sábado, 1 de março de 2014

Não endureça o seu coração

“Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração, como em Meribá, como no dia de Massá, no deserto, quando vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, não obstante terem visto as minhas obras” (Salmos 95.7-9).

Salmos 95.7

Temos muitas vezes um errado costume de esperar o Senhor falar conosco por voz audível ou até mesmo por um sinal. Pedidos tantas respostas para Deus, e ficamos muito desapontados quando vemos que Ele nem quis responder do jeito que sugerimos. “Senhor, se for pra mim fazer isso, que quando estiver andando na rua, uma pessoa com uma calça verde limão me dê um folheto”. E aí, nada disso acontece e achamos que Deus não tem interesse em nos escutar e nos guiar. Mas a verdade é que se você tem uma vida na presença do Senhor, Ele certamente te concedeu o nosso Amado Consolador, Espírito Santo. Ele fala conosco, aponta o que está de errado em nosso interior, e nos faz praticar muitos atos de justiça para a glória de Deus. “Tá, e aí, quando é que eu escuto a voz de Deus para minhas perguntas?”, você pode estar me perguntando. A resposta é que muitas vezes o Senhor fala conosco em nosso coração, mas estamos presos à formulas que não paramos para ouvir o que o Senhor quer de nós através do seu doce sussurro em nosso interior.

Com os israelitas as coisas foram de mal a pior. Eles na verdade tinham visto inúmeros sinais e prodígios da mão poderosa de Deus, mas mesmo assim o coração estava endurecido, os olhos fechados, os ouvidos tampados para fazerem aquilo Deus pedia, aquilo que sua vida dependia.

O que aconteceu em Massá e Meribá?

”Depois toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do Senhor, e acampou em Refidim; não havia ali água para o povo beber. Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor? Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado? E clamou Moisés ao Senhor, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará. Então disse o Senhor a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai. Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel. E chamou aquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós, ou não?”
(Êxodo 17:1-7)

“Está o Senhor no meio de nós ou não?”, talvez seja essa sua pergunta quando Deus não te responde da forma como você quer… Nossa atitude em Sua presença jamais deve ser de murmuração. Muitas vezes ficamos frustrados com Deus, pois, na verdade nem sequer o conhecemos. Montamos Ele de nossa própria forma, para ser um Deus que o mais rápido possível supre tudo o que queremos, e quando realmente nos deparamos com o verdadeiro Deus, tudo em nossa volta se desmorona.
Vamos deixar uma coisa clara? Deus é Deus! Com D maiúsculo sim. E Ele sabe tudo, inclusive o que você está pensando agora ao ler isso. O que Ele mais quer é que deixemos de lado tantas formulas e rituais, e passemos conhece-Lo como Ele realmente é, através da oração, do jejum e da leitura da Palavra. Ao fazer isso, você vai perceber que muitas coisas serão esclarecidas, e coisas que você pede e que não são do agrado de Deus, por não ter nenhum benefício em sua vida, serão descartados, porque você estará caminhando agora com um novo espírito e um novo coração, não mais endurecido como o povo em Massá.

Cuidado

Cuidado com o seu coração. Nem tudo que passa em nosso coração ou consciência é a voz de Deus. Em Jeremias 17.9 diz que o nosso coração é mais enganoso do que todas as coisas, então se você for depender apenas das coisas que são trazidas à tona dele, é melhor ser muito cauteloso. “Tá, voltamos a estaca zero de novo”, você pode estar dizendo… Na verdade não voltamos. E vou te mostrar o por quê.

Tudo aquilo que tem estado em seu coração e que não tem nenhum vínculo com a Palavra de Deus, tenha certeza de que não é a voz do Senhor, e sim um engano. Por exemplo, se em seu coração tem dado uma ideia para você namorar com um homem casado, limpe-o o mais depressa possível com a palavra de Deus. Se seu coração tem fome e sede de programas de televisão, alimente-o com a Bíblia e você matará de fome aquilo que tem matado o seu espírito.

Deixo claro, que em nenhum momento estou falando como Deus fala mais conosco, e sim como ele pode falar. Ele usa meios que jamais podemos imaginar para se achar aqueles que tem pedido por seu auxílio. Muitas vezes, jamais teremos resposta daquilo que pedimos, pelo menos não aqui. Algumas vezes, Ele falará conosco por meio do silêncio, outras pelo trovão, outras vezes pela vida de um irmão. O segredo para sempre estarmos atentos à sua voz é esse:

“Hoje se ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração

Deus abençoe vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário