terça-feira, 12 de março de 2013

Quando sou fraco, então sou forte.


Os desertos são marcados pela pouca capacidade de sustentar vida. No deserto há verdadeira escassez de vegetação, e são poucas as espécies de animais que se adaptam à pouca água e à terra árida.
Ao contrário do que se pensa, nem todos os desertos são quentes. Alguns desertos são bastante frios, chegando a nevar; outros, experimentam tempestades de vento quase que frequentes. 
Analisando pela ótica humana, viver no deserto é bastante penoso e sofrido; uma tarefa realmente impossível. Ou nosso corpo sofrerá pelo calor excessivo, ou então pelo frio cortante. Morreremos de sede pela escassez de água, e o solo estéril não poderá nos suprir com frutos. O fato, é que em nossa caminhada com Deus, estamos suscetíveis à viver em verdadeiros desertos, as vezes. Caminhamos com dificuldade, o cansaço torna nossos joelhos trôpegos, a solidão invade o âmago de nosso ser e parece não haver água para tamanha sede... Caminhar no deserto é muito doloroso. Olhamos por todos os lados e o cenário não muda aos nossos olhos. As dunas de preocupações, a areia de problemas, o longo caminho à ser percorrido. A verdade é que não podemos atravessar o deserto sem fé. A fé é nossa maior aliada quanto enfrentamos dificuldades. Se optarmos por atravessar o deserto sem ela, estaremos fadados ao fracasso: não iremos suportar o clima intenso; ma se seguirmos o deserto com fé, entenderemos que apesar da dura caminhada, a vitória é certa logo à frente.
Nos desertos há uma riqueza de vida escondida. Há grande quantidade de água em lugares estratégicos que a natureza vai esculpindo com o passar dos anos.  Também existem animais que podem viver para sempre sem beber água, extraindo apenas a umidade dos alimentos. Nem tudo no deserto é ruim. Além de pequenos "tesouros" escondidos à nos dar esperança, há uma grande evolução na vida daquele que o atravessa. Assim como o organismo desses animais que vivem no deserto, com o passar dos anos evoluiu para que seus corpos armazenem água e assim garantam sua sobrevivência, da mesma forma, nós, quando atravessamos verdadeiros desertos espirituais, saímos de lá mais "evoluídos", mais fortes, mais preparados à viver pela fé e mais experientes quanto aos ataques do inimigo. Se trata de um aprendizado. Deus sempre tem algo novo a nos ensinar, mesmo quando estamos escassos de vida, de Espírito, e alegria.
Deus também espera que aprendamos a percorrer caminhos difíceis sem murmuração, sem auto-piedade. Veja os israelitas quando saíram do Egito, atravessam aquele longo deserto sempre murmurando, apesar da presença constante do Senhor em forma de fogo e de nuvem dando a eles direção.
Deus está contigo, irmão! Ele sabe que você não é capaz de suportar a caminhada sozinho. Lembre-se: há fontes de água escondidas no deserto. Do mesmo modo, no deserto que você atravessa, também há um lugar de descanso, também há um tesouro. E este tesouro está bem dentro de você. "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós." (2 Coríntios 4:7). Este verso nos mostra que apesar do nosso corpo fraco, simbolizado pelo vaso que é frágil e pode quebrar,  nós armazenamos um grande tesouro em nós que é a presença de Deus, que é o esplendor de seu Evangelho em nossas vidas. Por isso, não importa o que você tem vivido, os problemas que tem enfrentado, a solução está bem dentro de você. É Cristo que vive dentro de ti que irá lhe sustentar e orientar durante esse "passeio" íngreme. Não desista. As vezes acreditamos que a jornada é longa, mas o findar dela está logo adiante. Busque sua força no Senhor, somente no Senhor. Ele é o único que pode te tirar de lugares árduos e transportar à lugares altos. Hoje li a frase: "Um pequeno passo de obediência é um enorme passo em direção ao centro da vontade de Deus." Obedeça à Deus. Mantenha os olhos fitos nEle e perceba que conforme você for caminhando você ficará mais forte diante das tempestades de vento. Elas já não te derrubarão mais. Se Deus permite que você viva isto, é porque Ele te quer mais forte. Lembre-se: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. (...) Porque quando estou fraco, então sou forte." (2 Coríntios 12:9-10). É só Jesus que pode te ajudar. Busque nEle, e você descansará e se deleitará naquele que é Fiel e se importa com cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário