sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Papo RETO!

Papo RETO

Com o intuito de levar a Palavra de Deus, para todos os públicos, de todas as idades, começaremos com uma nova categoria, direcionada especialmente ao público adolescente.
Muitas vezes, quando eu estava nessa fase, podemos infelizmente nos sentir deslocados, sem saber o que temos sido, se ainda somos crianças, ou já somos jovens. Daí, enfrentamos diversas dificuldades na forma em que as pessoas nos abordam para falar de Deus. Algumas nos tratam como bebês, outras nos tratam como se fossemos o dicionário Aurélio (palavras que nunca escutamos na vida). Pois é… sei muito bem como é.
É por isso que o “Papo RETO”, surgi agora! Espero que aproveitem e cresçam o máximo no conhecimento e na comunhão com nosso Deus!

TemaLeia: Atos 5:17-32, 40-42
Memorize: Respondeu Pedro e os apóstolos: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. Atos 5:29

Imagine por alguns instantes que você está desfrutando o frescor da noite no quintal de sua casa. O céu está enxerga o que lhe parece milhões de estrelas. Mas o que é isso? Uma dessas estrelas começa a descer e por fim aterrissa. De repente você percebe que há uma nave espacial na sua casa!
O que fazer? Subitamente alguém muito parecido com você sai da nave e se aproxima. Ele começa a contar-lhe o motivo porque aterrissou em seu quintal, falando de paz e boa vontade para com os terrestres, e você entende sua linguagem.
Durante o diálogo você se convence de que pode confiar nele, pois o ser não pensa em prejudicar o mundo. E agora, o que você vai fazer? Você testemunhou um fato que será uma das melhores reportagens do século. Será que as pessoas lhe darão ouvidos? E, se escutarem sua história, acreditarão em você? Além disso, por que um extraterrestre escolheria justamente você para entregar sua mensagem de paz e boa vontade ao mundo?
Essa seria uma cena comum na ficção científica, mas não um episódio da vida real. Contudo, existe alguém que não é deste mundo e que escolheu você para levar uma mensagem ao mundo: esse alguém é Deus, e ele quer que você fale de Jesus Cristo ao mundo.
Para alguns de seus amigos, talvez a mensagem do evangelho pareça tão improvável quanto a situação que acabamos de imaginar. Esta lição pode ajudá-lo a entender melhor o que você deverá fazer quando alguém rejeitar sua mensagem.

I. ENFRENTANDO A OPOSIÇÃO

Pergunta: Quantas vezes alguém já se irritou com você por causa da sua fé em Deus?

O mundo tem certo respeito pelos que são “bons” ou “religiosos”, pois os homens sempre tentam satisfazer sua consciência honrando a Deus com a boca. No entanto, os que servem a Jesus Cristo com todo o coração e dedicam-se a honrá-lo em todos os aspectos de sua vida não se satisfazem em ser “bons” ou “religiosos”; eles também buscam a santidade. Os primeiros seguidores de Jesus descobriram que esse tipo de religião não era popular entre os líderes religiosos de Israel e, assim, passaram por algumas circunstâncias difíceis devido a seu testemunho sincero e ao trabalho diário para o Senhor.

Pergunta: O que os cristãos fizeram para merecer a oposição dos líderes de Israel?

Talvez a melhor resposta seja que eles viviam de acordo com aquilo em que criam. Sua relação com Cristo tornou-se ativa e eles começaram a transformar o mundo.

“Levantando-se o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele, da seita dos saduceus, encheram-se de inveja. Lançaram mão dos apóstolos, e os puseram na prisão pública” (Atos 5:17,18).

Os saduceus formavam uma das principais seitas da vida judaica do primeiro século, sendo conhecidos acima de tudo por sua oposição ao sobrenatural. Eles não criam em milagres.

Pergunta: Você já esteve em uma prisão? Como era?

Provavelmente a “prisão-pública” (v. 18) consistia em um quarto simples, trancado à chave, onde os presos eram mantidos encarcerados ou em grandes correntes de ferro. Para ilustrar como eram terríveis as prisões do primeiro século, porém, considere o cárcere de Roma, onde segundo a tradição Pedro esperava ser executado. Essa prisão consistia em um forro subterrâneo de dois níveis. Nunca chegava luz ao ponto mais inferior e jamais se limpava a sujeira que caía. Imagine como era deprimente um lugar assim!

Pergunta: Com toda sinceridade, qual você acha que seria sua reação se o colocassem em um lugar assim por causa da sua fé em Cristo?

Talvez sua primeira reação fosse: “Por favor, meu Deus, não deixe que isso me aconteça. Eu não aguentaria!” Depois você poderia pensar: “Eu não tenho motivo para me preocupar. Se os crentes fossem perseguidos, é provável que pegassem os líderes da igreja, deixando em paz os fiéis como eu, não é mesmo?”
Na verdade, diariamente, em todo o mundo, há inúmeros homens e mulheres correndo perigo por causa de sua fé em Cristo. No entanto, se algum dia ´nós tivermos de enfrentar a perseguição, Cristo é suficientemente poderoso para manter-nos firmes em nossa fé. Se Deus nos chamar a sofrer perseguição ou prisões devido à nossa fé, podemos confiar que ele nos dará a graça para vivermos nessas circunstâncias.

II. SEJA FIRME

Pergunta: Como Deus responde em nossos tempos de carências?

Sabemos que Deus, ao suprir nossas necessidades, nunca dá pouco ou chega tarde demais. Os apóstolos, sem ajuda alguma na cela da prisão, precisavam urgentemente do auxílio de Deus. Então o Senhor resgatou-os e deu-lhes uma saída em seu momento de perigo.

Pergunta: O que significa o fato de os apóstolos terem continuado a proclamar o evangelho acerca de sua firme devoção a Cristo?

Podemos ver que os apóstolos achavam que a obediência a Cristo valia a pena, custasse o que custasse. Tal é a dedicação necessária para manter-nos firmes no Senhor.
A natureza do mundo em que vivemos ensina que temos de lutar contra a intensa oposição de Satanás e suas forças. Se queremos viver para Deus neste ambiente cheio de pecado, devemos nos manter firmes em nossa fé.
Aquela dramática fuga da prisão intrigou os guardas (vv. 22,23). Tudo parecia normal no cárcere, exceto que os apóstolos não estavam mais lá. O concílio principal dos judeus também ficou preocupado com a notícia (v. 24). Ao questionarem tal acontecimento, talvez estivessem pensando na crucificação e no que eles quiseram obter com isso. Executando Cristo, os líderes judaicos haviam tentando eliminar a existência do cristianismo. Agora, porém, eles eram confrontados por um novo êxito, o que fortaleceria o crescente movimento cristão.
Em nosso mundo atual, também há governos e pessoas que percebem ser inútil tentar deter o cristianismo. De fato, em vez de impedir o evangelho, a perseguição só serviu para difundi-lo.
A notícia de que os apóstolos tinham voltado ao templo e estavam ensinando as pessoas chegou até os líderes judaicos (v. 25). Evidentemente, aquelas autoridades perceberam que tinham fracassado em sua tentativa de deter o evangelho. No entanto, eles não estavam dispostos a permitir a ação dos cristãos e, assim, o chefe da guarda, mais alguns homens, foram buscar os apóstolos e levaram-nos até o sumo sacerdote (v. 27). Observem, porém, que temendo que o povo os apedrejassem, os guardas não usaram de violência (v. 26).
Nem todos aceitarão o evangelho, mas dificilmente um cristão firme em sua fé passa desapercebido.

III. ESCOLHENDO A OBEDIÊNCIA EM DEUS

Pergunta: Qual é sua maior dificuldade ao falar de Cristo?

Com certeza, há uma palavra que descreve o que está por trás de todos os nossos motivos para não testemunharmos de Jesus com mais eficácia: MEDO. De uma forma ou de outra, nós nos rendemos a nossos medos: medo de que as pessoas recusem a Cristo ou nos rejeitem por nosso testemunho, medo de que zombem de nós, medo de passar vergonha ou de envergonhar nossos amigos ou mesmo ao Senhor através de um testemunho mal pregado. Ou talvez nós tenhamos medo de que um amigo aceite a Cristo por nosso testemunho e depois não saibamos o que fazer.
Infelizmente, nem todos somos tão corajosos quanto Pedro, ao levantar-se perante o concílio e receber ordens do sumo sacerdote para deixar de pregar no nome de Jesus (v. 28). Mas Pedro e os outros apóstolos tinham algo a responder quando o concílio os interrogou.

“Respondeu Pedro e os apóstolos: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens!” (Atos 5:29).

Pergunta: Será que Pedro não conhecia o medo? Como ele conseguia falar com tanta coragem diante daquelas pessoas que o tinham encarcerado apenas um dia antes?

Pedro sabia muito bem o que era sentir medo. Vocês se lembram de como ele negou a Jesus na noite em que arrastaram Cristo para ser crucificado? (Leia Mateus 26:69-75). Mas agora Pedro estava cheio do poder do Espírito Santo, que lhe dava coragem para falar com intrepidez no nome do Senhor.
Pedro e os demais cristãos enfrentaram sem medo líderes judaicos ao dar testemunho da sua fé em Jesus Cristo (Atos 5:30-32). estavam tão entregues a Cristo que seu Espírito agia por meio deles, apesar dos temores, pois tinham decidido servir a Deus, independentemente de sacrifícios ou perdas pessoais.
As consequencias de tal decisão de obedecer a Deus antes que aos homens não foram exatamente agradáveis. Depois que o concílio escutou o testemunho daqueles cristãos, eles foram libertos, mas antes açoitaram-nos.

Certa vez, como desafio para seus alunos, um professor escreveu no quadro-negro as seguintes palavras: “Disponho-me agora agir mesmo tendo medo. Assim, neste momento tomo a decisão de nunca mais permitir que o temor me impeça de fazer algo que na verdade eu quero fazer.” Todos nós devemos pedir ajuda de Deus para conseguir colocar em prática tais palavras. Talvez tenhamos de pagar um preço muito alto por nossa fé. Mas Deus pode ajudar-nos a reagir da mesma maneira que os primeiros crentes.

Em Cristo nós temos uma vida nova, que traz alegria e privilégios, e que podemos transmitir ao mundo para que os outros também conheçam a Jesus e participem de seu novo viver. É uma grande alegria saber que guiamos alguém no Senhor através de nossas palavras e ações.
A vida cristã inclui mais do que a alegria e o privilégio de testemunhar de Jesus. Assim como os apóstolos proclamavam o evangelho, nós também temos a obrigação de fazer com que o mundo saiba que há salvação e vida em Cristo.

Vocês estão assustados? Sim, talvez estejam. Os apóstolos também estavam, mas eles não deixaram que seu medo da oposição os detivesse, e agiram em meio a seus temores. Como nós podemos atuar apesar de nossos receios? Da mesma forma como os apóstolos. Um bom começo é confiar no Espírito Santo para que ele nos guie e, então, devemos permitir que ele nos encha de poder para sermos capazes de cumprir suas ordens.
Essa confiança não se baseia em um “plano a longo prazo” ou em um compromisso eterno de nossa parte. Embora nossa dedicação a ele seja uma questão eterna, suas exigências para conosco e nossa capacidade para satisfazê-las nunca ultrapassam o dia de hoje. Deus não quer que nos preocupemos com as obrigações do próximo ano nem da semana que vem; só espera que vivamos para ele hoje.
Se dedicarmos nossa vida a agradar a Deus todos os dias, ele nos abençoa com o êxito que podemos desfrutar nesse mundo e no vindouro. Por outro lado, o fato de agradar os homens não oferece esperança para o futuro nem garantia de vida nova.
E você, como vive? Tenta agradar os homens ou a Deus? Talvez você nunca tenha tido a oportunidade ou coragem de entregar sua vida a Deus, mas você pode convidar Jesus a entrar em sua vida hoje. Ele o encherá dessa vida nova e lhe dará a intrepidez para vencer seus medos e viver para ele todos os dias.

Reflexão

Que tipo de oposição podemos enfrentar em nossa vida cristã? Quais são algumas das coisas que podemos fazer para nos manter firmes no Senhor?

Fonte: Os textos bíblicos foram extraídos da Edição Contemporânea de Almeida, publicada pela Editora Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário