quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Operação Nínive–Dia 3

“Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor.”
Jonas 1:3

OPERACAO_NINIVE_1356545533P

É mais fácil se identificar com Jonas do que com qualquer outro profeta. Os outros são tão santos! Jonas é tão parecido conosco!
Deus diz: “Vá depressa!”
Jonas responde: “Eu não!”
O problema básico de Jonas era que ele amava muito  si próprio! Ele pensou: “Deus vai me fazer parecer um louco. Ninguém mais vai me dar crédito!”
Ele recusou a ser um louco por Cristo.
Ele queria Deus, mas não queria o Reino de Deus. Ele queria as bênçãos, mas não queria as responsabilidades.
Ele não queria dar a oportunidade de as pessoas escolherem ou não ir para o inferno, mas simplesmente as deixaria ir para o inferno. Ele não tinha compaixão nenhuma pelos perdidos.

Jonas tinha dinheiro e fez o seguinte: ao invés de ir para o norte do Iraque, foi para o oeste do país e comprou um bilhete para uma viagem de cruzeiro pelo Mediterrâneo. Ele pensava que o dinheiro era dele e, sendo assim, podia fazer o que quisesse. Nem sequer parou para pensar que estava gastando o dinheiro de Deus. Jonas usou o dinheiro de Deus para fugir do chamado de Deus.

Há um fardo sobre nós e é chamado de a “Grande Comissão”: “vão e façam discípulos de todas as nações” (Mateus 28.19a). Eu creio que Deus chamou um número suficiente de pessoas de cada geração para cumprir totalmente a Grande Comissão durante sua vida, mas a maioria delas foge!

Onde está nossa compaixão? O desejo de Deus é que NINGUÉM pereça! E estão incluídos nessa afirmação os perdidos de Nínive, Amsterdã, Nova Iorque e São Paulo. NÓS somos responsáveis pelos ninivitas de todo o mundo.

Por que não choramos pelos muçulmanos? Sim! Por que não choramos pelos extremistas? Por acaso é porque preferimos ser entretidos?
Uma pessoa deve ser entretida ou desafiada. O preço do entretenimento é todo o seu dinheiro, que será gasto com televisão, rádio, literatura, cruzeiros, atividades  em condomínios, esportes, viagens (e isso inclui as viagens à Terra Santa), luxúrias, comida, restaurantes, etc., além de todas as despesas familiares de toda a sua vida. Ao fazer isso, PERDEMOS tudo, simplesmente tudo.
Usamos tantos recursos para nós mesmos, que não sobra nada para a obra de Deus. Até pedimos empréstimos para nossas compras, mas será que alguma vez fizemos empréstimos para doar a missões? Nós não podemos dar o que não temos, porém o verbo “ter” não está nas Escrituras – não faz parte da linguagem hebraica; mas o verbo “ser”, sim, inclusive está no nome de Deus.
Não há preço a ser desafiado – somente a sua vida!

Somos mordomos!
Tudo o que temos foi confiado a nós.
E um dia teremos de prestar contas (Romanos 14:12).

Jonas fugiu porque via as oportunidades à sua frente como se fossem o inimigo, ao invés de olhar para o inimigo como se fosse a sua maior oportunidade.

Créditos: Portas Abertas, Irmão André & Al Janssen

Nenhum comentário:

Postar um comentário