segunda-feira, 3 de março de 2014

Caricatura de Deus

"Então disse o SENHOR a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste.
E prepara-te para amanhã, para que subas pela manhã ao monte Sinai, e ali põe-te diante de mim no cume do monte.
E ninguém suba contigo, e também ninguém apareça em todo o monte; nem ovelhas nem bois se apascentem defronte do monte.
Então Moisés lavrou duas tábuas de pedra, como as primeiras; e levantando-se pela manhã de madrugada, subiu ao monte Sinai, como o Senhor lhe tinha ordenado; e levou as duas tábuas de pedra nas suas mãos.
E o Senhor desceu numa nuvem e se pôs ali junto a ele; e ele proclamou o nome do Senhor.
Passando, pois, o Senhor perante ele, clamou: O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade;
Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.
E Moisés apressou-se, e inclinou a cabeça à terra, adorou,
E disse: Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, vá agora o Senhor no meio de nós; porque este é povo de dura cerviz; porém perdoa a nossa iniqüidade e o nosso pecado, e toma-nos por tua herança."
Êxodo 34:1-9

Os caricaturistas armam seus cavaletes em lugares públicos e fazem desenhos de pessoas que estejam dispostas a pagar valores modestos por uma imagem cômica de si mesmos. Os seus desenhos nos divertem porque exageram em uma ou mais características físicas de forma que ainda sejam reconhecíveis, mas engraçadas.
As caricaturas de Deus, por outro lado, não são engraçadas. Representar um de Seus atributos de maneira exagerada apresenta uma visão distorcida que as pessoas facilmente descartam. Como numa caricatura, numa visão distorcida de Deus não é levada a sério. Aqueles que veem Deus retratado apenas como um juiz irado e exigente são facilmente aliciados por alguém que enfatiza a misericórdia. Aqueles que veem Deus como um avô amoroso, rejeitarão essa imagem quando precisarem de justiça. Aqueles que veem Deus como uma ideia intelectual em vez de um ser vivo e amável, eventualmente, encontrarão outras ideias mais atraentes. Aqueles que veem Deus como um melhor amigo geralmente deixam-no de lado quando encontram amigos que lhes agradam mais.
Deus declara que é misericordioso e gracioso, mas também justo em punir o culpado.

"Passando, pois, o Senhor perante ele, clamou: O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade;
Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração."
Êxodo 34:6-7

Ao colocarmos nossa fé em ação, precisamos evitar retratar Deus apenas com nosso atributos favoritos. Devemos adorar a Deus em sua totalidade, não apenas naquilo que apreciamos.

O Deus em quem confiamos é Todo-Poderoso, misericordioso, sábio e justo.

Fonte: Pão Diário Publicações RBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário