terça-feira, 19 de junho de 2012

Juventude em Santidade! Será que isso ainda existe?

Ei pessoal, gostaria de centralizar o assunto de hoje em um tema que tem se apagado aos poucos do nosso meio (principalmente nas Igrejas de um modo geral). Será que podemos viver nossa juventude e ainda sermos santos? Será que santidade pode ser algo real em nossas vidas? Podemos dizer não para as ofertas que o inimigo nos oferece e ainda sim nos sentirmos realizados? Para todas essas perguntas a resposta é: SIM!!! Definitivamente!
Muitos de nós já ouvimos diversas vezes algo como: ficar é normal; falar palavrão não é tão errado assim; me envolver sexualmente com meu namorado antes do casamento é algo super comum; casar virgem é coisa antiquada; ler a Bíblia só de vez em quanto é relevante; esquecer de orar é algo muito normal; seguir apenas ALGUMAS ordenanças de Deus é aceitável… e a lista poderia continuar para sempre.
Infelizmente temos visto pessoas se enganando com esses argumentos e achando que estão certos. A Palavra de Deus é clara quando nos diz:
”E não vos conformeis com este mundo, mas transformais-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
Romanos 12:2

A palavra “conformeis” expressa algo definitivo de não nos harmonizarmos ou concordarmos com a forma que este mundo tem seguido.
Queridos, não há como servirmos a dois senhores, da mesma forma que não há como jorrar de uma mesma fonte água doce e água salgada, ou uma figueira produzir azeitona e uma videira produzir figos (Tiago 3:11-12). Por favor não se enganem.

Eu sei muito bem que quando vamos para Cristo, começamos a travar uma batalha muito difícil entre o pecado e a santidade. Sei que existem momentos em que parece simplesmente impossível caminharmos em direção à vontade de Deus. Sei também que há dias em que buscar a santidade parece algo antigo, pois, olhamos de um lado, olhamos para o outro e vemos apenas pessoas negando a Jesus, caindo em pecados, entristecendo o Espírito Santo, e nos sentimos sozinhos em busca de uma entrega completa ao nosso Senhor Jesus Cristo. Mas o segredo para não nos entristecermos e acabarmos nos moldando a esse mundo é olhar para Jesus o Autor e Consumador da nossa fé (Hebreus 12:2). Quando realmente decidimos seguir os passos de Jesus aqui neste mundo, é necessário olharmos para Ele. Como podemos fazer isso se Deus é invisível? Fazemos isso pelo Espírito Santo de Deus que habita em nós. Ele nos mostra Jesus, Ele nos aponta o caminho, a direção que devemos seguir, Ele nos consola, Ele nos enche de força e garra para irmos na contra mão deste mundo, Ele nos faz sermos achados em Cristo Jesus.
Queridos, conseguimos seguir alguém, quando definitivamente caminhamos com esse alguém. Não há possibilidade de estarmos totalmente centrados nos atos, nos caminhos, nos passos de alguém se estamos de longe. Não podemos seguir Jesus de longe. Tem que haver uma proximidade, e nos aproximando através de estratégias práticas que Deus nos deu. Elas são: oração, jejum, leitura da Palavra, prática da Palavra de Deus. Ou seja, não saberei o que orar se não leio a Palavra, não conseguirei praticar a Palavra se não orar, não terei autoridade na oração se não me dedicar ao jejum. Cada coisa liga a outra. Não podemos nos lembrar de alguma coisa e excluir outras. É tudo interligado, e é dessa forma que nos aproximamos de Deus.

A santidade vem de uma comunhão íntima e sincera com nosso Senhor. Entendam algo: não conseguimos ser santificados por nós mesmos, isso é algo totalmente impossível. Não conseguimos largar o pecado por nós mesmos. Precisamos sim fazer nossa parte de resistir o pecado que habita em nós, mas quem nos liberta é somente o sangue de Jesus.

Lembre-se queridos, pode ser árduo nossa busca para ser santos como Cristo é, mas aquilo que os nossos olhos não viram, nossos ouvidos não ouviram, e não subiram em nossos corações, são as coisas que Deus preparou para nós (aqueles que nEle esperam (1 Coríntios 2:9)). Algo totalmente maravilhoso.
Quando dizemos “não” hoje para o pecado, amanhã iremos experimentar os planos maravilhosos de Deus, experimentaremos a boa, perfeita e agradável vontade do nosso Senhor.
Se dissermos sim para o pecado que tem nos rodeado tão de perto, além de negarmos nosso Salvador, iremos experimentar o que podemos chamar de a pior do que um ser humano pode experimentar: o salário do pecado, que é a morte. (Romanos 6:23).
Seja qual for o pecado que tem te afastado de Deus. Resista ao diabo, peça forças ao Senhor, peça libertação, e ele fugirá de vós…

Segue alguns versículos que acredito serem muito importantes para nós:

Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição; Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; Não na paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.” Tessalonicenses 4:3-5
Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. Vigiai juntamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus: digo-o para vergonha vossa.”
1 Coríntios 15:33-34
Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão há entre a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo com Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei: e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.”
2 Coríntios 6:14-16
“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” Efésios 6:10-11
“E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado: nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.”
1 João 2:3-6
Cuidado com que você assiste na TV, com o que você lê, com o que você olha e escuta…
Pessoal, vamos ser como os 7 mil que não se dobraram aos ídolos no tempo de Elias. que sejamos aqueles que não nos dobraremos ante este mundo que é inimigo de Deus.

Até a próxima,
Fiquem com Deus!

2 comentários:

  1. Keila, mas uma vez o Espírito de Deus te usou para escrever sábias palavras! Esta postagem vai de encontro com aquele meu primeiro pedido de ministração aos jovens quando os nossos encontros ainda estavam começando! Que estas palavras façam efeito em cada um que as ler e que o Espírito Santo renove tudo o que precisa ser mudado para a perfeita vontade de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus Pri, sabe que essas palavras do Espírito Santo veio para falar comigo! Fui a primeira a ser tocada por isso. Fico feliz por saber que não foi escrito nada por mim, mas sim por Jesus através do seu Espírito!
    Que em nome de Jesus essas palavras façam efeito mesmo, e que possamos ser santos como Ele é santo!

    ResponderExcluir