segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Papo Reto: Evangelismo Pessoal

Objetivo: Observar os passos fundamentais para um bom testemunho e apreciar a importância de fazer amizades ao falarmos da nossa fé.
Leitura bíblica: Atos 8:26-38; 19:1-7;20:20
Versículo para memorizar: Então Filipe, abrindo  sua boca, e começando nesta escritura, anunciou-lhe a Jesus. Atos 8:35

Papo RETO
Você já esteve em um tribunal para assistir a um julgamento importante? A maioria dos julgamentos reais apresenta pouco drama. Leva-se muito tempo examinando e escolhendo um jurado para ouvir os argumentos a favor de ambas as partes. Em alguns casos onde não há jurados, acontece muito pouco que chama a atenção dos espectadores. Até mesmo em casos nos quais se julgam crimes graves, como assaltos, homicídios e grandes roubos, grande parte dos julgamentos ocorre de maneira bastante profissional, sem aquela emoção dos tribunais fictícios. Além disso, os julgamentos da vida real podem ser tão “enfadonhos” que às vezes fica difícil acreditar que estão em jogo a vida e o futuro dos envolvidos.
Uma das etapas de um julgamento é a declaração das testemunhas. Até no testemunho mais comum as pessoas falam de si mesmas, da defesa, de outras testemunhas e das circunstâncias do caso. Com certeza, quase todos nós nos interessamos em ver e ouvir as testemunhas quando estão diante do público.
O mesmo ocorre quando testemunhamos e falamos sobre nossa fé em Cristo: os outros têm interesse em descobrir qual é a realidade em nossa vida que nos torna diferentes. Independentemente de aceitarem ou rejeitarem o que dizemos sobre Jesus Cristo, em geral as pessoas prestam atenção.
Nós não aprendemos a testemunhar lendo um livro sobre evangelização pessoal, mas sim observando como os cristãos do livro de Atos falavam às pessoas de seu tempo sobre a vida maravilhosa que tinham encontrado em Cristo.

I. PROCURE OPORTUNIDADES
Sempre há oportunidades para testemunhar, mas você deve saber quando é oportuno fazê-lo.

Como podemos encontrar oportunidades adequadas para testemunhar? Onde procurarmos e como reconhecemos uma oportunidade para testemunhar?
Em Atos 8, Filipe foi guiado pelo Espírito Santo para conduzir um home  a Cristo. Com base em sua experiência, podemos aprender algumas verdades importantes acerca de como encontrar verdadeiras oportunidades para o testemunho. (Leia Atos 8:26-28.)

1. Filipe estava atento à orientação de Deus para testemunhar. Quando o anjo do Senhor lhe falou sobre a disposição de falar a alguém sobre Jesus, Filipe estava escutando (v.26). Nós também devemos estar atentos à voz de Deus para conseguir ouvi-lo quando ele fala.

2. Filipe estava disposto a fazer o que Deus queria para testemunhar sua fé. Em Atos 8, lemos que Filipe e os demais experimentavam um avivamento. O evangelho estava difundindo-se rapidamente pela Samaria, e Filipe pregava e era usado por Deus para operar milagres. No entanto, ele abandonou essa grande obra para ir ao deserto, porque Deus queria que ele falasse a um homem em particular (vv.26,27). Às vezes nós sentimos que a obra que estamos fazendo tem prioridade sobre qualquer coisa. Entretanto, Deus quer que reconheçamos que, para ele, o mais importante é uma única alma. Quando Deus nos guia para falar a alguém sobre Cristo, devemos dispor-nos a deixar de lado o que estamos fazendo e obedecer à sua voz.

3. Filipe foi sensível à direção do Espírito Santo para poder aproveitar as oportunidades de testemunhos que surgiram. Depois que o Senhor guiou Filipe e ele respondeu, a única coisa que Deus precisou fazer foi dizer a seu servo: “É esse o homem a quem você deverá falar”. (Leia Atos 8:29.)
Quando nós ouvimos a voz de Deus e reconhecemos a importância de uma única alma para o Pai, temos de obedecer à direção dele. Mostrando-nos sensíveis às ordens do Espírito Santo, nossos amigos, familiares, e até os desconhecidos terão a oportunidade de ouvir a respeito de Jesus.
Filipe não foi o único a obedecer à voz e direção de Deus. (Leia Atos 19:1-7). Durante uma de suas viagens missionárias, o apóstolo Paulo soube aproveitar a oportunidade que surgiu entre algumas pessoas que buscavam a Deus, usando o desejo que tinham de servir ao Senhor como um meio de conduzi-las a Cristo.

Onde podemos encontrar oportunidades para testemunhar em nossa vida diária?
Muitas pessoas buscam a vida que só Cristo pode dar. Assim, temos de abrir os olhos e aproveitar as oportunidades de testemunho todos os dias. Elas surgem em todas as partes: em nosso lar, na escola, no trabalho ou em uma loja.

II. PREOCUPE-SE COM AS PESSOAS

Qual é nossa responsabilidade no testemunho? Como Deus quer que nos sintamos em relação às pessoas a quem procuramos testemunhar?
Deus espera que tenhamos um interesse sincero pelos demais. Devemos amá-los assim como Cristo nos ama.
Quando buscamos a Deus e seu amor enche nosso coração, passamos a amar os demais, e esse amor nos motiva a falar de Cristo aos outros para que eles também possam conhecê-lo. Essa é a razão pela qual testemunhamos e percebemos que até as pessoas que antes não achávamos simpáticas são importantes para Deus. Nós compreendemos que ele pode fazer com que amemos em Cristo até mesmo aqueles com quem não temos muitas afinidades.

Qual deve ser nossa atitude quando nos aproximamos de alguém para falar de Cristo?
As pessoas não gostam que alguém lhes diga como devem viver e o que têm de fazer. O mesmo ocorre no aspecto espiritual. Por mais importante que seja para nossos amigos e familiares a decisão de aceitarem a Cristo, eles não vão corresponder se tentarmos “empurrá-los para o céu”. Por outro lado, mostrando interesse e amor autênticos, conseguiremos um efeito bem maior do que com as palavras. E, então, o Espírito nos ajudará a falar às pessoas quando estiverem prontas para corresponder. De fato, ele guiou Filipe até o etíope no momento em que ele estava pronto para receber o testemunho do evangelista. O etíope estava lendo o livro de Isaías quando Filipe se aproximou dele. (Leia Atos 8:30,31.)
Muitas vezes o testemunho eficaz é uma questão de saber aproveitar o momento oportuno. Ficando atentos à orientação do Espírito e interessando-nos sinceramente pela vida e necessidades de quem nos rodeia, nosso testemunho em atos e palavras levará os outros a ter um encontro com Jesus Cristo.
mas, se não permitirmos que o amor de Deus nos encha e nos faça perceber as necessidades dos outros, não reconheceremos o momento oportuno para testemunhar.
Deus quer nos usar para mostrar seu amor e interesse pelos outros, assim como ele fez através de Paulo. “… nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e nas casas” (Atos 20:20). Quando estendemos uma mão para ajudar, damos uma palavra de conselho ou fazemos uma pergunta sincera, como no caso de Filipe, nós abrimos portas de oportunidades para dar testemunho de nossa fé.

III. DÊ A MENSAGEM PESSOALMENTE

Se você pratica algum esporte, é possível que já tenha enfrentado um adversário face a face. Isso significa que um jogar ataca e o outro defende, e o resultado da partida depende de um provar sua habilidade diante do outro.

Qual é a maneira mais eficaz de testemunhar sua fé?
Tudo o que dizemos e fazemos compõe nosso testemunho da realidade de Jesus Cristo em nossa vida. Se não vivemos  de uma maneira que mostre aos demais a diferença entre nossa fé e a incredulidade deles, não temos nada em que basear nossas palavras e nossos testemunho.
Todavia, o enfoque de nossos testemunho vem a ser “como” ir até Cristo – quem ele é, o que fez por nós e pela pessoa a que estamos testemunhando e como recebê-lo – e foi isso que Filipe explicou ao etíope. (Leia Atos 9:32-34). Quando Filipe aceitou a direção do Senhor, mostrou sua sincera compaixão pelo funcionário etíope e depois aceitou o interesse do homem no Senhor, houve um momento de evangelização pessoal.

Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta escritura, anunciou-lhe a Jesus. Atos 8:35

Será que isso significa que devemos aprender muitas passagens da Bíblia e certas técnicas para desempenhar um bom trabalho ao testemunhar nossa fé? O que acontecerá se não soubermos fazer tudo isso?
À medida que você conhece a Bíblia e aprende alguns “passos” que levam à salvação, se sentirá mais confortável para entregar pessoalmente a mensagem que Deus lhe confiou. No entanto, você precisa compreender determinadas verdades acerca da salvação e como explicar o que Jesus significa em sua vida. (Leia Atos 8:36-38.)
Filipe empregava uma “técnica” bastante simples para testemunhar. Ele perguntou ao etíope se estava pronto para aceitar a Cristo como Filho de Deus. Quando o homem correspondeu, foi salvo. Então Filipe o batizou em água.
A mensagem de Filipe também foi singela. Ele leu as Escrituras e falou ao homem sobre Cristo. A única coisa que Deus espera de nós é que contemos aos outros a verdade acerca de Cristo que experimentamos em nossa vida.
Nossa técnica para testemunhar e nosso conhecimento da Bíblia para ajudar os outros a conhecer a Jesus Cristo podem ser tão simples e diretos quanto ao encontro de Jesus com o judeu Nicodemos: “Em verdade, em verdade te digo que quem não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3);

Testemunhar é muito mais do que uma responsabilidade: é um prazer e um privilégio. Os passos que devemos seguir para testemunhar eficazmente são simples, mas constituem mais do que apenas palavras que lemos ou dizemos.
Desde o momento em que nos levantamos pela manhã até a hora de nos deitarmos, à noite, estamos dando testemunho. Os que nos rodeiam procuram descobrir o que há de diferente naqueles que se dizem cristãos. De fato, nós testemunhamos aos outros pela realidade que eles vêem em nossa vida. Nossos amigos e parentes procuram pessoas sinceras, não superficiais.
À medida que nos ocupamos disso, Deus nos mostra maneiras e oportunidades de dizer a alguém o que Cristo significa para nós. Cabe a nós cuidar para manter claro o enfoque de nosso “testemunho”. Em geral as pessoas não se interessam por estudos bíblicos, sermões ou cursos de evangelização, recursos que podem guiar nossos esforços e ter grande valor quando testemunhamos. Mas devemos lembrar que JESUS é o centro de nossa fé e de nossa vida.
Quando nos concentramos em Cristo, todos os outros elementos assumirão seu lugar à medida que o Espírito Santo usar nosso testemunho para fazer a obra. Nós não somos responsáveis por converter todos nossos amigos e familiares a aceitar a Cristo; cabe-nos apenas mostrar uma perspectiva clara de Jesus.
Obviamente, você não poderá testemunhar se nunca teve uma experiência com o Senhor. Ninguém será atraído a Jesus por meio de sua vida se Cristo não puder ser percebido em você. Além disso, se você não abrir seu coração para recebê-lo, estará perdendo essa vida abundante em Cristo sobre a qual falamos. Não há melhor tempo e lugar para fazê-lo do que agora mesmo. Por isso, convide-o a entrar em sua vida hoje.

Fonte: O Explorador, volume 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário