terça-feira, 30 de outubro de 2012

ENTREVISTA com Vera Lucia | JOCUM

Pessoal, hoje fizemos uma entrevista super especial! Tive o prazer de entrevistar a Vera Lucia, da JOCUM! Para quem não sabe, ela é esposa do Marcelo Eduardo Oliveira, que também entrevistamos, e os dois trabalham no ministério de missões (para quem não viu a entrevista do Marcelo, clique aqui).
Foi muito edificante, com certeza irá tirar muitas dúvidas de jovens que necessitam de alguma resposta em relação ao ministério de missões!

entrevista

Nome: Vera Lucia Pereira
Idade: 37 anos
Área de Atuação: Missões| Projetos Internacionais| Hospitalidade
Website: http://www.jocumsampa.org/
Telefone: +55 11 4489 0664
               +55 11 97631 8230
E-mail: internacional@jocumsampa.org

Jocum


GPC: Bom, com todos nossos entrevistados, eu costumo perguntar primeiro como foram as coisas desde o começo. Por exemplo, no começo da conversão, como ele chegou aos caminhos de Deus… Mas com você vai ser diferente ta bom? Rs. Quero que você fale da Vera de hoje. Quem é a Vera de hoje? Quem é a Vera que anda com Deus hoje, e sua função aí na JOCUM?

Vera: Hoje eu sou missionária em tempo integral. Moro dentro de uma agência de missionária chamada JOCUM, que quer dizer Jovens Com Uma Missão. Agora em Dezembro completo oito anos, que faço parte desta organização. E no início, quando foi para estar em tempo integral, eu até tentei retornar, mas Deus foi muito claro comigo. Ele disse que eu até poderia retornar, mas o que Ele tinha, o que Ele tem pra mim, é o chamado de tempo integral para trabalhar com missões.

GPC: Sabemos que há muitas pessoas que passam por essa situação: de estar trabalhando fora, sentir essa chamado, mas ele se vê em várias oposições. Mesmo por parte da família que as vezes não entende, as vezes por não serem evangélicos, ou por não conseguir deixar as coisas seculares. As vezes até na pessoa mesmo existe certo bloqueio, por pensar: "Gente eu não vou ter mais um dinheiro todo mês, como eu vou viver assim...?" O que você diria para essas pessoas que têm passado por isso?

Vera: Bom, na verdade eu também passei por tudo isso e de certa forma ainda passo. Eu moro longe da minha família, cerca de 600kh de distância da minha família. Então quando eu decidi vir para missões, a batalha era pela minha mãe, porque eu perdi o meu pai com dez anos de idade, e praticamente quem cuidou da minha casa, fui eu. Eu tinha uma responsabilidade muito grande sobre eles. E quando Deus me chamou para missões, Ele falou pra mim que não foi eu quem tinha cuidado da minha mãe todos esses anos, mas sim, tinha sido a misericórdia do Senhor, e é sempre difícil esse "romper com a família", é muito complicado. Mas eu quero dizer para as pessoas que, primeiramente não somos nós que cuidados da nossa família. É o Senhor mesmo que cuida. Nós, as vezes achamos, que elas existem porque estamos perto; elas conseguem porque nós ajudamos; e de certa forma é verdade, mas acima de tudo, é Deus quem cuida, é o Senhor quem sustenta, quem guarda, Deus quem livra, quem dá saúde... E nesses anos eu tenho visto Deus fazer isso, tenho visto isso, não só em relação a minha mãe, mas também em família.
Quanto as finanças, é um desafio constante nisso, você viver em tempo integral, você saber que já não tem mais o recurso de todo o mês, de quando você trabalhava. É um desafio mesmo de fé. Não há outra explicação a não o ser desafiado por Deus a cada dia, a cada mudança naquilo que Deus quer fazer, é um desafio de fé mesmo. E o importante de tudo, é você ter a Palavra de Deus. Para tudo que você vai fazer, você precisa ter a Palavra de Deus, porque se não for assim, você não consegue.

GPC: E como foi sua conversão? Você nasceu em uma lar evangélico, ou tinha alguém por parte da família que era, ou você conheceu o Senhor de outra forma?

Vera: Na verdade eu nasci numa família católica e espírita ao mesmo tempo. Assim como alguns acreditavam no catolicismo, outros acreditavam no espiritismo e praticavam. Mas desde de pequena, desde da minha infância, eu olhava para o céu e acreditava que tinha um Deus. Eu não sei explicar isso pra você, não sei explicar isso para as pessoas. Mas muito pequena, eu tinha a plena convicção de que Deus existia, e eu tinha de certa forma essa vontade de conhecer um pouco mais. E quando eu cresci, eu fui católica praticante por alguns anos, só que mesmo dentro do catolicismo eu sentia esse desejo de conhecer mais de Deus. Algumas vezes enquanto eu rezava e fazia a leitura, surgia algo em meu coração para conhecê-Lo mais. Me lembro que uma vez, no meu trabalho, o segurança perguntou pra mim sobre  a questão de vestes, sapatos, que Jesus diz que nós não devemos nos preocupar com o que comer, com o que vestir, e ele fez essa pergunta, e eu fiquei parada sem ter uma resposta porque eu também não sabia como responder pra ele, e esse dia marcou muito o meu coração. E naquele dia eu disse: "Deus, eu sei que o Senhor pode me ensinar sobre a Tua palavra, e eu tenho essa vontade de conhecer. E logo depois disso a minha cunhada começou a me apresentar á uma igreja evangélica, e ela começou orar pela conversão do meu irmão e pela minha conversão também, porque ela sabia que eu era católica praticante mesmo… eu adorava imagens… E logo depois o meu irmão se converteu... E no meu trabalho eu conheci uma moça que era evangélica e ela começou a me evangelizar, e a partir daí eu me senti desafiada a estar em um culto, e eu fui e eu gostei, achei muito interessante e uma semana depois, eu estava aceitando a Jesus!

GPC: Falando de missões agora... Nesse ministério existem muitos desafios. Eu gostaria que você contasse agora um dos desafios que você viveu, nesses oito anos. Algo que você se recorda e de como viu a mão de Deus

Vera: Bom, eu já tive muitos desafios, mas um que eu me lembro agora, foi quando eu fui para o Peru em Julho de 2008. Eu havia praticamente acabado de chegar na JOCUM, eu cheguei em Março de 2008, e logo no início eu fui desafiada pela liderança de ir com a equipe de obreiros para o Peru. E realmente eu não estava preparada para isso, achei que eu ia ficar um tempo aqui, trabalhando pela comunidade... E fui surpreendida por esse convite! Achei que eu não seria capaz de participar, porque eu  ainda não tinha um relacionamento com os obreiros, não tinha muita intimidade, como disse, eu tinha acabado de chegar. Mas um dia a Márcia falou que precisávamos orar pela viagem ao Peru, e no primeiro dia de oração, Deus falou claramente comigo, que eu deveria deleitar-me nEle, confiar nEle, e Ele realizaria os sonhos do meu coração.
E eu me lembro que quando Deus me chamou para missões, Ele disse pra mim que me enviaria à algumas nações para mim compartilhar do Evangelho dEle. E nesse primeiro dia de oração, Deus me trouxe isso, e Ele disse: "Deleita-te em mim, e eu realizarei o desejo do teu coração." Então, eu confiei nessa palavra, Deus proveu! Eu não tinha como comprar a passagem com cartão, ou cheque, não tinha como. Mas o Paulo conseguiu isso pra mim. Eu separei uma conta para pagar a passagem, e fielmente, ali estava exatamente o valor da passagem. Eu pude presenciar essa fidelidade de Deus!
E o interessante, quando eu estava no Peru, houve um dia que eu estava andando e nitidamente sentia alguém andando atrás de mim, e eu olhava e não via ninguém. E eu sentia a fidelidade dEle, como se Jesus estivesse caminhando comigo, e na verdade Ele estava, e eu podia perceber isso.  

GPC: Já que você tocou nesse assunto de viagem, vocês estão com uma viagem marcada para China, me conta como está sua expectativa?

Vera: (Risos). Agora é um desafio maior né? O coração está bastante acelerado. Nós precisamos de alguns recursos ainda, um milagre do Senhor, na questão da nossa hospitalidade, mas estamos confiantes que até o dia 09/11 ou dia 10/11, muita coisa vai acontecer, muita água vai rolar... E estamos aí! Estamos arrumando nossas malas, estamos correndo atrás de remédios que precisamos levar, estamos organizando o tempo, e logo estaremos pisando os pés na China! Tem sido um desafio muito grande, mas esse desafio tem mexido muito com o meu coração e demonstrado que verdadeiramente Deus é ilimitado, quando Ele quer, e conforme o tempo e a vontade dEle nada realmente pra Ele é impossível. Ele é ilimitado... e na verdade eu creio que Deus já está fazendo coisas maravilhosas na China e Ele está me dando oportunidade de participar daquilo que Ele está fazendo. Então para nós, como equipe, é um privilégio participar de tudo isso!   

GPC: E como surgiu essa confirmação de Deus, de que Ele queria vocês na China?

Vera: Então, o Marcelo já tem trabalhado com projetos internacionais desde de 2011, e eu tenho trabalhado com ele esse ano:2012. Então nós temos três desafios nesses projetos: é trabalhar com o Peru, com Moçambique e com a China, e um dia nós estávamos orando, pedindo a Deus uma palavra que nós pudéssemos abençoar essas nações, e a palavra que Deus deu tanto pra mim quanto para o Marcelo, foi praticamente ao mesmo tempo, foi o salmo 96.10: "E digam entre as nações que o Senhor reina. Ele firmou o mundo para que não se abale, e julga os povos com justiça/retidão." Então, nós sentimos essa palavra como direção de Deus, para irmos à essas nações e declarar que o Senhor reina! Que o Senhor é Deus dessas nações e que essas pessoas precisam conhecer, precisam conhecer e acreditar que existe um Deus que os ama. Então, esse tem sido o nosso desafio e essa tem sido uma palavra motivadora do nosso coração. E também, praticamente para a nossa equipe, desafia esse desejo de estar abençoando vidas. Tanto pro Thiago, Élen, eu e o Marcelo em especial, já espera por isso mais de seis anos, por essa oportunidade. 

GPC: Houve alguma situação que vocês passaram, onde parecia que vocês não conseguiriam, que parecia tudo ao contrário daquilo que Deus estava falando com vocês, e aí no fim, aconteceu uma reviravolta...?

Vera: Teve um desafio de um trabalho em Barretos, na festa de pião de Barretos, que a JOCUM tem também um trabalho social e voluntário nessa festa, e houve um ano que eu não ia, na verdade meu nome estava na lista para ir, mas não consegui os recursos, não teve como, eu não consegui os recursos. Só que Deus já havia me dado uma palavra pra participar, mas faltava dois dias, as coisas já estavam organizadas para sair da base, e de repente, Deus surpreendeu. Caiu o dinheiro na conta, que eu nem sei de onde veio, e assim que eu soube que esse dinheiro estava no banco, eu fui lá, tirei o dinheiro e consegui comprar as passagens.

GPC: O que você diria para os jovens que tem sentido um chamado grande de viver tempo integral em missões, ou até mesmo sente vontade de se envolver em uma instituição missionária...?

Vera: Bom, primeiramente eu quero deixar pra eles que é importante ser membro de uma igreja, é importante congregar. Eu creio que dentro da casa de Deus, existem muitos voluntários para o trabalho. E eu também, quando Deus me chamou para missões, eu não sabia o que era missões, nem sabia onde ir. Mas eu orei, e Deus colocou pessoas dentro da minha igreja, e começou a me orientar, a falar sobre missão, organizações missionárias, e a partir daí eu orei, comecei a me dedicar a oração,  a leitura da Palavra, e comecei a buscar uma resposta de Deus, e quanto mais eu orava, mais o Senhor me mostrava, mais o Ele usava pessoas para falar comigo. Deus ia me dando direção. Em nenhum momento me desamparou, em nenhum momento Deus se esqueceu de mim. Tudo o que eu vivo hoje são respostas ás minhas orações que eu fiz quando Deus me chamou. Então, é importante que eles tenham essa vida devotada, que eles estejam congregando. E quando você é vocacionado, você se identifica com trabalhos de evangelismos dentro da igreja... No grupo de evangelismo dentro da minha igreja, eu fui até o líder, porque eu queria participar. Não foi o líder que veio atrás de mim, então, não espere mesmo.
Já que você sabe que isso existe, e que é importante você participar, não espere. Eu fui até meu líder e quando eu pedi uma resposta para ele, ele veio conversar comigo ele até me entristeceu, porque ele disse: "eu vou orar, vou orar para saber..." E ao mesmo tempo que eu fiquei triste, eu pude ver a seriedade do trabalho. E aí, ele foi orar e dois meses depois eu tive a resposta de participar daquele grupo, e participei um ano e pouco... e foi muito bom. Foi um tempo maravilhoso, onde aprendi muita coisa. Onde pude servir em vários bairros da nossa cidade… Então, procurem esses líderes, orem, peçam a Deus mesmo uma resposta, porque Deus em Seu tempo tudo ao seu tempo dará. E uma palavra que eu tenho para missões, uma palavra que Deus me deu, fica em Josué no capítulo 1. 4-9, fala sobre a transição entre a morte de Moisés, e o princípio do trabalho de Josué, e Ele fala: "Se esforça, sê corajoso, e não temas..." Os jovens tem que não esperar as coisas caírem do céu, tem que  correrem atrás mesmo, porque é isso que Deus está pedindo deles, eles tem que buscar informações, tem que procurar alguém experiente, que seja uma pessoa com caráter, submisso, uma pessoa fiel mesmo, e eu sei que existem estas pessoas...

GPC: Existem algumas igrejas onde as pessoas não entenderam ainda que a igreja de Deus está aqui para ser uma extensão do ministério de missões. O que você diria para essas igrejas, como uma exortação?

Vera: Bom, nós temos visitado algumas igrejas e realmente temos visto, essa triste realidade sobre missões. Muitas lideranças não tem dado o valor devido para missões. E para as pessoas que estão dentro dessas igrejas, e que tem esse desejo, é complicado... Mas é aquilo, Keila, é orar á Deus, e Ele vai dar uma estratégia...  Ele é um Deus de estratégias. E orar antes da pessoa tomar qualquer decisão, antes dela decidir qualquer coisa, ela precisa ter uma resposta de Deus, ela precisa ter uma orientação de Deus. Por isso que a vida devocional faz a diferença. Ela precisa ter essa direção de Deus, para tomar uma decisão, junto com sua liderança... Se ela acha que Deus tem a orientado a procurar uma outra liderança que trabalhe com missões, então que ela faça isso, mas não simplesmente, porque a liderança dela não faz, mas sim porque é a direção de Deus e porque é aquilo que Deus está pedindo para ele fazer no momento. E se realmente ele tem o chamado, ele vai entender, eu creio que ele vai sair numa boa, eu creio que ele vai ter uma maturidade para procurar a sua liderança... E as vezes, até mesmo nessa conversa, a própria liderança possa ser despertada e realmente reconhecer que eles não fizeram praticamente nada, pelo que é necessário...
Então, que procurem, que falem com eles (liderança), mas no temor do Senhor, na direção de Deus. O que eles devem fazer é orar mesmo, é buscar estratégias em tudo, antes de qualquer decisão.

GPC: Você gostaria de dizer alguma coisa mais? Algo para acrescentar nessa entrevista?

Vera: (risos). O que eu acrescento é que... não desistam! Se você tem esse chamado e se você acredita que é possível,então não desistam! Procuram, corram atrás, busquem ao Senhor e vá em frente, porque Deus é fiel, o Senhor é fiel. Ele cumpre com cada palavra, Ele cumpre com cada direção que Ele dá. A misericórdia do Senhor é maravilhosa. Deus é misericordioso... Não tem como expressar a grandeza de Deus sem reconhecer Sua misericórdia! 

Vera, agradeço de coração! Foi uma entrevista abençoada. Que o Senhor te use cada dia mais em Sua obra, te guie, te dirija e faça de vocês (você, o Marcelo e toda a equipe) cada vez mais, anunciadores das Boas Novas, em nome de Jesus!

Peço que todos que estão lendo isso, orem para que o Senhor guarde a viagem deles à China, e usem eles grandemente, levando as vidas a conhecerem que Jesus Cristo é o Rei de toda a Terra!

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Uma bela história! Que Deus use a vida da Vera e de todos os envolvidos neste projeto para que mais e mais almas sejam alcançadas por Deus!

    ResponderExcluir