quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

“Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação…”

“Recordar-te-às de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos” (Deuteronômio 8:2).

-contentamento

Podemos negar ou até mesmo fingir que não é verdade, mas as coisas mais horrendas e negativas se tornam completamente conhecidas quando somos contrariados. Quando aquilo que você tanto sonha não chega nunca; quando uma notícia muito ruim chega até você; quando você pensa que finalmente conseguiu o que tanto queria, mas na verdade foi o oposto que aconteceu.

Deus nos quer sempre prosseguindo, isto é fato! Mas muitas vezes Ele precisa tirar as rugas, manchas, coisas que não deveriam estar em nosso coração. E para isto é necessário percorrer um caminho com o Senhor, no qual sua confiança esteja completamente nEle, permitindo que a terra do seu coração seja arada e regada, e que cresça apenas o fruto do Espírito Santo. Na teoria o percurso parece simples e rápido, mas não é tão assim. E por que não? Porque o ser humano é tardio em entender, em escutar, em realmente querer nada mais nada menos do que a vontade soberana de Deus.
Podemos ter um exemplo vivo do povo de Israel no deserto. Todos sabem que eles deveriam estar na terra prometida a muito tempo. Mas por tantas murmurações, invejas, idolatria, desobediência, e tanta dureza de coração, o caminho foi mais longo do que eles pensavam que seriam.

Não há outro meio de enxergar o que realmente está no coração do homem se não for por meio de provas. Quando tudo está bem, o seu coração é rebelde? Você murmura? Você se volta irado contra Deus? Acredito que não, não é mesmo? Agora quando todas as situações são contrárias, a primeira coisa que você faz é louvar a Deus? Você agradece mesmo estando nesta situação? Não também, não é?

O que Deus quer de nós é firmeza. Algo sempre inabalável. Estar confiante nEle e dizendo como Paulo: “[..]porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação[…]” (Filipenses 4:11-12).

Deus quer sim nos abençoar, mas muito mais do que isso, Ele quer que estejamos firmado na Rocha. Mais do que bênçãos materiais, Ele quer que conquistemos bênçãos nos céus, onde ninguém pode arranjar de nós. O resultado da perseverança em Seus caminhos é escutar: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mateus 25:21).

E para esclarecer um versículo muito conhecido, usado de formas equivocadas, quando Paulo diz: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13), é para ser interpretado com completa humildade, sabendo que em qualquer situação que o Senhor nos colocar, podemos ultrapassar, revestindo-nos com Sua força. Não exija de Deus aquilo que pode te levar para o inferno. Busque de Deus obediência para viver como um sacrifício vivo, santo e agradável a Ele.

“Tanto sei estar humilhado, como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura, como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:11-13).

Fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário