quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Obedecendo ao chamado de Deus.

Não diga que você é incapaz de atender ao chamado de Deus para a sua vida. Não diga que é muito jovem, muito velho, que é pouco eloquente ou que é tímido demais para isso. Se o Senhor te chamou, não deve haver desculpas. É Ele que irá suprir cada necessidade.

Jeremias se dizia jovem demais para atender ao chamado de profeta no qual Deus o designou: "Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem." (Jeremias 1:6). Moisés, por sua vez, sentia-se incapaz de falar ao povo: "Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem!" (Êxodo 4:10). Mas quando Deus escolhe, Ele também capacita. Deus disse à Jeremias: "Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo, diz o Senhor. O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse: "Agora ponho em sua boca as minhas palavras." (Jeremias 1:8-9). Da mesma forma, Deus também capacitou Moisés: "Agora, pois, vá; eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer". (...) "Você não tem o seu irmão Arão, o levita? Eu sei que ele fala bem. (...) Você falará com ele e lhe dirá o que ele deve dizer; eu estarei com vocês quando falarem, e lhes direi o que fazer." (Êxodo 4:12,14-15).
Tome como exemplo Davi também, um simples pastor de ovelhas que matou o gigante Golias. Repare no quanto esse servo de Deus foi usado em Sua obra!
Deus não olha a aparência, não olha posição social, idade, nem sequer suas limitações. Outro ponto que pode tentar paralisar um ministério, é o pecado. Isaías ficou atemorizado no momento do seu chamado por ser um homem de lábios impuros. Saulo, posteriormente Paulo, era um perseguidor dos cristãos da igreja primitiva e estava longe de ser um provável servo de Deus. Mas veja que nos dois casos, Deus os purificou! E então purificados, deram início a dois grandes ministérios cheios da unção e da autoridade de Deus! Isaías teve os lábios purificados por um anjo com uma brasa viva  (Isaías 6:6-7), Saulo, passou a ver, no momento em que as escamas caíram de seus olhos, e então foi batizado. (Atos 9:18). A Bíblia diz que as trevas cegam o homem (1 João 2:11), logo, quando as escamas caem dos olhos de Saulo, ele está na luz.

O nosso coração jamais encontrará plenitude enquanto não cumprirmos o chamado e o propósito do Senhor para as nossas vidas. Hoje entendo o porque de quando eu estava no mundo, sentir um vazio tão grande. É mais ou menos assim: Você se produz, sai de casa, se diverte com seus amigos, mas quando você volta para casa, aquele sentimento de vazio volta a te preencher. É inevitável. Ou então, num um belo dia você está tranquilo, cumprindo o curso habitual da vida, e então no trabalho, você se pega pensando no que está fazendo ali, e no quanto aquilo não te completa. Sem Jesus não há felicidade! Nem mesmo realização, satisfação, cumprimento da sua essência, dos sonhos de Deus para a sua vida.
Deus disse à Jeremias que o escolheu antes de formá-lo no ventre (Jeremias 1:5), e foi assim também com você, querido! Você não é simplesmente mais um no mundo. Você veio para temperar o mundo com sal e para ser luz do mundo! Você é assim, - do jeito que você é, - com suas habilidades, dons, limitações e capacidades; justamente porque Deus permitiu, e para que com aquilo que você tem e mais aquilo que Ele tem a te oferecer, você possa servi-lo! Eu não conheço um ser humano sequer que não possua ao menos um dom evidente. Todos nós temos características e habilidades natas e devemos usá-las para a glória de Deus!

Que possamos ter um coração sensível para ouvir ao chamado que Deus tem para cada um de nós. E que possamos todos dias, dizer como disse Isaías, "Eis me aqui, Senhor! Usa-me! (Isaías 6:8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário