terça-feira, 2 de abril de 2013

Ousados como Paulo.


Um dos livros que mais gosto de ler na Bíblia, é o livro de Atos. Fico maravilhada ao ver o quanto a igreja primitiva fazia pela obra de Deus, e o quanto os apóstolos carregavam consigo uma ousadia santa para levar o Evangelho de Cristo. Um dos corajosos e ousados apóstolos que quero mencionar neste estudo, é Paulo.
A vida do apóstolo Paulo é marcada de ousadia. Repare que logo em seguida que Paulo é batizado, (e convertido do judaísmo à fé no Nome de Jesus Cristo), ele passa vários dias com os discípulos em Damasco e logo começa a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus (Atos 9:19-20). Ele recém tinha sido convertido ao Evangelho de Cristo e já o estava anunciando! Percebemos aqui que nenhum de nós precisa ter as Escrituras decoradas ou anos de conversão para falar de Jesus às pessoas. O pouco que o recém convertido sabe, na verdade é muito. A Palavra de Deus é viva e eficaz, portanto, sempre que você entregá-la ao seu próximo, estas palavras não voltarão vazias para Deus (Isaías 55:11) e terão surtido algum efeito; ainda que não de imediato.
Em Atos 16:22-24, a Bíblia declara que Paulo e Silas são severamente açoitados e lançados na prisão, com os pés presos no tronco do cárcere interior, depois de Paulo ter expulsado um espírito de adivinhação em uma escrava e seus donos os terem denunciado aos magistrados. Me impressiona o fato de que nada parava esses homens! Talvez a maioria de nós após receber duros açoites e ficar até mesmo presos, perderíamos a coragem, e ficaríamos fadados ao silêncio; Mas Paulo e Silas, não! Oraram e cantaram hinos a Deus na prisão para quem quisesse ouvir, evangelizaram o carcereiro após o terremoto acontecer, e ainda foram à casa de alguns irmãos para os encorajarem. 
A Bíblia fala também que em Atenas, Paulo ficou profundamente indignado ao ver que a cidade estava cheia de ídolos (17:16). As vezes o cristão não sente-se encorajado à levar a Luz da Verdade diante de algum  idólatra, e aquela vida continua no engano e no pecado de prestar devoção à um ídolo,  algo que de fato não o ouve, não é capaz de interceder por ele, e simplesmente não vive, não existe. Paulo andando pela cidade, observou cuidadosamente os objetos de culto que ali haviam (17:16). Já nos primeiros versículos que tratam da estadia de Paulo em Atenas, percebemos sua indignação e questionamento diante daqueles deuses estranhos, e também a pregação das boas novas a respeito de Jesus e da ressurreição (17:17-18). E é para isso que fomos chamados! Para não nos amoldarmos aos padrões deste mundo, mas para transformarmo-nos pela renovação de nossa mente (Romanos 12:2). Ora, nossa mente é renovada pela Luz de Cristo. O Evangelho puro não aceita idolatria, incredulidade, e nenhuma outra forma de pecado. Nós, cristãos, de fato não somos perfeitos, mas somos conhecedores do que é puro e reto diante de Deus, e por conta disso, cabe a nós exortarmos uns aos outros nestas coisas. Paulo exortou muitas pessoas à respeito do que não é aceitável diante de Deus, e a idolatria foi uma destas coisas, como vemos nesta passagem mencionada.
Para finalizar, gostaria de mencionar algo que está escrito no capítulo 21, a respeito de um profeta chamado Ágabo, que profetizou que os judeus amarrariam e entregariam Paulo aos gentios em Jerusalém. O povo que estava com Paulo rogou para que ele não subisse para Jerusalém, mas Paulo respondeu: "Por que vocês estão chorando e partindo o meu coração? Estou pronto não apenas para ser amarrado, mas também para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus" (21:10-13). 
Toda essa coragem, essa intrepidez audaciosa de Paulo, provinha do Espírito Santo de Deus! O foco de Paulo,  o propósito de vida dele,  era levar o Evangelho de Cristo ainda que isto lhe custasse a própria vida! Perceba que lendo o livro de Atos, ao mesmo tempo em que estes homens de Deus enfrentavam oposições, recebiam açoites, eram apedrejados, presos, e humilhados por causa do Nome, eles definitivamente sabiam que viviam pela graça de Deus e nada os desviava de fazer discípulos de Jesus Cristo. A Bíblia fala que lhes eram acrescentadas as vidas, e percebemos nos discursos, o quanto realmente várias vidas se convertiam, eram batizadas e até recebiam o Espírito Santo! O quero ressaltar aqui, é que essa unção veio também a partir de um posicionamento dos apóstolos! Quando temos um propósito de acrescentar vidas ao Reino de Deus, Ele nos capacita, mas para isso é importante estarmos dispostos, impulsionados, posicionados, e o mais importante de tudo: firmados na Fonte de toda a unção e de toda a ousadia para levar o Evangelho de Cristo: o próprio Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário