quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Como Ester…

Esses dias tenho meditado bastante sobre a história da rainha Ester. Não só pelo fato de Deus ter honrado os judeus mesmo estando exilados, mas algo além disso me chama muito atenção: a preparação das mulheres antes de serem apresentadas ao rei.

Como Ester...

Vocês já pararam pra pensar no tempo em que Ester precisou se preparar para poder conhecer o rei? “Porque assim se cumpriam os dias de seu embelezamento, seis meses com óleo de mirra e seus meses com especiarias e com os perfumes e ungüentos em uso entre as mulheres” (Et 2.12), diz a Bíblia.
Sem distrações, sem perda de tempo. As mulheres ali deveriam dar o melhor de si no tratamento que lhes fora ordenado “então, é que vinha a jovem ao rei” (Et 2.13).

Você deve estar se perguntando: É verdade, que coisa, eim! Mas o que isso tem a ver comigo?
Na verdade, isso tem TUDO a ver com você. Com todos nós, como Igreja.

Da mesma forma que houve uma separação da parte das moças para se encontrarem com o rei Assuero, nós como filhos (as) de Deus, devemos nos separar assim, até chegar o dia em que encontraremos o nosso REI.
Depois de um longo tratamento de beleza, Ester alcançou o patamar de rainha e achou graças aos olhos de Assuero. E é assim que nós como Igreja devemos ser.
Olhamos à nossa volta e vemos tantas pessoas se preparando para o vestibular; para entrar em uma boa empresa; para passar em algum concurso; para viajar fora do País; e não vemos nenhuma preparação para um dia se encontrar com Jesus…
Não quero dizer que devemos, então ficar um ano trancados no quarto para cumprir de forma literal a preparação de Ester (quem dera eu pudesse fazer isso), o que quero frisar, é que não é apenas um ano de preparação que devemos ter para encontramos o Senhor, e sim essa preparação deve ser durante toda nossa vida aqui na terra.

Vemos no capítulo 2.12, que a metade do ano, era prioridade o tratamento com especiarias aromáticas, todo o tipo de especiarias, perfumes e ungüentos. Com certeza quando elas se encontraram com o rei, deviam estar exalando um perfume maravilhoso.
E nós? O que temos exalado? O perfume do Espírito? Será que as pessoas sentem esse “cheiro” em nós? Ou temos sido como pessoas que não tem renovado o perfume de Cristo?

Muitas mulheres se prepararam, mas apenas Ester achou graça aos olhos de Deus. É como o mundo em que vivemos: muitos tem buscado alcançar algo, e as vezes até mesmo alcançar Jesus, mas devido as ocupações desse mundo, elas se deixam influenciar e buscam Deus “do jeito delas” e não do jeito que deveria ser e acabam sendo passados pra trás.

A Igreja um dia se encontrará com Cristo. Mas o Senhor virá buscar uma Igreja sem mácula, sem mancha, sem ruga, sem defeito algum (Ef 5.25), por isso devemos como Noiva do Senhor, nos santificar, viver a Sua Palavra, nos separar de tudo aquilo que nos mancha, nos separar de toda corrupção do mundo, para que quando Jesus vier, nos encontre exalando o Seu perfume, e assim como Ester, possamos achar graça aos olhos do Rei!

4 comentários:

  1. Keila, eu estava pensando exatamente nisso dês de ontem a noite até hoje. Temos realmente que prestar atenção se estamos nos preparando para o nosso REI. Hoje me veio a mente, tudo o que eu nunca entendi. Hoje eu entendi o que realmente importa. Que é servir a Deus, obedecer e querer viver com ELE. Pois não é aqui que temos a vida eterna e sim lá no Reino de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente postagem! E como devemos nos preparar para este Rei! É bem isso mesmo: Nos preparamos para tantas coisas à nossa volta, nos dedicamos para sermos mais cultos, mais sábios - estudamos, lemos! E muitas vezes não nos damos conta de que para o céu existe também uma preparação: aquela que nos torna santos e dignos do Reino de Deus! Muito bom, Keila!

      Excluir
  2. Glória a Deus! Deus falou muito comigo através dessa postagem, nem parece que fui eu quem escreveu. É só o Espírito Santo mesmo para falar assim. Graças a Deus!

    ResponderExcluir
  3. Verdade, Aline. Nossa vida nao é aqui. Precisamos viver esperando e se preparando para Ele e para nossa Nova Pátria Eterna!

    Realmente, Pri! Nos preocupamos tanto com o "aqui e o agora" que no final das contas, excluímos das nossas vidas o que realmente importa!

    ResponderExcluir