segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?

Hoje venho compartilhar com vocês a palavra do nosso culto de jovens no último sábado:
E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado. E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos. E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem? (Mc 4:35-41).
Há dois pontos importantes nesta passagem que merecem nossa atenção:
1. O próprio Jesus estava no barco com os discípulos, mas diante de uma tempestade eles tiveram medo. Quando medito nesta parte da história, relembro de uma situação que vivi no passado que retrata muito bem o que é agir como um discípulo medroso. Há três anos atrás, enquanto sofria de alguns problemas de saúde e enfrentava outros problemas pessoais paralelos, sonhei que Deus me dizia: "Priscila, leia Mateus 8:17". Quando relatei o sonho ao meu pastor na época, ele abriu a Bíblia e me disse: "Esta referência bíblica diz que Jesus já levou sobre si as nossas enfermidades e dores, você não precisa mais aceitar isto na sua vida." Pois bem. Como eu não tinha intimidade o bastante com Deus para aceitar estas palavras que o próprio Deus trouxe-me através de sonho, achei no mínimo estranho o que aquilo significava.  Infelizmente, na época não entendi que eu não precisava mais daquilo tudo. Agi como uma medrosa que via a água entrando no barco e me ameaçando afogar. Tremi ao ser balançada por todo aquele vento que prometia me derrubar para fora. Só que Jesus estava ali dentro comigo! Ora, se Ele surgiu em sonho para me dar esta boa notícia, então é porque de fato, Ele estava comigo. 
Infelizmente na época eu não conhecia esta preciosa parte da Palavra de Deus que diz: "Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças". (Mt 8:17). E se você que está lendo este texto também não sabia até então, ou se lhe restava alguma dúvida sobre a veracidade do que está escrito neste versículo, então tenha fé, amigo! Jesus já levou sua dor sobre Si. 
Ainda que você não sonhe com o Senhor, e ainda que tudo indique que você está sozinho, creia: Ele está no mesmo barco que você!
2. Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? Como é possível ter esta fé que cito logo acima, se você não conhece Aquele que lhe dá motivos para tal? Convido você a se interrogar neste momento com total sinceridade: Eu conheço Jesus? Quem é este Homem que acalma ventos e mares? Será que o amo como deveria? Será que sou capaz de ter uma fé inabalável diante de um Deus que mal conheço? Convido-te a conhecer melhor este Deus que você ouve falar na sua igreja. Conhecer superficialmente a maioria conhece, mas e ser íntimo dEle, sentir dentro do íntimo o que Ele sente?
Meu Espírito me tem cobrado isso nos últimos dias e diante disso aprendi uma coisa: Para conhecer mais este Deus e ter um encontro especial com Ele preciso adorá-lo! Preciso ler a Sua Palavra porque ali está a Sua voz que fala diretamente comigo. Para conhecê-lo mais, preciso me separar das coisas que não o agradam. Preciso me ajoelhar e estar na presença dEle em uma constância que me torne uma filha cada vez mais apaixonada. Aí sim poderei ter fé. Aí sim poderei convencer o mundo de que vale à pena crer porque Ele está ali tranquilo no teu barco! 
O ponto principal que quero deixar a ti neste momento é: Conheça Jesus, e só assim você irá confiar nEle mesmo diante das tempestades desta vida! 
Amigo, a Palavra de Deus declara que o socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra. (Salmos 121:2). Você sabe, está ali em Gênesis: Ele criou os céus e a terra e também criou a nós, seres humanos! NÓS somos a criação suprema de Deus! Nós somos sua imagem e semelhança! Se Deus acalma o vento, se Jesus traz chuva à terra seca, imagine você! Imagine você que é parecido com Ele! Ele vai regar seu solo seco quando houver carência do rio de águas vivas! Ele vai acalmá-lo quando estiver balançando como o vento forte! Ele vai prover chuvas de bênçãos quando você se render a Ele! Mas antes conheça-O e então creia!

2 comentários:

  1. Eu sei que já elogiei essa palavra, mas não tem como dizer mais uma vez o quanto veio de encontro não só com meu espírito, mas por todos que estavam presentes. Deus te usou muito. Glória a Deus por isso ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus mesmo! Que bom que veio de encontro conosco! Deus falou em primeiro lugar comigo ali! ;)

      Excluir