quarta-feira, 3 de abril de 2013

Resistindo às tentações!


Fonte da imagem: encontrosdefeviamao

"Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Marcos 14:38).

Jesus disse estas palavras aos seus discípulos, enquanto orava no Getsêmani, antes de ser levado para ser morto. Desde ali no Getsêmani, Jesus nos ensinou que orássemos e vigiássemos, porque nossa carne é fraca. Mesmo na oração que Jesus nos ensinou,   o Pai Nosso,   já aprendemos que deveríamos orar para que Deus não nos deixasse cair em tentação (Mateus 6:13).

Mas afinal, o que é a tentação? 

Não podemos confundir provações com tentações, porque se trata de duas coisas diferentes! Em Tiago 1:1315, a Bíblia declara: "Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumido, gera a morte." 

Repare: "...Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo..." logo, a tentação é um mau desejo dentro do coração do homem, que quando cedido, aceito, gera o pecado. O dicionário Priberam define tentação como "movimento interior que nos instiga a fazer o mal", "apetite, desejo violento". Ora, o mau e a violência são características do diabo; por aí já entendemos que não há nada de plausível em ceder a uma tentação: não importa qual for ela!

Ser tentado, portanto, é diferente de ser provado. A provação se trata de um momento difícil, aflitivo, de dificuldades; não na mesma conotação da tentação, como sendo algo imoral, de pecado.
Inclusive, no primeiro capítulo de Tiago ele ainda fala, que devemos considerar motivo de alegria passar por diversas provações: "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma." (Tiago 1:1-4). 

Entendemos, portanto, que a provação gera a aprovação do homem diante de Deus. Na provação temos nossa fé testada, e quando somos provados é gerada em nós a perseverança, a maturidade e a integridade, conforme os versos acima. Logo, bons frutos são gerados através das provas; entende-se, que a provação produz consequências positivas na vida do cristão.

Provações sempre me lembram Jó. Jó passou por uma prova muito grande! Perdeu filhos, bens, seu prestígio e também sua saúde do modo mais agressivo! Mas sabemos que felizmente após o período de grande sofrimento, Jó foi compensado por Deus com muito mais do que havia perdido, e teve sua saúde também completamente restaurada! 

O resumo que fica da provação, é que ela gera algo de bom no final. Conforme vimos em Tiago, virtudes como perseverança, maturidade e integridade, e no exemplo de Jó a restituição de tudo o que havia perdido.

E a tentação, ao contrário, quando cedida irá gerar o pecado. E sabemos que o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23), portanto, não vale à pena ficar na zona de conforto e ceder ao que sua carne deseja, é muito mais sensato resistir e usar as armas de Deus que são poderosas para destruir fortalezas. (2 Coríntios 10:4). Creio que quando levamos uma vida reta, santificada, oramos e lemos a Palavra constantemente, estamos munidos contra aquilo que é mau. Estes são apenas alguns exemplos de como podemos resistir ao que é mau; lembre-se, sempre há como resistir! Em 1 Coríntios 10:13 a Bíblia diz: "Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; Ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que possam suportar. Mas, quando forem tentados, Ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar."  Deus é o nosso escape! Foi tentado? Ore! Está difícil resistir à determinada tentação? Persevere em oração, leia a Palavra, use suas armas espirituais! Lembre-se, Jesus provou que é possível resistir à todas! "Assim, tendo o Diabo acabado toda sorte de tentação, retirou-se dele até ocasião oportuna." (Lucas 4:13) (AA). 

Jesus era cem por cento Deus e cem por cento homem. Por conta de ser cem por cento homem era em parte como nós, e enfrentou tentações do mesmo modo que muitas vezes nós enfrentamos! E mesmo Jesus estando em forma de homem, Ele resistiu a todas, a Bíblia diz: "Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca" (1 Pedro 2:22). Portanto é possível nos desvencilharmos das tentações e logo, do pecado. Jesus conseguiu, nós também somos capazes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário