domingo, 15 de abril de 2012

O que é jejum?

Ei pessoal! Recebi um e-mail muito interessante essa semana. Me perguntaram qual era o significado do jejum. Acredito ser muito importante sempre nos lembrarmos o real motivo de nos consagrarmos assim a Deus, pois muitas vezes se torna tão comum falarmos sobre jejum e oração e não percebemos que pode existir algumas coisas não muito esclarecias.
Irei colocar a minha resposta (segundo a Palavra de Deus). Não considerem como um estudo, certo? Foi apenas um esboço, pois, acredito que se fôssemos falar deste assunto de forma completa, não poderíamos esclarecer apenas com um e-mail.
Espero, que ajude também vocês!

O que é jejum: segundo a palavra de Deus, conhecemos o jejum como um ato de nos abstermos de todo o tipo de alimento, até um horário proposto (conforme a força de cada um). Neste período de abstinência, nos separamos para buscarmos a Deus, nos humilhamos diante de Sua presença e nos consagramos mais a Ele. Em Gálatas 5.16-26, diz sobre a luta que travamos entre a carne e o espírito. O sentido que Paulo usa ao declarar “carne”, revela o nosso ser pecaminoso e literalmente as nossas vontades que não agradam a Deus. O jejum é justamente para tornar nosso espírito mais forte e vencer os pecados que muitas vezes estão até em estado de esquecimento e acomodação. O jejum nos ajuda abater a vontade da nossa carne e fortalecer nosso espírito.
Há também uma passagem na Palavra, onde os discípulos de Jesus tentam expulsar um demônio de uma pessoa e não conseguiram, logo depois os mesmos perguntam a Jesus por quê não tinham conseguido expulsá-lo, e Jesus reponde: “Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.” (Mateus 17.21). Isso nos mostra que quando estamos sob a autoridade da carne, é a mesma coisa que nada, mas quando estamos com nosso espírito fortalecido em Cristo (pelo jejum, oração e Palavra), todo poder contrário ao de Jesus nos fica sujeito.
Existe diversas passagens sobre jejum na Bíblia, mas há uma que acredito ser muito importante para sentirmos a importância do jejum, dita por nosso Jesus: “E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão em que lhes será tirado o esposo e então jejuarão.” Mateus 9.14 Lendo o contexto inteiro, entendemos que os discípulos de João Batista interrogam Jesus o motivo deles jejuarem e os discípulos de Jesus não. Então Jesus diz que enquanto os Ele estava na terra não teria o por quê jejuar, pois, Sua presença estava aqui, mas chegaria um momento em que teríamos que jejuar por pelo menos quatro motivos:
1) Um sinal de anseio do crente pela volta do Senhor;
2) Uma preparação para Sua volta;
3) Um pesar por sua ausência;
4) Um sinal de tristeza pelo pecado e decadência do mundo (ver 6.16 nota – trecho retirado da Bíblia de Estudo Pentecostal)
Vemos também Jesus jejuando quarenta dias e quarenta noites se preparando para o ministério (Mateus 4). Se até Jesus teve que se preparar com o jejum, que dirá nós?

Caso tenham alguma dúvida mande um e-mail, ou pergunte aqui no blog. Teremos o prazer de esclarecer!

Um grande abraço, fiquem com Deus!

Um comentário:

  1. Ótima explicação! Muitas pessoas realmente ainda não sabem do poder do jejum juntamente com orações... é uma pena, pois eu mesma já alcancei bênçãos e livramentos através destes!

    ResponderExcluir