quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ENTREVISTA com Dayane Miliran | Mochileira de Jesus

Pessoal, tivemos o prazer de entrevistarmos Dayane Miliran! Ela recebeu o chamado de Deus para deixar tudo aqui no Brasil, e servir o Chile como missionária.
Que através dessa entrevista, sua vida seja edificada e faça você atentar com mais diligência para o chamado que o Senhor te deu, e dessa forma, cumpri-lo.

entrevista

NOME:
Dayane Miliran
IDADE: 25 anos
WEBSITE: http://mochileiradejesus.blogspot.com
ATUAÇÃO: Arquiteta / Missionária no Chile

GPC: Conte um pouco como foi o começo da sua caminhada com Deus. Você já nasceu em um lar evangélico e por conseqüência foi salva? Como foi?

Dayane: Eu nasci em uma família evangélica, fui apresentada na igreja, mas logo depois fui morar com meus avós que são bem católicos. Só com 9 anos que fui a igreja e levantei a mão para receber a Cristo como meu Senhor e Salvador.

GPC: Antes de falarmos sobre seu chamado missionário, conte-nos algumas experiências que você teve no inicio da caminhada com o Senhor?

Dayane: Eu era uma criança um pouco problemática, meus pais se separaram quando eu tinha 2 anos e eu não me dava bem com meu padrasto, por esse motivo eu vivia com meus avós que nunca aceitaram minha conversão. Sofri um período de bulling na escola por ser evangélica, mas ainda quando criança eu tinha convicção do meu chamado e segui no caminho de Cristo.

GPC: E como foi que você recebeu a evidencia do seu chamado? Já havia passado alguma vez por sua cabeça, que Deus te queria como missionária no Chile?

Dayane: Eu comecei minha vida ministerial muito jovem, com 14 anos já pregava na igreja, com mais ou menos 16 anos fui ungida diaconisa, também fui líder de jovens nessa idade. Sempre desejei ser pastora, nunca tinha pensado em missões. Não escolhi ser missionária, Deus me fez ser.
Quando o Senhor me disse que deveria vim para o Chile, a principio pensei que era para descansar um pouco e passar férias, mas depois de 1 mês aqui, o Senhor confirmou ao meu coração que eu deveria deixar tudo lá no Brasil e vim para o Chile sem nada.

GPC: Como foi o inicio do seu ministério no Chile? O que você diria para aqueles que assim como você, deixaram tudo para cumprir uma ordem do Senhor?

Dayane: Missões testam o limite da sua fé, vim para o Chile sem conhecer ninguém, quando deixei tudo no Brasil e decidi vim para cá definitivamente, entrei no avião sem saber onde ia dormir. Nunca deixei de confiar no Senhor, eu não tinha alternativa, nesse momento que você descobre que pode viver sem dinheiro, sem comida, sem família, sem amigos... a graça te basta.
Todo missionário quer chegar na terra e fazer tudo de uma só vez pensando que é igualzinho o que ele aprendeu na igreja dele. A verdade é que cada lugar é um lugar, e a primeira coisa que Deus te pede é sentar, olhar e entender as pessoas / cultura antes de fazer qualquer coisa... isso leva tempo.

GPC: Conte-nos algumas das dificuldades do ministério missionário.

Dayane: O pior de tudo é ficar longe da família, mas quando você é missionário no exterior existe também outras adversidades, como falar outro idioma, viver outro clima, estar inserido em uma cultura diferente não é fácil. Você aprende a valorizar o arroz e feijão e vive literalmente com o “maná” de Deus, o Senhor só envia o necessário para o dia!

GPC: Conte-nos algumas vitorias também, onde o Senhor se mostrou com você.

Dayane: Eu decidi trabalhar para sustentar o ministério e não depender da igreja financeiramente, o Senhor nunca me deixou faltar trabalho na minha profissão (o que é um milagre para uma estrangeira aqui).
Quanto ao ministério o Senhor abriu as portas depois de 1 ano de banco, onde tive que só “estudar a terra”.
Estou liderando um projeto evangelístico a nível regional e também um ministério de esportes na igreja, que graças a Deus tem alcançado muitas vidas para o Senhor.

GPC: Algumas pessoas sentem um desejo muito grande em realmente servir ao Senhor em outro País, ou até em outro estado mesmo. O que ela precisa saber? Você poderia nos contar de forma aberta, o que um missionário passa?

Dayane: Sem fé é impossível agradar a Deus e também ser um missionário. Você aprende a depender do Senhor para todas as coisas, aprende que seu currículo, dons, talentos não valem de nada se Deus não tiver na frente. Também é um exercício de entrega, não só de deixar a família, mas se desprender de tudo que é material e confortável.
Um missionário chora... chora muito! Chora de saudade e chora quando clama pela terra, quanto mais você conhece o lugar onde pisa, mas dor você sentirá ao orar e interceder pela nação

GPC: Agora, nos conte sobre o Chile, quais os principais pontos que precisamos orar ao colocarmos esse País diante de Deus?

Dayane: Geograficamente Chile é um país isolado de todos os outros, faz fronteira com a Argentina, a Bolívia e o Peru. A fronteira com a Argentina é dividida pela Cordilheira dos Andes, e a do Peru e Bolívia pelo Deserto de Atacama. Isso faz com que a cultura aqui seja muito diferente dos outros países. O Chile é um dos países mais conservadores da América Latina, mas mesmo assim temos problemas (como no Brasil) de projetos de leis para aborto, casamento homossexual, legalização da maconha.
Em relação ao Brasil estão bem atrasados no desenvolvimento do evangelho, as igrejas são desunidas, existe pouco uso dos meios de comunicação, praticamente não existes grupos de música ou cantores chilenos cristãos e não é comum ter eventos de música gospel em grande escala.

GPC: Complete a frase: O ministério missionário é...

Dayane: … Depender de Deus para tudo e entregar todas coisas todo o tempo.

GPC: Deixe uma mensagem de incentivo para todos missionários e até mesmo os futuros missionários, que por algumas razoes tem se sentido abatidos, solitários, ou até mesmo desistentes quanto ao chamado de Deus.

Dayane: Essa foi a Palavra que Deus me deu quando ajoelhei e pedi, por favor, para que deixasse eu ficar no Brasil com a minha família:
”Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma” (Hb 10:35-39).

Dayane, agradecemos demais sua disposição. Que Deus derrame cada dia mais sobre você virtude e poder do Espírito Santo para cumprir dia após dia o propósito de Deus para sua vida!

Fiquem todos com Deus.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Foi um prazer poder contribuir com um blog tão lindo, que o Senhor siga abençoando e usando esse espaço como uma ferramenta nas mãos dEle para levar o evangelho. Paz!!!

    http://mochileiradejesus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindas palavras, vindas do Senhor! Muito obrigada pela entrevista ao blog, Dayane! Que Deus te use e te abençoe a cada dia mais, e que o teu ministério venha gerar frutos para a glória de Deus! Beijos, A Paz!

      Excluir
  3. O prazer foi todo nosso, Dayane! Respostas muito sábias e edificantes. Toda benção do Senhor sobre tua vida.

    Beijão

    ResponderExcluir