo.
Que Deus venha nos esvaziar de nossa natureza pecaminosa que é baseada em orgulho, soberba, e em tantas outras atitudes que são contrárias aos ensinamentos de Jesus para as nossas vidas. Que possamos mudar enquanto há tempo, pois a Bíblia adverte: "Porquanto, qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado." (Lucas 14:11). 
Nossa posição aqui na terra, deve ser de servos e humildes diante de Deus. O nosso nome deve ser diminuído e o Seu nome exaltado, e por mais que isso as vezes nos pareça difícil, devemos ser sinceros com Deus e pedir que Ele nos molde segundo aquilo que Ele nos ensinou. 
Se formos analisar os frutos do Espírito Santo, todos eles são associados com a humildade, portanto, isto nos leva a crer que só quando este Espírito habita em nós, é que somos capazes de nos abster de nosso orgulho, para no lugar, sermos humildes como Cristo foi.
Que Deus venha nos encher do Espírito Santo, afim de sermos a cada dia mais parecidos com Ele, e menos parecidos com nós mesmos!

2 comentários:

  1. Temos mesmo que ser humildes como Ele, pois o Senhor mesmo disse: "aprendei de mim que sou manso e humilde..." Post muito bom, que nos confronta para sermos dia após dia moldados à imagem e semelhança de Deus!

    ResponderExcluir