quinta-feira, 20 de março de 2014

Operação Nínive–Dia 13!

“Dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor, o seu Deus. E disse: ‘Em meu desespero clamei ao Senhor, e ele me respondeu. Do ventre da morte gritei por socorro, e ouviste o meu clamor.’”

Jonas 2.1-2

OPERACAO_NINIVE_1356545533P

A missão de Jonas lhe dava alguns privilégios únicos. Ele foi o primeiro homem s usar um submarino e o primeiro a dormir em uma cama espumosa feita de gordura e peixe.
Não acho que Jonas tenha se impressionado com essas regalias.
Como ele se sentiu dentro do peixe? Com certeza, desesperado. Podemos notar isso em sua oração.
Existem alguns comentaristas que creem que Jonas morreu e foi ressuscitado depois. Outros argumentam que Jonas poderia ter sobrevivido os três dias dentro do peixe e, para isso, citam exemplos históricos. Na verdade, não é do nosso interesse se ele morreu ou não. A realidade é que Jonas pensou que tivesse morrido. Quando foi jogado ao mar, ele cria que aquele era o fim de sua jornada. Ele deve ter pensado: “Pelo menos não terei de ir a Nínive”.
Dentro do peixe, só havia uma coisa que Jonas podia fazer: orar. Então, a maior fraqueza de Jonas se tornou sua maior força. Ele não tinha mais força física. Não podia mais fugir de Deus. Ele havia perdido tudo. Em seu sofrimento, Jonas orou. Na verdade, foi mais forte do que isso: “Do ventre da morte gritei”. Jonas clamou por socorro e Deus o ouviu.

Jonas provou que podemos orar em qualquer momento ou lugar em que estivermos. Deus nos ouve! E Deus não riu da oração de Jonas.
Ele estava fugindo da presença de Deus, mas Jonas descobriu que não se pode escapar da presença de Deus. “Para onde poderia eu escapar do teu espírito?”, diz o salmista. “Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha capa na sepultura, também lá estás”, Salmos 139.7-8. Você jamais conseguirá ir tão longe quando Jonas, que foi atirado brutalmente para fora do barco e engolido por um peixe que nadava pelo mar agitado.
Não há um preço para fugir de Deus. Espero que você não esteja fugindo de Deus. Jesus não impedirá de fugir, mas essa será uma jornada muito solitária. Será muito escura. Será muito perigosa. E você não conseguirá escapar de Deus.
Deus insistiu em usar Jonas pelo bem de Nínive, mas existem outras ocasiões em que ele deixa a pessoa fugir. Considere aquele caso triste do administrador jovem e rico que se aproximou de Jesus.
Jesus disse a ele: “Venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me”. O jovem administrador não conseguia fazer isso e foi embora. Nosso Senhor não deu nem um passo sequer atrás dele (Mateus 19.16-24).
Sendo assim, tome cuidado! A atração pelo dinheiro, prestígio, mulheres ou até uma carreira podem afastá-lo do chamado de Deus. Você pode fugir ou clamar a Deus. Se você orar a Deus, ele responderá.

A medida da minha miséria, quando voltei para Deus, tem a mesma proporção do meu conhecimento de Deus, quando eu andava com ele.

Oswaldo Chambers (Seed Thoughts Calendar, publicado em 11 de agosto de 2007)

Créditos: Portas Abertas, Irmão André & Al Janssen

Nenhum comentário:

Postar um comentário