sábado, 6 de outubro de 2012

Resista as Tentações

Tentações

Você já deve ter escutado inúmeras vezes sobre a palavra “tentação”, não é mesmo? As vezes ela surge em meio uma conversa; vem em forma de pensamento, em atitudes, e de muitas outras formas. Vemos as pessoas dizerem diversos métodos “eficazes” para nos manter firmes e assim sairmos vitoriosos diante dessas situações.
Há algo um pouco apagado nesses dias, sobre a forma de resistir aquilo que nos atrai e que consequentemente nos prejudica mais tarde. A pergunta é: como podemos resistir as tentações? A resposta está no nosso Manual (a Bíblia). Qualquer outra atitude a ser tomada para não cedermos as tentações, que esteja fora da Palavra de Deus, são ineficazes… Mais cedo ou mais tarde, cederemos ao pecado, se não estivermos firmes nas palavras do Senhor.

Antes de vermos um exemplo claro na Bíblia, deixe dizer aquilo que você não deve fazer quando estiver em uma situação assim:

  • Não haja como um super-herói.
  • Não subestime o pecado.
  • Não ache que você é forte o suficiente para não cair em determinada situação.

Li certa vez em um livro, que Deus não fica impressionado com a forma em que ficamos frente à frente com a tentação e não cedemos à ela. Ele fica impressionado com nossa obediência de fugir de toda aparência do mal (1 Ts 5.22).
E é ai que devemos nos portar como servos e filhos obedientes ao Senhor, e simplesmente ir para longe de tudo aquilo que possa nos tragar.
A pior mentalidade que podemos ter, é pensar que já somos fortes o bastante e que nada pode nos fazer cair. Na verdade, Jesus mesmo disse para vigiarmos e orarmos para não cairmos em tentação, pois, o espírito está pronto, mas a carne é fraca (Mc 14.38).
Nossa atitude em relação a todo esse assédio da sociedade, é ficamos firmes e BEM firmes para não cairmos em tentação e perdermos uma eternidade com Jesus. Pedro diz que o diabo ande em derredor, como um leão que ruge, procurando alguém para devorar (1 Pe 5.8).
A Palavra de Deus, o jejum e a oração são armas poderosas, para que em momentos assim, possamos confiar naquilo que Jesus fez por nós e de maneira nenhuma cair no engano do diabo. Vejam só, como Jesus resistiu as tentações, simplesmente com a Palavra (Lc 4.1-11).
Como José fugiu a tentação, quando a mulher de Potifar queria cometer um adultério com ele? Ele fugiu (Gn 39.1-12)! E por que ele fugiu? Porque o temor do Senhor estava dentro do coração dele, e cultivamos esse temor quando nos aproximamos de Jesus na leitura da Bíblia, na oração, no jejum, pois, vemos o quanto Seu amor é valioso e como tudo ao nosso redor é de pequeno valor… que tudo se ofusca com o brilho de Sua Glória!

Estabeleça padrões elevados em sua vida, pois, isso o ajudará lembrar mais rápido daquilo que realmente tem valor, em situações como essa. Não se esqueçam que as tentações chegam até nós como algo bonito, algo que não tem problema fazer, olhar, ouvir, tocar… E se você quiser de todo coração agradar à Deus, e dizer não para tudo isso, ele promove um escape, assim como diz em 1 Co 10.13:
”Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que possais suportar”.

Se você tem passado por momentos assim. Fique firme na Palavra de Deus, não ceda, não abra mão daquilo que Deus tem preparado para nós. E de maneira alguma diga que a tentação foi mais forte que você.

Não sejamos firmes, achando que podemos lidar com a tentação do “nosso jeito”. Sejamos firmes diante de Deus, diante de sua vontade, diante dos Seus juízos e mandamentos, diante de Seu cuidado para conosco.
Como diz minha mãe: “não deixe que a tentação de hoje, roube uma eternidade toda com Deus”!

Fiquem na Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário