segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Orientação de Deus

Não sei se o mesmo acontece com vocês, mas ultimamente, ao ler o livro de Atos, percebo que, não todas, mas a maioria das pessoas e das igrejas, estão se encaminhando em uma direção totalmente oposta ao modelo da igreja primitiva.

Orientao de Deus

  • Orientação de Deus

Se você ler o livro de Atos, prestando muita atenção nas decisões que precisavam ser tomadas, perceberá que nenhuma delas eram feitas sem a orientação de Deus. A maioria das pessoas, como muitas vezes eu fiz, até pedem a orientação de Deus, mas não esperam Ele responder e fazem tudo do jeito que elas bem entendem, e no final diz: "Mas como aconteceu isso? Deus se enganou! Eu pedi a orientação dEle... Ele realmente não se importa comigo..."
Vamos deixar BEM claro que buscar uma resposta de Deus, requer esperar a resposta dEle. Algumas vezes, Ele responde rápido, outras vezes, responde com uma certa demora. Se esse for o seu caso, não significa que Ele não atendeu sua oração. Simplesmente, o Senhor tem o tempo certo e com razões certas para te responder. Ás vezes, Ele nos deixa um longo período sem respostas, apenas pra ver se vamos fazer do nosso jeito, ou esperarmos fielmente em Sua direção. Não que Ele precise disso para nos conhecer, pois, Ele já conhece todos, esquadrinha o coração e pensamento de todas as pessoas. Ele faz isso para provar para nós mesmos quem somos.

"E orando disseram: Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual destes dois tens escolhido [...] E os lançaram em sortes, e vindo a sorte recair sobre Matias..." (Atos 1.24,26).

"Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando..." (Atos 9.11).

"Agora, envia mensageiros a Jope e manda chamar Simão, que tem por sobrenome Pedro [...] Logo que se retirou o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus domésticos e um soldado piedoso dos que estavam a seu serviço" (Atos 10:5,7).

"Enquanto meditava Pedro acerca da visão, disse-lhe o Espírito: Estão aí dois homens que te procuram; levanta-te, pois, desce e vai com eles, nada duvidando; porque eu os enviei" (Atos 10.19-20).

"E, apresentando-se um deles, chamado Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que estava para vir grande fome por todo o mundo, a qual sobreveio nos dias de Cláudio" (Atos 11.28).

"defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu" (Atos 16.7).

"Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade" (Atos 18.9-10).

"Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo" (Atos 27.25).

Essa orientação, comunhão e intimidade com Deus, que os apóstolos experimentaram, ainda está reservada para aqueles que desejam VIVER SOMENTE a vontade de Deus, SEGUIR SOMENTE Seus caminhos.
Ás vezes, nos queixamos: "Mas parece que Deus não me revela Sua vontade...", mas a verdade é que Ele está o tempo todo querendo nos fazer conhecê-la, o problema é que só depois que tomamos nossas próprias decisões, é que vamos à Jesus e dizemos, com a maior "cara-lavada": "Deus, qual a Sua orientação pra mim?".
Devemos pedir a orientação de Deus todos os dias das nossas vidas. Antes de nos levantarmos, até deitarmos. Tenho certeza de uma coisa: se todos nós tivéssemos esse anseio por buscar e cumprir os propósitos de Deus, muita coisa seria diferente, muito mais úteis seríamos na obra dEle.

  • Modelo da Igreja
Outra coisa que me choca, é ver a forma que a igreja, no tempo primitivo, era conduzida. Quanta comunhão! Quanta unidade! Quanto fervor! Quanta disposição! Quanta liberdade no Espírito Santo!
Se pensássemos um pouco em como ser verdadeiramente uma igreja saudável, cheia do poder de Deus, muita coisa iria mudar. A razão pra tanta morte espiritual, tanta mentira, tanta desunião, é simplesmente a falta do Espírito Santo. É ele quem nos faz andar em união, em amor, em fé, em paz, em mansidão, em temperança, em bondade, em benignidade, em longanimidade. Sem a liberdade do Espírito nas igrejas, tudo é morte e esterilidade.
Vamos parar um pouco de fazer as coisas do nosso jeito e deixar o Senhor agir, não é?

"E perseveraram na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos" (Atos 3.42-47).

"Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum" (Atos 4.32).

"E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo" (Atos 5.42).

"Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra" (Atos 6.3-4).

"A Igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e no conforto do Espírito Santo, crescia em número" (Atos 9.31).

"Os discípulos, cada um conforme as suas posses, resolveram enviar socorro aos irmãos que moravam na Judéia" (Atos 11.29).

"Pedro, pois, estava guardado no cárcere, mas havia oração incessante a Deus por toda parte da Igreja a favor dele" (Atos 12.5).

"E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram" (Atos 13.2-3).

"E, promovendo-lhes, em casa igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido" (Atos 12.23).

"Assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e, dia a dia, aumentavam em número" (Atos 16.5).

Que esse mesmo avivamento que houve nos dias dos apóstolos, aconteça nessa geração. A lâmpada não pode ser apagada, o Espírito não deve ser extinguido, e nós não devemos continuar tentando nossos métodos humanos para tentar encher uma igreja, esvaziando-a de todo unção. Nem nos conformarmos com ela vazia, achando que é desse mesmo jeito que deve ser, mas fazendo tudo embasados na Palavra de Deus, porque é assim que deve ser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário