segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Operação Nínive–Dia 1

“A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai.” Jonas 1.1

OPERACAO_NINIVE_1356545533P

A Operação Nínive começa com uma declaração que diz que a Palavra do Senhor veio a Jonas, mas a pergunta é: Como Jonas recebeu essa Palavra?

Tudo pode ter começado em um fim de tarde tranquilo, entre 780 e 750 a.C., enquanto Jonas estava descansando no terraço da casa, já que sua vida era muito boa. Outros profetas viajaram por toda a terra advertindo o povo e proclamando o julgamento de Deus. Eles foram perseguidos e até mortos, porque sua mensagem era muito impopular (é isso que Jesus diz em Lucas 11.47-48). Mas Jonas era popular entre o povo e o regime político vigente. Sua mensagem para o rei Jeroboão II era de que Deus iria estabelecer as fronteiras de Israel (2 Reis 14.25) e essa era uma notícia muito boa, depois de tantas derrotas que o país havia enfrentado! Também testemunhar sua profecia se cumprir era algo muito bom. Por tudo isso, Jonas era muito bem-vindo, a qualquer momento, à corte do Rei.

- Jonas! – uma voz chamava… ‘Provavelmente é um dos vizinhos ou um primo’, deve ter pensado o profeta.

Será que ele não poderia ficar um pouquinho só, depois de um dia tão quente e longo? Como as regras de hospitalidade exigem que você jamais deixe um vizinho esperando à porta, nem mesmo no meio da noite, então iria abri-la. ‘Quem sabe não são visitas inesperadas que necessitam de pão?’

- Pode entrar, disse Jonas.
- Jonas!

Ai, não! Não era nem o vizinho, nem o primo! Era o… Chefe dele! Era melhor Jonas se levantar da cadeira e ir logo atendê-lo.

É claro que Jonas sabia quando o Senhor começava a falar. Afinal de contas, ele era um profeta. Não havia muitos profetas no tempo de Jonas. Na verdade, parecia que Deus não falava mais tanto quanto antes e isso era visto claramente na vida da nação. Apesar das vitórias recentes, havia inimigos dentro quanto fora das fronteiras de Israel. Não importava se você olhasse para as coisas pela perspectiva econômica, moral ou espiritual, havia muito pouco para se alegrar.

O nome de “Jesus” significa “pomba”, o símbolo do Espírito Santo que esquadrinha o mais profundo do nosso coração. O trabalho de Jonas como profeta era se submeter ao Espírito Santo, mas, como logo vamos perceber, na verdade Jonas se opôs a Deus.

Como respondemos, ao ouvir a Palavra de Deus? Nos anos quem que a impressão das Bíblias era proibida na União Soviética, um pastor russo recebeu uma Bíblia em resposta às suas orações. De maneira apaixonada, ele rasgou a Bíblia e distribuiu suas páginas entre os membros da igreja. No dia seguinte, o pastor estava na cidade e encontrou um membro de sua congregação sorrindo.

- Você deve ter ficado com uma página muito boa, disse o pastor àquele membro.
- Recebi uma página de Jeremias, o irmão respondeu.
- Ah! Aquele profeta deprimido, disso o pastor – Ele pregou de todo o coração e nunca viu resultado algum. Eu tenho uma página de Mateus, por que não trocamos uma pela outra?
- Ah, não, pastor! disse o homem. – Ouça o que ele diz: “A palavra do Senhor veio a Jeremias”. Se a Palavra do Senhor veio até Jeremias, ela pode vir até mim também!

Deus falou com Jonas, porque Jonas tinha um relacionamento com Deus. Ele também quer falar conosco, se tivermos um relacionamento com ele. Será que o estamos o ouvindo? Estamos ávidos por receber a Palavra de Deus? Estamos prontos para obedecer-lhe?
Ou será que nossa mente está cheia de ruídos? Estamos sempre com fones de ouvidos conectados em nossos aparelhos MP3? Por que será que sempre temos de ter uma televisão no quarto? Nossa agenda está transbordando com compromissos e atividades? Se as respostas forem ‘sim’, como saberemos quando Deus está falando conosco?

Quais são as consequência, se perdermos a oportunidade de ouvir a Palavra de Deus dada a nós? Elas podem ser catastróficas e a eternidade de milhões pode estar em jogo.

Créditos:
Portas Abertas, Irmão André & Al Janssen

Nenhum comentário:

Postar um comentário