sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Alvo: nossa mente!


Pode ser que isso não seja do conhecimento de muitos, mas muitas coisas que acreditamos, que geralmente nos afasta de Deus, nos deixa angustiados, frios, duvidosos, aflitos, e quantas coisas quiser acrescentar, na verdade são ataques em nossa mente por Satanás, e não devemos ignorar isso. Geralmente, o inimigo das nossas almas, nos ataque de formas tão sutis que nem dá, no início, para captarmos que foi ele.
Sofri durante um bom tempo com ataques em minha mente. Começou primeiramente alguns anos, enquanto eu estava lendo a Bíblia de forma tão profunda e sistemática e sutilmente veio um ataque. Daqui a pouco mais um pensamento, e outro, e mais outro, até que eu me vi totalmente incrédula, e desfalecendo na minha fé em Deus. Até que um dia eu entrei em meu quarto, totalmente deprimida e desgastada com todos aqueles pensamentos lançados pelo inimigo em minha mente, repreendi no Nome de Jesus, com as poucas forças que havia, e clamei por socorro ao Senhor (Salmos 18.6). Graças á Ele, aquilo foi desvanecendo até sumir.
Mas atenção, nossa luta para proteger nossa mente deve ser constante. Não podemos vacilar por um minuto se quer e muito menos ignorar os desígnios de Satanás (2Co 2.10-11).
Acredito que minha ignorância contra esse tipo de ataque, me levou quase à morte espiritual. Mas Deus, que é MARAVILHOSAMENTE BOM, me salvou, tem me salvado e me salvará! Louvado seja somente o Nome dEle em toda terra!
Deixo vocês agora com um capítulo do livro “O Poder da Mulher que Ora”, escrito por Stormie Omartian , onde trata desse mesmo assunto. Espero que edifique sua vida e te leve a buscar cada dia mais ter e permanecer com a mente de Cristo (1Co 2.16).

Senhor, mostra-me como assumir o controle de minha mente


Lembro-me de certa sexta-feira à tarde, quando meu marido estava viajando e cada um de meus filhos tinha ido para a casa de um amigo passar a noite. Com todo mundo fora de casa, era uma oportunidade rara de eu ter algum tempo de silêncio e poder escrever bastante.
Para minha grande surpresa, porém, senti uma terrível solidão e tristeza depois que eles saíram. Pensei em tudo o que estava errado em minha vida, o que me fez ficar desesperadamente deprimida. Era tão horrível que eu não conseguia pensar em mais nada. Esses pensa¬mentos me paralisaram a ponto de eu não ser capaz de ligar para ninguém, ir para lugar nenhum, pôr em dia a correspondência ou fazer qualquer serviço da casa. E, obviamente, acabei não escrevendo nada. Fiquei sentada no quarto com a Bíblia aberta no colo e chorando.
"Senhor, mostra-me o que há de errado comigo e o que devo fazer sobre isso", orei. "Vou jejuar até ouvir tua resposta ou até isso ser quebrado."
Jejuei durante todo o dia de sábado e até a noite. Por volta das 4 da manhã de domingo, acordei com uma profunda ansiedade em minha alma. Eu me levantei e comecei a ler a Bíblia. Quando meus olhos encontraram as palavras de Isaías sobre colocar "veste de louvor em vez de espírito angustiado" (Is 61:3), soube naquele instante que estava lidando com um espírito de angústia. Não havia nada de errado comigo nem com minha vida, mas o inimigo estava tentando me fazer acreditar que havia.
Durante os vinte minutos seguintes, cantei louvores a Deus e falei sua Palavra em voz alta. Disse ao inimigo para se afastar de mim e agradeci ao Senhor por me dar autoridade para fazer isso. Então, de modo absolutamente claro, senti o manto escuro e pesado da opressão espiritual sendo tirado de cima de mim. Aconteceu de maneira tão súbita e completa que me dei conta de que estava lidando com um ataque direto e específico do inimigo.
Ao refletir sobre isso, creio que esse ataque se deu pelo fato de eu estar no meio do processo de elaboração do livro O poder da esposa que ora e o inimigo estar tentando me fazer desistir. Mas aconteceu o contrário. Nos dias que se seguiram, tive uma nova visão para minha vida e para o futuro e renovei o compromisso de identificar as mentiras do inimigo e resistir a elas. Percebi que deveria ter percebido as mentiras dele no momento em que entraram em minha mente, em vez de considerá-las a verdade.

Assuma o controle

Uma grande parte do processo de enfrentar o inimigo de nossa alma é assumir o controle de nossa mente. Como a Bíblia diz, devemos aprender a levar cativo todo pensamento (2 Co 10:5).
Para mim, como recém-convertida, foi uma revelação espantosa saber que não precisava dar atenção a todo pensamento que viesse a minha mente. Podia escolher ouvi-lo ou não. Muitos assassinos seriais relatam que ouviram vozes em sua cabeça que lhe diziam como matar, e só seguiram ordens. Quando as pessoas não são ensinadas a discernir as vozes em sua mente, não reconhecem a voz do diabo. Ele é um enganador astuto que chega a cada um de nós e tenta colocar mentiras em nossa mente. Precisamos estar preparadas para ele.
As mentiras em que acreditamos
Você já teve pensamentos que ficam se repetindo sem parar na mente como um velho disco riscado? Já lhe ocorreu algum pensamento que causasse uma sensação física, como dor no peito, frio na barriga, nó na garganta, fraqueza nos braços e nas pernas, lágrimas, irritação no rosto e pescoço? Sua mente é atormentada por pensamentos do tipo "e se", como "E se eu pulasse da sacada?" ou "E se eu batesse o carro naquele muro?" Você já teve pensamentos do tipo "se ao menos"? Como "Se ao menos eu tivesse dito alguma coisa ..." Você já teve pensamentos de autopunição: "Ninguém se preocupa comigo", "Sou uma fracassada", "Eu não valho nada", "Nada que eu faço dá certo"?
Se você já teve pensamentos como esses, saiba que não se trata de Deus dando-lhe uma revelação para sua vida. É o inimigo tentando assumir o controle de sua mente.
A vida tem muito sofrimento, mas com freqüência sofremos sem necessidade por causa das mentiras em que acreditamos a respeito de nós mesmas e de nossas condições. Aceitamos como verdade as palavras que são colocadas em nossa mente pelo inimigo, que quer nos ver destruídas. Podemos ficar temerosas, deprimidas, solitárias, zangadas, em dúvida, confusas, inseguras, desesperadas, abatidas, preocupadas e cheias de auto-piedade, tudo por causa das mentiras em que acreditamos. No entanto, podemos vencer cada uma dessas mentiras com a oração, a fé e a verdade da Palavra de Deus.
É preciso, porém, que você tenha consciência de que uma das táticas do inimigo é tentar tomar de você a Palavra de Deus. Ele a levará a questionar a Palavra de Deus, como fez com Eva no Jardim. "Será que Deus disse isso mesmo?" "Será que é isso mesmo que ele quer dizer?" "Será que Deus vai mesmo se importar se você fizer isso?" "Deus se preocupa mesmo com você?"
Em seguida, vai desmentir a Palavra de Deus. "Deus não disse isso"; "Deus não se importa com isso"; "Deus não acha que você é assim tão valiosa"; "Deus está deixando de lhe dar boas coisas".
Quando lhe vierem à mente pensamentos que comecem a questionar e contradizer a Palavra de Deus, é sinal de que você está sendo enganada por seu inimigo. Lembre-se de que "Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte" (Pv 14:12). Certos pensamentos podem parecer corretos para você, mas quando você os coloca ao lado da Palavra de Deus, a mentira é exposta.
O engano é o plano contínuo de ataque do inimigo. Jesus disse que o diabo "foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira" (Jo 8:44). O único poder que o diabo tem é o de levar as pessoas a acreditar nas mentiras dele. Se isso não acontecer, ele não tem poder de realizar seu trabalho.
Escolha seus pensamentos com cuidado
Você tem uma escolha quanto ao que vai ou não vai aceitar em sua mente. Você pode escolher levar cada pensamento cativo e ter em você "o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus" (Fl 2:5), ou pode permitir que o diabo alimente você com mentiras e manipule sua vida. Todo pecado começa com um pensamento na mente. "Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura" (Mc 7:21,22). Se você não assumir o controle de sua mente, o diabo assumirá.
É por isso que você deve ser diligente em monitorar o que permite que entre em sua mente. A que programas de TV você assiste? Que revistas e livros lê? Que músicas, programas de rádio ou CDs ouve? Eles enchem sua mente de pensamentos retos e alimentam seu espírito para que você se sinta enriquecida, esclarecida, em paz e abençoada ou eles a desgastam, fazendo-a sentir-se vazia, confusa, ansiosa ou temerosa? "Porque Deus não é de confusão, e sim de paz" (1 Co 14:33). Quando enchemos nossa mente da Palavra de Deus e de bons livros e revistas escritos por pessoas nas quais o Espírito de Deus habita e ouvimos músicas que o louvam e glorificam, não deixamos espaço para a propaganda do inimigo.
Se você quer determinar se seus pensamentos são do inimigo ou do Senhor, pergunte a si mesma: "Eu escolheria ter esses pensamentos?" Se a resposta for negativa, então provavelmente são do inimigo. Se, por exemplo, você está sentada na igreja e de repente visualiza o coral inteiro nu, reconheça de onde isso está vindo. Em vez de se martirizar por ter pensamentos impuros, diga ao inimigo que saia de sua cabeça, pois você não vai permitir que sua alma seja depósito para o lixo dele. Diga-lhe que você tem "a mente de Cristo" e que não dará ouvidos a qualquer coisa que não esteja de acordo com ela (1 Co 2:16).
A recusa a alimentar a iniqüidade em seus pensamentos é parte do processo de resistir ao diabo. Quantas pessoas não conhecemos que deveriam ter feito isso e não fizeram?
Você não precisa conviver com a confusão ou opressão mental. Você não precisa mais andar "como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendi¬mento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vi¬vem, pela dureza do seu coração" (Ef 4:17,18). Em vez disso, você pode ter clareza e conhecimento. Mesmo que seu inimigo tente convencê-la de que seu futuro é tão desalentador quanto o dele ou de que você é um fracasso sem nenhum propósito, valor, dons ou capa¬cidades, Deus diz exatamente o contrário. Creia em Deus e não dê ouvidos a mais nada.

Minha Oração a Deus


Senhor,
Ajuda-me a nunca trocar tua verdade por uma mentira. Revela-me onde aceitei uma mentira como se fosse verdade. Ajuda-me a discernir claramente quando é o inimigo quem está falando. Não quero ter pensamentos tolos ou fúteis ou dar lugar a pensamentos que não vão te glorificar (Rm 1:21). Não quero andar de acordo com meus próprios pensamentos (Is 65:2). Quero levar todo pensamento cativo e assumir o controle de minha mente.
Tua Palavra é "apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" (Hb 4:12). Ao ler tua Palavra, que ela possa me reve¬lar qualquer pensamento incorreto que haja em mim. Que tua palavra possa estar gravada de maneira tão profunda em minha mente que eu seja capaz de identificar uma mentira do inimigo no instante em que ouvi-la. Espírito da Verdade, conserva-me livre do engano. Sei que tu me deste autoridade "sobre todo o poder do inimigo" (Lc 10:19) e, portanto, ordeno que o inimigo se afaste de minha mente. Recuso-me a ouvir mentiras.
Obrigada, Senhor, pois eu tenho "a mente de Cristo " (1 Co 2:16). Quero que teus pensamentos sejam meus pensamentos. Mostra-me o ponto de minha mente que estou enchendo com coisas que não são retas. Ajuda-me a resistir e, no lugar delas, enche minha mente de pensamentos, palavras, músicas e imagens que glorifiquem a ti. Ajuda-me a pensar no que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama, que tenha alguma virtude e seja digno de louvor (Fp 4:8). Aproprio-me da "moderação"que tu me deste (2 Tm 1:7).

As Promessas de Deus para Mim


E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2


Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.
2 Coríntios 10:3-5


Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.
Romanos 8:6


Quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão pro¬cedentes da verdade.
Efésios 4:22-24


Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.
Isaías 26:3

Para ler o livro online, clique aqui.

2 comentários:

  1. Keila, esta postagem veio no momento certo! Eu estava ali no quarto pensando em Deus quando de repente veio um pensamento estranho que na hora percebi que não era meu! Este tema veio para esclarecer e desmascarar as mentiras que o inimigo está tentando colocar na mente de muitas pessoas, mas graças a Deus, temos a mente de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Sério, Pri? Glória a Deus por isso. Acredito que um dos piores ataques do inimigo é esse. Mas como você disse: "graças a Deus, temos a mente de Cristo!"

    ResponderExcluir