sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Operação Nínive–Dia 5

“Todos os marinheiros ficaram com medo e cada um clamava ao seu próprio deus. E atiravam as cargas ao mar para tornar o navio mais leve. Enquanto isso, Jonas, que tinha descido ao porão e se deitara, dormia profundamente.”

Jonas 1.5

OPERACAO_NINIVE_1356545533P

Muitas pessoas fazem coisas sem pensar para compensar a falta de direção.
Jonas estava indo para o lugar errado. Ele deveria estar em terra firme, em Nínive, e não no meio do mar em uma tempestade. Jonas estava ao lado das pessoas erradas. Ele deveria estar com os pecadores e perdidos de Nínive, ao invés de estar com aqueles marinheiros amaldiçoadores.
É claro que os marinheiros era religiosos – em tempos de crise todos nós somos! E enquanto clamavam a seus deuses e tentavam salvar o barco, Jonas dormia. Os marinheiros ficaram surpresos com aquele homem, que, mesmo com a consciência pesada, conseguia dormir tão profundamente.
Jonas tinha uma teologia: Deus só trabalha para os judeus. Ele tinha uma atitude errada para com os perdidos gentios: “Que se percam!”. Ao não fazer nada ou fugir, fazemos exatamente isso; é como se disséssemos: “Que se percam!”.
Mas Deus ama os perdidos e, por isso, nos dá uma segunda chance. Sim! Isso é verdade até hoje. Deus não desistiu do mundo, de você ou da pessoa que você irá conhecer em sua “Nínive”.

Aqui vai um questionamento: Será que o mundo já não passou do ponto de ‘não ter mais volta’?

Não creio nisso. Ainda há esperança. Deus ainda pode mudar uma cidade, uma sociedade ou uma nação. O que será necessário para que acordemos e percebamos que agora é o nosso tempo de anunciar a solução de Deus para o mundo desesperado? Será que teremos primeiro de enfrentar outros lugares terroristas? Será isso suficiente para acordarmos?

Quem sabe a resposta? “Talvez Deus… (Jonas 3:9)”. Deus sabe a resposta e quer salvar os perdidos. Ele está chamando você. Talvez você não saiba as respostas, mas você pode conhecer a Deus, seu caráter, seu amor – e isso é suficiente, desde que você reconheça sua voz.

A maioria dos cristãos não conhece a Deus. Eles se sentam “a leste da cidade” (Jonas 4:5a) para ver o céu se por sobre este mundo pecador, para assistir a cultura sendo destruídas e pessoas perdidas. E veem tudo isso pela televisão, no conforto do seu sofá.

Esses são cristãos espectadores.

“É terrível estar em cadeias
É terrível morrer cativo
Mas é pior dormir, dormir
e dormir em liberdade”

Esse poema foi escrito por um cristão tchecoslovaco durante o período comunista.

Créditos: Portas Abertas, Irmão André & Al Janssen

Nenhum comentário:

Postar um comentário