quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Quando Deus nos chama ao exílio


exilio
Há momentos em nossa vida em que olhamos ao redor e nos vemos bem longe de onde Deus prometeu que nos colocaria. Logo em seguida, nos sentimos frustrados, desapontados, ou até mesmo pensamos em desistir de tudo! Esquecer de todas as promessas, de todos os sonhos que o Senhor nos deu, e simplesmente deixar tudo isso morrer.
O que não nos lembramos é que Deus pode nos levar ao exílio sim, e nos tratar de forma profunda, que nunca poderíamos ser, se preferíssemos ficar em nosso conforto.
Podemos nos lembrar claramente de José. Talvez, você, assim como José, teve sonhos, promessas claras de Deus, que com certeza, esperava a concretização. Mas de alguma forma, foi para um lugar distante e quase improvável de viver aquilo que um dia o Senhor prometeu.
Mas mesmo em meio a tanta adversidade, lá, José, exilado, humilhado, injustiçado, foi trabalhado por Deus e de forma sobrenatural foi conduzido a viver a Palavra do Senhor para sua vida!

Paramos para pensar, e não vemos nenhum benefício em ser levado ao exílio. Mas o próprio José disse que para a conservação de muitas vidas, foi preciso que ele tivesse passado por tudo isso; passado pelo exílio.
Isso nos faz também lembrarmos de Ester. Uma jovem judia, que assim como os outros judeus estavam submetidos ao exílio. Diante de um plano para que matassem todos os judeus, o Senhor usa Ester, ela mesmo; longe de sua terra; exilada; para salvar através da força e sabedoria de Deus, o seu povo.
Se temos a consciência de que, embora, Fiel e Zeloso por Sua Palavra, há momentos em que somos chamados ao exílio, os frutos que colheremos serão mais gratificantes e menos sofridos, no sentido de ansiedade e desconfiança das promessas de Deus.

Em que tipo de exílio você está? Em que lugar o Senhor tem te colocado? Está exilado por alguma enfermidade, luto, ou situações extremamente difíceis?
Lembre-se que o Senhor é contigo. Lembre sua mente daquilo que Deus prometeu. Logo mais um edito do Rei será escrito, suas vestes serão mudadas e seu pranto se transformará em alegria.
Exílio, deserto, caverna! Lugares onde ninguém se faz presente conosco, mas podemos sentir a presença de Deus aperfeiçoando nossa fraqueza! É lá onde podemos sentir Deus mais perto!

“Porque te restaurarei a saúde, e te curarei as tuas chagas, diz o Senhor; porquanto te chamaram a repudiada, dizendo: É Sião, já ninguém pergunta por ela.
Assim diz o Senhor: Eis que farei voltar do cativeiro as tendas de Jacó, e apiedar-me-ei das suas moradas; e a cidade será reedificada sobre o seu montão, e o palácio permanecerá como habitualmente.
E sairá deles o louvor e a voz de júbilo; e multiplicá-los-ei, e não serão diminuídos, e glorificá-los-ei, e não serão apoucados.
E seus filhos serão como na antiguidade, e a sua congregação será confirmada diante de mim; e castigarei todos os seus opressores.”
Jeremias 30:17-20

Não se esqueça, se permanecermos, a promessa de Deus virá e comprovaremos que o Senhor não chama ninguém ao exílio em vão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário