terça-feira, 11 de março de 2014

Beleza Na Igreja!

“Assim trabalharam Bezalel e Aoliabe, e todo o homem sábio de coração, a quem o SENHOR dera sabedoria e inteligência, para saber como haviam de fazer toda a obra para o serviço do santuário, conforme a tudo o que o SENHOR tinha ordenado.
Então Moisés chamou a Bezalel e a Aoliabe, e a todo o homem sábio de coração, em cujo coração o Senhor tinha dado sabedoria; a todo aquele a quem o seu coração moveu a se chegar à obra para fazê-la.
Estes receberam de Moisés toda a oferta alçada, que trouxeram os filhos de Israel para a obra do serviço do santuário, para fazê-la, e ainda eles lhe traziam cada manhã ofertas voluntárias.
E vieram todos os sábios, que faziam toda a obra do santuário, cada um da obra que fazia,
E falaram a Moisés, dizendo: O povo traz muito mais do que basta para o serviço da obra que o Senhor ordenou se fizesse.
Então mandou Moisés que proclamassem por todo o arraial, dizendo: Nenhum homem, nem mulher, faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim o povo foi proibido de trazer mais,
Porque tinham material bastante para toda a obra que havia de fazer-se, e ainda sobejava.”
Êxodo 36:1-7

Quando meu marido Jay e eu decidimos construir uma nova casa, não recrutamos amigos e família para desfrutar do trabalho com ferramentas elétricas; em vez disso contratamos um empreiteiro habilidoso para construir algo funcional e belo.
A beleza do prédio da igreja, no entanto, nem sempre é uma prioridade. Alguns a consideram pouco pratica, logo qualquer ornamento ou decoração é tido como desperdício. Mas essa não foi a atitude de Deus ao estabelecer um local de adoração para seus antigos israelitas. Ele não recrutou qualquer um para montar uma tenda comum. Ele designou artesãos habilidosos, Bezalel e Aoliabe,

“Assim trabalharam Bezalel e Aoliabe, e todo o homem sábio de coração, a quem o SENHOR dera sabedoria e inteligência, para saber como haviam de fazer toda a obra para o serviço do santuário, conforme a tudo o que o SENHOR tinha ordenado.”
Êxodo 36:1

Para decorar o tabernáculo com tapeçarias primorosamente tecidas e ornamentos complexamente planejados

“Fez também o candelabro de ouro puro; de obra batida fez este candelabro; o seu pedestal, e as suas hastes, os seus copos, as suas maçãs, e as suas flores, formavam com ele uma só peça.
Seis hastes saíam dos seus lados; três hastes do candelabro, de um lado dele, e três do outro lado.
Numa haste estavam três copos do feitio de amêndoas, um botão e uma flor; e na outra haste três copos do feitio de amêndoas, um botão e uma flor; assim eram as seis hastes que saíam do candelabro.
Mas no mesmo candelabro havia quatro copos do feitio de amêndoas com os seus botões e com as suas flores.”
Êxodo 37:17-20

Acredito que a beleza era importante naquela época porque lembrava o povo a excelência de Deus em sua adoração. Durante os dias secos e empoeirados de perambulação pelo deserto eles precisavam de um lembrete da majestade de Deus.
A beleza criada pelo povo de Deus em ambientes de adoração nos dias de hoje pode atender ao mesmo proposito. Oferecemos a Deus os nossos melhores talentos porque Ele é digno. A beleza também nos dá um vislumbre do céu e aguça o nosso desejo por aquilo que Deus está preparando para o nosso futuro.

A Beleza reflete Deus.

Fonte: Pão Diário Publicações RBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário