terça-feira, 16 de outubro de 2012

Cortando o mal pela raiz

Há seis meses atrás, nossa família ganhou um cachorrinho, o Charlie. Ele era (ainda é), tão lindo que era quase impossível não mimá-lo. Tratávamos ele com o maior carinho e sempre que víamos aquela carinha fofinha, cheia de manha, olhando pra gente, éramos impulsionados a beijar, abraçar e fazer muitos e muitos mimos. Nem mesmo os métodos de adestramento, nos fazia parar com isso. Eles diziam que se tratássemos nosso cão dessa maneira, quando ele crescesse, teríamos um monstro morando com a gente.
Seis meses se passaram depois que o ganhamos e estamos realmente tendo muito trabalho com o Charlie. É quase que impossível dele nos obedecer, está agressivo e muito mal educado. Minha irmã (que é a dona oficial dele) está tendo bastante trabalho para educá-lo. Ele está quase lá… Acho que há esperança!

Cortando o mal pela raiz

O pecado em nossas vidas tem tudo a ver com o que acabei de contar. Ele primeiro vem como uma “carinha inofensiva”, depois alimentamos ele, porque de qualquer forma sempre pensamos “qual o problema? Isso não é pecado”. Depois que ele cresce mais um pouco, sentimos um incomodo aqui, outro ali, mas se não temos o Espírito Santo, ou se não temos comunhão com Ele diariamente, dia e noite, noite e dia, só percebemos que o pecado está em “fase terminal”.

Cortando pela raiz

“Portanto, se a tua mão ou o teu pé te faz tropeçar, corta-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida manco ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois, seres lançado no inferno de fogo” (Mateus 18.8-9).

Jesus não disse isso, com o intuito de fazermos uma mutilação em massa. Ele queria que amputássemos todas as coisas que tem nos levado para o inferno, cortar realmente o pecado pela raiz. Sem deixar rastros nenhum.
Isso significa que se a televisão tem feito minha vida espiritual definhar, eu vou cortá-la da minha vida. Se programas de amigos, tem me afastado do Senhor, tem me feito participar de conversas que entristece o Espírito Santo, eu vou, então, cortá-lo da minha vida. Se minha/meu namorada/namorado, tem me feito perder a visão e cair no pecado, eu vou cortar da minha vida.
Não é uma tarefa fácil, mas é algo que devemos fazer se queremos entrar na vida eterna. Da mesma forma que uma amputação dói (depois que passa a anestesia), mas depois acredito que a pessoa não sente mais dor. Cortar o pecado pela raiz, é a mesma coisa: pode doer no começo, mas depois isso não nos afetará mais.

Maus Hábitos Também É Pecado

Maus hábitos são nada mais nada menos do que um estágio bem discreto para originar o pecado descarado, não demorará muito, e ele começara ganhar formas e se alastrar totalmente. Não se enganem, se você tem algum mau hábito que, de acordo com a Palavra, não é permitido, corte desde agora. Por exemplo, falar palavrão virar um hábito, falar mal dos outros, pode se transformar em um hábito, etc., seja qual for, corte pela raiz. Porque de qualquer forma, melhor é entrar na vida com um só olho, um pé, um só braço, do que, com todos os nossos maus hábitos sermos lançados no inferno.
Há uma batalha. Há uma batalha que necessita ser travada até o último dia das nossas vidas. É por isso que precisamos ler diariamente a palavra de Deus, orar sem cessar, clamar para que o Senhor veja se há em nós um caminho mau, e nos guiar pelo caminho eterno (Salmos 139.23-24), pois, só assim teremos força para lutarmos contra nosso “eu” pecaminoso, e só assim a luz de Deus poderá clarear tudo o que está em trevas dentro de nós. Resumindo: só o Senhor, através do Seu Espírito Santo e do sangue de Jesus, tem poder para nos libertar de todo o pecado. Sabendo disso, agarre-se nEle, medite nEle, pois, é pelo sangue transformador de Jesus que encontramos a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário