sábado, 20 de outubro de 2012

Separando o Melhor para Deus

Renata Gandolfo

"Quando chegaram à eira de Quidom, estendeu Uzá a mão à arca para a segurar, porque os bois tropeçaram. Então, a ira do Senhor se acendeu contra Uzá e o feriu, por ter estendido a mão à arca; e morreu ali perante Deus." - I Cr 13:9-10

Separando o melhor para Deus 
A primeira vez que li esta passagem, eu realmente fiquei tão desgostosa quanto o rei Davi. Eu não conseguia entender porque Deus havia exterminado Uzá, se, justamente, Uzá havia tentado resguardar a arca de cair!!
Porém, um dia desses, estava orando com meu filho e fui profundamente constrangida por Deus, quando percebi o quanto eu estava sendo parecida com Uzá, negligente no meu temor e reverência a Deus (I Crônicas 13:12). O devocional, a oração e o louvor estavam sendo feitos do "meu" jeito, e não conforme as instruções de Deus.
Não podemos levar a arca (arca da aliança, arca do testemunho) de qualquer jeito, ou do "nosso" jeito (I Crônicas 13:7), pois o próprio Senhor nos instruiu como devemos carregá-la (Êxodo 25:12-15). A arca deve ser carregada sem ser tocada, por isso os varais, que destacam a santidade de Deus.
Temos que aprender a obedecer e buscar a Deus, separando o melhor tempo para Ele. Particularmente, meu melhor horário são aquelas primeiras horas matinais, quando minha mente acabou de despertar e ainda não foi massacrada pelas muitas exigências do dia. Meu corpo está descansado, o espírito sedento para reabastecer-se nas vivas fontes de águas vivas, e a casa ainda repousa em silêncio. Porém, conheço algumas pessoas que conseguem se concentrar mais no período da noite, quando estão se preparando para dormir. O horário não importa. O importante é separar o nosso melhor tempo para se relacionar com Deus.
Enquanto somos santificados, lavados e purificados pela Palavra (Efésios 5:26), Deus se agrada de nossos louvores (Salmos 51:17). Somente santificados, podemos entrar na presença de Deus sem sermos fulminados (Hebreus 12:28-29).
Para sermos estes que "carregam a arca" (tabernáculos) de acordo com a vontade de Deus, havemos de ser santos (I Pedro 1:15-16). Como citou C. H. Spurgeon: "o cumprimento de um dever de modo errado altera sua natureza e o torna em pecado".

I Cr 13:12 Temeu Davi a Deus, naquele dia, e disse: Como trarei a mim a arca de Deus?
Ex 25:12-15 Mande fundir quatro argolas de ouro para ela e prenda-as em seus quatro pés, com duas argolas de um lado e duas do outro. Depois faça varas de madeira de acácia, revista-as de ouro e coloque-as nas argolas laterais da arca, para que possa ser carregada. As varas permanecerão nas argolas da arca; não devem ser retiradas.
I Cr 13:7 Puseram a arca de Deus num carro novo e a levaram da casa de Abinadabe; e Uzá e Aiô guiavam o carro.
Ef 5:26 (...) tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra
Sl 51:17 Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.
Hb 12:28-29 Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor, pois o nosso "Deus é fogo consumidor!"
I Pe 1:15-16 Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "sede santos, porque eu sou santo."

Fonte: Editora Fiel

Nenhum comentário:

Postar um comentário