segunda-feira, 4 de março de 2013

A inutilidade da falsa religião.

Vocês pensam que podem roubar e matar, cometer adultério e jurar falsamente, queimar incenso a Baal e seguir outros deuses que vocês não conheceram, e depois vir e permanecer perante mim neste templo, que leva o meu nome, e dizer: 'Estamos seguros!', seguros para continuar com todas essas práticas repugnantes? Este templo, que leva o meu nome, tornou-se para vocês um covil de ladrões? Cuidado! Eu mesmo estou vendo isso, declara o Senhor. (Jeremias 7:9-11).

Parece-me que os lugares onde prega-se o verdadeiro Evangelho, estão sempre munidos de uma palavra que adverte, que alerta e conduz o povo ao abandono do pecado; que impulsiona o povo à se voltarem ao Senhor de coração puro. E isso não é por acaso. O povo de Deus precisa se examinar, conhecer a Palavra de Deus e sobretudo, praticá-la. Não podemos deixar o pecado predominar sobre a igreja de Cristo! Precisamos nos purificar! Se recebemos as sementes, então que elas gerem frutos!

O capítulo 7 do livro de Jeremias, trata da "inutilidade da falsa religião". Neste capítulo, Deus adverte o povo de Judá, visto que buscavam segurança no templo do Senhor, mas ao mesmo tempo viviam na prática do pecado. Pois é, ser "frequentador" de uma igreja, não me dará o poder de camuflar meus pecados. Que valia tem a minha 'religião' perante Deus, se eu não produzo atos de justiça? A religiosidade não salva e nem torna o cristão imune ao pecado! Veja os fariseus, dados à rituais e peritos na lei, mas chamados por Jesus de víboras! 

Me espanto com a dureza do coração deste povo à quem o Senhor advertia. Cometiam pecados horríveis, mas agiam como se no templo de Deus estivessem imunes! Como posso ter o coração tranquilo e sentir-me segura se eu viver na prática do pecado? Será que Deus irá me fartar de bênçãos se eu não manter fidelidade e justiça?
Talvez os pecados que a igreja de Cristo tem cometido não sejam os mesmo presentes nestes versos de Jeremias. Mas não importa quais pecados sejam, importa se eles existem! A bíblia diz: "...seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza." (1 Timóteo 4:12). É para nós, igreja, que Deus fala! Devemos ser exemplos, espelhos da glória de Deus! Se o pecado te tentar, ore imediatamente. Se você pecar, peça perdão imediatamente. Não deixe seu coração ficar cheio do que é mal. "Um pouco de fermento leveda toda a massa". (Gálatas 5:9). Um pouco de ódio, um pouco de ira, um pouco de orgulho, vai arruinar tudo aquilo que você conquistou com Jesus, irmão! E quanto mais pecamos, mais distantes ficamos de Deus. E então se torna cada vez mais difícil de voltarmos...

De coração, desejo que a igreja do Senhor experimente a verdadeira santificação e purificação dos seus pecados a cada novo dia! Nosso papel é de temperarmos a terra com o sal que faz toda a diferença! Experimente cozinhar sem adicionar sal ou algum tempero, sua comida ficará sem gosto e será melhor que não a consumisse! Pois é o mesmo na nossa vida de igreja. O "tempero" é a Palavra de Deus, poderosa para semear frutos no coração das pessoas! Ora, se não houver frutos, então nossa vida cristã terá utilidade? Que sejamos também luz do mundo! Refletindo a glória de Deus em nós e através de nós, sendo luz onde há trevas, bênção onde há destruição! Que o Senhor santifique Sua igreja e coloque em nós um coração disposto a obedecê-lo e a fazer a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário