sábado, 1 de março de 2014

Posso Confiar Em Você?

“E sucedeu que, ouvindo isto todos os reis, que estavam aquém do Jordão, nas montanhas, e nas campinas, em toda a costa do grande mar, em frente do Líbano, os heteus, e os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus, e os jebuseus,
Se ajuntaram eles de comum acordo, para pelejar contra Josué e contra Israel.
E os moradores de Gibeom, ouvindo o que Josué fizera com Jericó e com Ai,
Usaram de astúcia, e foram e se fingiram embaixadores, e levando sacos velhos sobre os seus jumentos, e odres de vinho, velhos, e rotos, e remendados;
E nos seus pés sapatos velhos e remendados, e roupas velhas sobre si; e todo o pão que traziam para o caminho era seco e bolorento.
E vieram a Josué, ao arraial, a Gilgal, e disseram a ele e aos homens de Israel: Viemos de uma terra distante; fazei, pois, agora, acordo conosco.
E os homens de Israel responderam aos heveus: Porventura habiteis no meio de nós; como pois faremos acordo convosco?
Então disseram a Josué: Nós somos teus servos. E disse-lhes Josué: Quem sois vós, e de onde vindes?
E lhe responderam: Teus servos vieram de uma terra mui distante, por causa do nome do Senhor teu Deus, porquanto ouvimos a sua fama, e tudo quanto fez no Egito;
E tudo quanto fez aos dois reis dos amorreus, que estavam além do Jordão, a Siom rei de Hesbom, e a Ogue, rei de Basã, que estava em Astarote.
Por isso nossos anciãos e todos os moradores da nossa terra nos falaram, dizendo: Tomai em vossas mãos provisão para o caminho, e ide-lhes ao encontro e dizei-lhes: Nós somos vossos servos; fazei, pois, agora acordo conosco.
Este nosso pão tomamos quente das nossas casas para nossa provisão, no dia em que saímos para vir a vós; e ei-lo aqui agora já seco e bolorento;
E estes odres, que enchemos de vinho, eram novos, e ei-los aqui já rotos; e estas nossas roupas e nossos sapatos já se têm envelhecido, por causa do mui longo caminho.
Então os homens de Israel tomaram da provisão deles e não pediram conselho ao Senhor.
E Josué fez paz com eles, e fez um acordo com eles, que lhes daria a vida; e os príncipes da congregação lhes prestaram juramento.
E sucedeu que, ao fim de três dias, depois de fazerem acordo com eles, ouviram que eram seus vizinhos, e que moravam no meio deles.”
Josué 9:1-16

De acordo com especialistas em detectores de mentira, a “nossa tendência natural é confiar nas pessoas.” No entanto, nem todos são confiáveis o tempo todo.  Sinais de que alguém possa estar mentindo incluem inquietação, falta de contato visual e pausas perceptíveis ao falar. Mesmo com estas pistas, os profissionais alertam que ainda é relativamente difícil distinguir enganadores de pessoas honestas.
Josué precisava saber se podia confiar nos gibeonitas. Quando descobriram que Deus queria que ele se livrasse de algumas nações vizinhas,

"Então responderam a Josué, e disseram: Porquanto com certeza foi anunciado aos teus servos que o Senhor teu Deus ordenou a Moisés, seu servo, que a vós daria toda esta terra, e destruiria todos os moradores da terra diante de vós, tememos muito por nossas vidas por causa de vós; por isso fizemos assim."
Josué 9:24

Eles fingiram vir de terra distante. Chegaram com vestimentas desgastadas e sandálias remendadas, alegando:

"E estes odres, que enchemos de vinho, eram novos, e ei-los aqui já rotos; e estas nossas roupas e nossos sapatos já se têm envelhecido, por causa do mui longo caminho."
Josué 9:13

Os israelitas ficaram desconfiados:

"E os homens de Israel responderam aos heveus: Porventura habiteis no meio de nós; como pois faremos acordo convosco?"
Josué 9:7

Mas:

"Então os homens de Israel tomaram da provisão deles e não pediram conselho ao Senhor."
Josué 9:14

E Josué imprudentemente fez um acordo de paz com os enganadores.
Muitos querem ganhar a nossa confiança: vendedores, consultores financeiros ou familiares afastados. Ao duvidarmos se devemos confiar em alguém não deveríamos decidir rapidamente, baseados apenas no que nos parece correto. É melhor buscar conselho na palavra de Deus:

"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho."
Salmos 119:105

Em pessoas que amam a Deus:

"Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança."
Provérbios 11:14

E no próprio Deus:

"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada."
Tiago 1:5

A sabedoria do alto nos ajudara a decidir em quem confiar.

O desejo por discernimento é o chamado de Deus à oração.

Fonte: Pão Diário Publicações RBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário