quinta-feira, 4 de abril de 2013

Instabilidade Emocional.

Eu tinha um outro tema preparado para a postagem de hoje. Já tinha até mesmo uma ideia dos versículos que seriam usados e as colocações que seriam escritas aqui. Mas o fato é que outro tema veio à tona de última hora. Um tema que por sinal, tem afligido a vida de muitos: a Instabilidade Emocional. 
Fui inspirada a escrever sobre o tema, a partir de uma ministração que assisti na internet, e como já vivi na prática as mais variadas nuances emocionais, me vi validada a postar um pouco sobre o assunto.

O Pastor que ministrou sobre o tema, tratou da facilidade que o homem tem tido em ficar triste. Comentou que tem faltado alegria, as pessoas (não generalizando) tem estado amarguradas, abatidas, desconfiadas. Tudo parece ser motivo de dúvida, já não conseguem se controlar, tampouco tomam as decisões mais simples, comparam-se com as outras pessoas.

Agora deixo meu ponto de vista. É isso que também tenho visto em muitas pessoas! Eu sei que essa mensagem deve ser publicada, porque o Espírito Santo arde em mim enquanto escrevo; fui impressionadamente tocada enquanto ouvia esta ministração. Eu escrevo sobre isso, não como alguém que se diz perfeita, isenta de temperamento, do tratar de Cristo na minha vida. Escrevo sobre isso, como alguém que já deu muito "murro em ponta de faca" por não controlar as próprias emoções e sofreu as consequências! Não sou ninguém para julgar o próximo. Falo do que vivi, e alguns já sabem. Já escrevi brevemente aqui sobre uma depressão que tive durante alguns anos.

O problema da depressão, é que ela te cega. Você não enxerga os motivos que tem para ser feliz, não sente-se agradecido pelas bênçãos diárias que tem recebido, ninguém é compreensivo ou bom o suficiente para lidar com você. De repente, Deus também parece ter te esquecido. A cama é mais viável, o remédio é mais cômodo, o efeito "dopado" e "robotizado" dos anti-depressivos são melhores do que a dor da alma....

As vezes a mensagem é dura. Agradeço a Deus pelo apoio e ajuda imensuráveis que recebi da minha família e de alguns poucos amigos enquanto estive doente; mas o fato é que só tomei posse da cura, quando não me vieram com flores, e sim com "espinhos". 
Lembro de estar com a mente toda bagunçada, estar estagnada na cama só existindo. Já tinha desistido de mim, dependia do meu esposo até para tomar um banho, não saía de casa pra nada, era incapaz de qualquer coisa que me exigisse o mínimo de iniciativa. O raro que saía à rua, - geralmente para ir à psicóloga ou à médicos - eu pensava estar sendo seguida, vigiada; cheia de paranoias.
À noite eu sentia muito medo, as vezes também durante o dia. Tinha crises de falta de ar e acordava no meio da noite com palpitações, um sentimento horrível; sem falar das crises de pânico.
Então cheguei desse jeito, toda "bagunçada" no médico, e grande foi minha surpresa ao ouvir palavras fortes e verdadeiras que me fizeram toda a diferença. (Obs: Este foi o meu caso, cada caso é diferente; mas o que ele me disse foi o seguinte:) "Priscila, você está uma bagunça! Do jeito que você está, não passa em uma entrevista de emprego, não passa de jeito nenhum em uma entrevista para fazer trabalho social (na época me era recomendado), você está paranoica, não tem condições nenhuma de evangelizar alguém desse jeito, e mais: se você não se esforçar, cumprir as recomendações médicas (exercícios físicos, sessões de terapia, ir à igreja, orar, cuidar da alimentação), você vai ter câncer um dia, e pode sim, morrer disso! Parece exagero? Não pense que é exagero! Estou falando de um dos médicos mais renomados da cidade de São Paulo, se não do Brasil! Ele de fato, sabia muito bem do que estava falando! Imagine só: comecei a tomar antidepressivos fortes com 17 anos, na época eu estava com 23 e ainda estava ingerindo aquelas coisas! 
Não estou induzindo de modo algum, que você abandone seus remédios, que não siga orientação médica,  ou afirmando que remédios contra a depressão são ineficientes! Deus usa os remédios, usa os médicos as vezes! Usou mesmo este médico pra me dar o "chacoalhão" que eu precisava! Também não estou dizendo que aquele que tomou anti-depressivos por anos vai morrer de câncer. Estou falando da possibilidade da doença, assim como acontece por causa de um monte de produtos industrializados que consumimos todos os dias!
Continuando... fiquei mal quando saí da consulta. Fiquei com raiva do médico, senti vontade de tirar a vida e mais um monte de coisas. Aí eu comecei a pensar no quanto estava cansada daqueles sentimentos, daquela imagem frágil que eu tinha. Queria então me libertar, fazer parte da liberdade no qual Cristo nos chama!

E fui livre! E sou livre! Para a glória do Senhor Jesus!

Muitos dão legalidade no mundo espiritual com palavras destrutivas: "Eu não consigo", "Não posso", "Não sou capaz". E eu te digo: você já experimentou? Já tentou de verdade?

Quando eu tentei, eu também consegui. Não porque sou uma super-heroína e tenho super poderes para fazer dissipar temperamentos, comportamentos e sentimentos ruins. Foi Jesus que usou o poder dEle! A cura estava ali; talvez aquilo ali só tenha existido na minha mente, o tempo todo! E quantas consequências ruins eu vivi! Mas quando eu desisti de me entregar e entreguei o fardo pra Ele, foi só bênção na minha vida! Jesus me curou, e quando aquele sentimento ruim insistia em voltar, eu insistia, não entregava os pontos!

Hoje estou aqui, escrevendo isto pra você! Me realizo, me encontro, me refugio naquilo que é de Deus! Sua Palavra é minha base, é ali que me sustento, me espelho; e aguardo meu aperfeiçoamento naquEle que não desistiu de mim! 
Quanta murmuração, distanciamento de Deus, desobediência, insensatez! Deus me chamava a louvá-lo com alegria, e eu me colocava numa prisão triste e sombria!

Deus quer te resgatar dessas trevas que você tem vivido, também! Quer te chamar pra vida, pra alegria, pro recomeço com Ele! Dê esse passo à frente. Depois... Ele te ajuda!

Que em Nome de Jesus nossa geração seja curada e tratada de toda bipolaridade, depressão, distúrbios emocionais e desequilíbrios que temos vivido! Cura, Senhor! Com o bálsamo que tudo trata, que fecha a ferida, e revigora a alma! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário