quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A Ceia do Senhor

“Nisto, porém, que vos prescrevo , não vos louvo, porquanto vos ajuntais não para melhor, e sim para pior.” (1 Co 11.17)

Ceia do Senhor

Ao contrário do que muitos pensam, a Ceia do Senhor é um momento onde temos um motivo a mais de meditarmos de forma intensa na morte redentora de Cristo Jesus. Não é apenas um momento onde vamos comer um pedaço de “pãozinho” e tomar um “suquinho” de uva e “pronto, mais um ritual cumprido”. Não, isso não tem nada a ver com a Ceia que o Senhor Jesus Cristo pediu para que celebrássemos em memória dEle. É algo de extrema importância como filhos tementes a Deus, precisamos entender que além de ser um ato memorial quanto a nossa redenção, é um momento de reflexão quanto à nossa vida com o Senhor. Estamos tomando a Santa Ceia digna ou indignamente? Nossa conduta está adequada aos princípios da Palavra do Senhor?
Para entendermos isso claramente, necessitamos destacar certas partas da Palavra de Deus que nos orienta e nos dirige a não tomarmos a nossa própria condenação.

”Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isso em memória de mim. Semelhantemente também depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha.” (1 Co 11.23-24)

“Tá, eu já sei disso”, você pode dizer. Mas há um detalhe que tem sido ignorado por muitos. Toda vez que participamos da Ceia do Senhor, fazemos em memória de Seu sacrifício na cruz, onde Ele ofereceu Seu corpo e Seu sangue para a remissão de nossos pecados, e no que isso resulta? Simplesmente em que ao comermos o pão e tomarmos o cálice, estamos proclamando que temos aceitado os benefícios de Sua morte. Se estamos logo aceitando os benefícios, então temos que aceitar também a conduta a seguir com Cristo Jesus, não é verdade? E é aqui onde eu quero chegar, pois…

“… qualquer que comer este pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.” (1 Co 11.27)

Será que nós conseguimos entender a gravidade disso? Acredito que não, pois, se entendêssemos isso claramente não haveria tanto erro no dia da Ceia do Senhor.
É triste sim, alguém recusar tomar a Ceia porque acabou pecando, está magoado, etc. Mas o mais triste de tudo, é alguém tomar a Ceia indignamente, e a palavra diz claramente: será culpado do corpo do sangue do Senhor. Ninguém precisa apontar do púlpito o nosso pecado, nós o conhecemos muito bem, então tendo conhecimento disso, devemos procurar deixá-lo o mais depressa possível, e então sim, participar desse dia importante, não para ser condenado e sim justificado.

“Examine-se, pois,  o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disso, há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem.” (1 Co 11.28-30)

Segundo a Bíblia Pentecostal de Estudos, “comer [da Ceia] indignamente é participar da mesa do Senhor com um espírito indiferente, egocêntrico e irreverente, sem qualquer intenção ou desejo de abandonar os pecados conhecidos e de aceitar o concerto com todas as promessas e deveres. Quem participa assim indignamente, peca terrivelmente contra o Senhor. É culpado de crucificar de novo a Cristo e torna-se imediatamente sujeito a juízo e retribuição específicos (vv. 29-32). Ser “culpado do corpo de do sangue do Senhor” significa ser considerado responsável pela sua morte.”

Não pense que a Ceia do Senhor é aquilo que muitos tem dito: “Ah, bebe para você se santificar…” Por favor, mostra na Bíblia onde está escrito isso? Claro, eu concordo que quando estamos em comunhão com o Senhor, a Santa Ceia faz nos sentirmos mais e mais próximos de Deus, mas onde está escrito que uma pessoa que vive na prática do pecado (não na ignorância, no acomodo ao pecado mesmo), toma a Ceia para se santificar?
Gente, vamos começar a interpretar a Palavra de Deus da forma dEle, e não da nossa. Quem toma a Ceia do Senhor dessa forma, toma para sua própria condenação. Não há o que contestar.
Por isso, precisamos examinar a nós mesmos, clamar pela libertação em nossas vidas, não nos conformar com o pecado, fazer nossa parte de buscar cada dia mais a santidade de Deus e começar entender claramente o que a Santa Ceia significa, para que nós não estejamos fracos e doentes, ou até mesmo dormentes espiritualmente.

Um comentário:

  1. É lamentável mesmo saber que a igreja em sua maioria não sabe do verdadeiro significado e das consequências de participar da ceia indignamente!

    ResponderExcluir