quinta-feira, 27 de junho de 2013

Operação Nínive - 39 Dias com Jonas


Jonas tinha um problema. Ele não conseguia obedecer à ordem de Deus e sair com a consciência limpa.
Para entender bem a luta que Jonas enfrentou, talvez seja interessante contextualizar sua missão nos dias atuais. "Jonas, levante-se e vá depressa à grande cidade de Bagdá. Vá té o grupo terrorista Al Qaeda e pregue contra ele, porque a sua maldade subiu até a minha presença" (Jonas 1.1-2).
Deus pediu a Jonas que fosse até Nínive, atualmente localizada no subúrbio da cidade de Mosul, no norte do Iraque. Os assírios, que viviam naquela cidade, eram os piores terroristas daquela época e odiavam a Israel. Tente entender tudo isso e talvez você tenha mais empatia por Jonas. É bem provável que nós também fugíssemos dessa missão.
Nas próximas semanas, iremos estudar sobre quão relevante pode ser a história de Jonas, em nosso contexto mundial e atual. Assim como foi na vida de Jonas, Deus tem um chamado específico para nossas vidas. Será que estamos ouvindo a voz de Deus? Estamos dispostos a obedecer e ir aonde Deus nos enviar, não importa onde? Ou será que vamos fugir de fininho em um cruzeiro pelo Mediterrâneo?
Trinta e nove dias é muito tempo. Hoje em dia, as pessoas gostam de soluções práticas. Então, por que você não lê tudo em três dias, ou quem sabe, não usa todo o material em um único sermão de domingo? Nós preferimos missões de curto prazo ás que exigem compromisso duradouro. Diria mais: preferimos até missões em sair da nossa zona de conforto. É mais fácil lançar bombas inteligentes que podem alcançar qualquer alvo à distância - menos os corações e mentes dos homens. Entretanto, são os corações e mentes que temos de alcançar se quisermos ter alguma chance de vencer esta batalha espiritual.
Quero adivertir você sobre algo: este estudo é perigoso. Eu acredito que o livro de Jonas oferece soluções radicais para os problemas de hoje. E estou me referindo á ameaça do terrorismo, ao desafio extremismo islâmico e até ás mudanças culturais que têm ocorrido com a vinda de imigrantes provenientes de países islâmicos. Haverá momentos em que você discordará do que escrevemos, porém espero que você não deixe nossas palavras de lado e sinta-se frustrado, mas reflita sobre elas e ore.
Este estudo de Jonas é cheio de questionamentos que me desafiaram. Espero que desafiem você também. Admito que existem mais questionamentos do que respostas, mas foram eles que me forçaram, nos forçaram e forçarão você a fazer escolhas.

As consequências de nossas escolhas podem afetar o futuro do nosso mundo.

Créditos: Portas Abertas
Livro: Irmão André e Al Jassen


Nenhum comentário:

Postar um comentário