terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Povo de Deus, não se calem!

Tenho pensado à respeito do quanto nós, como cristãos, estamos fazendo pouco! Do quanto temos falado de Deus, testemunhado Seus feitos nas nossas vidas, exortado uns aos outros enquanto há tempo! De fato estamos falando pouco e fazendo menos ainda! 
Vez ou outra, me pego refletindo sobre os israelitas, que em sua rebeldia e inconstância espiritual, ora buscavam a Deus, ora serviam outros deuses; e tenho analisado que desde lá, nossas gerações não são dignas de criticá-los. Os deuses mudaram, mas não foram de fato, abandonados! Alguns são idólatras, outros religiosos, outros negligentes. Os deuses são outros, mas estão aqui e ali, ocupando o tempo e o lugar de nossas orações e de nosso louvor à Deus.
Nós, que deveríamos ser a "geração eleita", "o sacerdócio real", "a nação santa", "o povo adquirido", será que estamos, realmente, exercendo este papel? Quantos de nós tem sido dignos destes títulos e tem anunciado as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a maravilhosa luz? 
Sabe, a começar por mim, o povo de Deus tem se calado à respeito de Deus! As vezes sentimos medo do julgamento, preferimos nos "encaixar", ser aceitos. Criou-se uma má imagem de nós lá fora, e como sabemos disso, nos calamos a fim de não sermos criticados, zombados. 
Eu reconheço que é um passo de fé falar de Deus. Dar vazão à voz de Deus e profetizar, exortar, mesmo delicadamente dizer para aquele familiar ou amigo próximo "você está errado, sai dessa!". Mas precisamos ser obedientes à Deus! As consequências da desobediência são sempre desastrosas. Sempre. Jesus disse: "Ide, fazei discípulos de todas as nações..." (Mt 28:19), mas muitos de nós não tem feito discípulos dEle porque não tem anunciado a Mensagem! 
Lendo mais uma vez o livro de Juízes, um verso em especial me chamou muito a atenção. A Bíblia diz: "Depois que toda aquela geração foi reunida a seus antepassados, surgiu uma nova geração que não conhecia o Senhor e o que Ele havia feito por Israel. Então os israelitas fizeram o que o Senhor reprova e prestaram culto aos baalins. Abandonaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados que os havia tirado do Egito, e seguiram e adoraram vários deuses dos povos ao seu redor, provocando a Ira do Senhor" (Jz 2:10-12). As consequências da adoração dos israelitas à estes deuses foram terríveis, e repare que anteriormente a Bíblia diz que "eles não conheciam o Senhor e o que Ele havia feito por Israel!". Da mesma forma, quando deixamos de anunciar o Evangelho de Deus, o povo cai em pecado e consequentemente perecem. Perceba que o povo de Israel se calou. A mensagem deixou de ser anunciada às novas gerações e Deus deixou de ser cultuado pelo povo dEle, o povo escolhido!
Não podemos repetir os mesmos erros, povo de Deus! Temos a Palavra do Senhor para nos alertar, nos fazer reagir enquanto há tempo! 
Que humildemente, venhamos levar as Boas Novas aos quatro cantos, e que nada venha ter poder de nos calar! Que a Palavra do Senhor e o Seu louvor esteja em nossos lábios a todo tempo, e que não percamos as oportunidades, mas que venhamos aproveitá-las, para anunciar e glorificar o Nome daquele que há de vir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário