segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Corramos com perseverança

“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança. a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado á destra do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma” (Hebreus 12.1-3).

Hebreus 12 
Alguma vez na sua caminhada com Deus, você com certeza deve ter se sentido embaraçado, pesado, assediado pelo pecado de forma que sua corrida na carreira cristã, tornou-se passos; depois passos lentos; passos mais lentos; parada; parada total. Você sente-se impossibilitado diante das lutas. Não consegue ver nenhum progresso e sente-se completamente frustrado. Acalme-se, você não é único.
Não pense que vim aqui te dar “10 passos” para triunfar na fé; “100 dicas de como orar com sucesso”; “20 orações que irão te fazer viver com sucesso”; minha única motivação em estar aqui é dizer para atentar na Palavra de Deus e fazer o que o texto acima nos pede.

Um peso não é necessariamente um pecado. Ele na verdade pode tornar-se um pecado mais para frente. Algo como, um hábito que você não tem certeza se agrada ou não a Deus: isso pode tornar-se um grave pecado, pois, tudo aquilo que não provém de fé, jamais pode agradar a Deus. O peso nos embaraça, e quando estamos nesta condição não há muitos movimentos para fazer, ficamos apenas presos…
Com tudo isso, nos sentimos assediados tenazmente pelo pecado. Em meu dicionário a palavra “assédio” significa: cerco, sitiar um local a fim de domina-lo. tomar para sí. E tenazmente: constantemente, persistente, perseverante.
E isso nos dá uma maneira perfeita de enxergarmos como o pecado é. Algo que devemos nos manter o mais longe possível. Como vimos logo acima, o pecado nos cerca, quer nos dominar constantemente, de forma perseverante e persistente.

O problema de tudo foi encontrado, agora precisamos da solução pra isso tudo. Se meditarmos bem, neste mesmo texto de Hebreus encontraremos o que devemos fazer.

  1. Precisamos nos desembaraçar de todo o peso;
  2. Precisamos correr com perseverança para aquilo que Deus nos propôs;
  3. Enquanto corremos precisamos olhar firmemente para Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé.

Você já reparou que a sua oração de hoje depende da oração que você fez ontem? Se hoje você orou pouco, tenha certeza que amanhã sua oração será poquissíma. Se você não teve muita vontade de meditar na Palavra de Deus hoje, amanhã sua fome será menor. Ou seja, o embaraço acontece quando vamos nos distanciando de todas as práticas de leitura, jejum e oração. Aos poucos nos vemos enrolados e cercados pelo pecado. É por isso que enquanto servimos a Deus, não devemos nos esquecer do nosso secreto com Ele. Lá nós olhamos para Ele. É em nossos encontros com o Senhor Jesus, que voltamos ao nosso primeiro amor.
O que tem sido seu peso hoje? O ativismo? A correria?
E o seu pecado? Negligência na Palavra? Negligencia no jejum e oração? Televisão? Fornicação? Mentira? Adultério? Pornografia? Prostituição?
Só você pode responder. E depois de ter sido franco com você mesmo, com Deus e com os que te cercam, peça para Deus te ajudar sair de todo o embaraço do peso e do pecado que tem te assediado tenazmente. E sem pensar duas vezes, corra com perseverança, olhando firmemente ao Autor e Consumador de nossa fé, Jesus Cristo!

“Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma” (v.3).

Deus abençoe vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário