segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Vigiai e orai.


Então foram para um lugar chamado Getsêmani, e Jesus disse aos seus discípulos: "Sentem-se aqui enquanto vou orar." Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado. E lhes disse: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem."
Indo um pouco mais adiante, prostrou-se e orava para que, se possível, fosse afastada dele aquela hora. E dizia: "Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice, contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres." Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. "Simão", disse ele a Pedro, "você está dormindo? Não pôde vigiar nem por uma hora? Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Marcos 14:32-37).

Vigiai e orai. Este é um alerta do próprio Deus a fim de preservar nossas vidas do pecado. Não podemos nos iludir crendo que por sermos pessoas de oração e já preenchidas pelo Espírito Santo, estamos imunes às tentações impostas pelo inimigo. A Bíblia é clara: "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar." (1Pedro 5:8).
Há algo bem comum na vida de algumas pessoas: buscam a Deus quando precisam de milagres, e depois da graça alcançada o abandonam. Outras, vivem na instabilidade de ora servir à Deus, ora cair nas tentações!
Precisamos buscar a constância de vigiar e orar em nossas vidas! Quando dedicamos o nosso tempo para as coisas de Deus, naquele momento estamos alimentando o nosso espírito e não a nossa carne. 
O mundo a nossa volta está repleto de distrações aparentemente atrativas aos olhos, mas quando cedemos a estas distrações, estamos servindo a nossa carne e portanto agindo em pecado. É através desta brecha aberta, que o inimigo encontra espaço para agir na vida daqueles que estão dispersos!
Não podemos ficar dormindo como fizeram os três discípulos... Jesus ordena que vigiemos!
Um exemplo bastante propício para mostrar o que acontece quando cedemos às tentações, é o adultério do rei Davi. "...Davi enviou para a batalha Joabe com seus oficiais e todo o exército de Israel (...) mas Davi permaneceu em Jerusalém. Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho, (...) Davi mandou que a trouxessem e se deitou com ela..." (2Samuel 11:4).
Percebam que Davi estava dormindo! Ele foi um homem que temia a Deus e que com certeza orou e vigiou muitas vezes visto que Deus era com ele, mas perceba que bastou um só momento de distração, e ele se deixou dominar pelo desejo da sua carne! Ao desejar e se relacionar com uma mulher casada, Davi teve de pagar pelo seu pecado segundo as palavras de Deus através do profeta Natã. Quem leu a história deste rei, sabe das desgraças que aconteceram em sua vida, como a morte do seu filho recém nascido com Bate-Seba, um de seus filhos tomou algumas de suas mulheres, mais alguns de seus filhos foram mortos, e ainda pecou gravemente ao ser o responsável pela morte de Urias, o marido de Bate-Seba.
Vigie e ore sem cessar! Tome posse da única arma que um cristão deve ter: A Bíblia! Só assim receberemos a autoridade concedida por Cristo, contra as intenções do inimigo às nossas vidas! Mais do que isto, a Bíblia ainda declara: "Bem aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam." (Tiago 1:12).

Não troque a sua coroa por uma distração momentânea... Jesus te ensina que não vale à pena!

2 comentários:

  1. Palavras bem realistas ! Seu post abre nossos olhos e nos acorda para continuarmos como um sentinela: vigiando em todo tempo! Foi totalmente inspirada pelo Senhor, Pri! Que Ele sele para sempre essas palavras em nossos corações! Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Keila! Que sejam seladas em nós e que a prática delas seja uma constante em nossas vidas!

      Excluir