terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Operação Nínive–Dia 4

“O Senhor, porém, fez soprar um forte vento sobre o mar, e caiu uma tempestade tão violenta que o barco ameaçava arrebentar-se.”

Jonas 1.4

OPERACAO_NINIVE_1356545533P

Jonas entrou no barco e suspirou aliviado. Ele havia conseguido! Ele fugiu e Deus não o impediu. De maneira alguma o recado chegaria até aqueles temidos assírios de Nínive, mas se Deus quisesse mandar uma mensagem àqueles terroristas, bem, ele teria de arranjar outra pessoa para entregá-la.
Jonas se pôs de pé na proa e ficou observando a cidade de Jope sumir no horizonte. Ele adorava sentir o vento em seu rosto. Era um fim de tarde muito bonito. As nuvens estavam cheias de cores vivas, enquanto o sol se punha sobre o Mar Mediterrâneo. Ele já sentia o cheiro do jantar, que estava sendo preparado na cozinha do barco. Essa era a vida que ele queria. Mas, de repente, a atenção de Jonas se voltou para as nuvens escuras que começavam a se formar ao norte. Um dos marinheiros que estavam logo atrás de Jonas, lhe disse: “Estamos indo bem em direção à tempestade!”
Uma sensação terrível de medo atingiu o coração de Jonas. terá sido nesse momento que Jonas começou suspeitar que estivesse com problemas?
Nós podemos fugir de Deus, mas não podemos nos esconder dele.
Uma das mensagens expressas claramente por todo o livro de Jonas é que Deus é soberano sobre a natureza.

“O Senhor, porém, fez soprar um grande vento”
Jonas 1.4

“O Senhor fez com que um grande peixe engolisse Jonas”
Jonas 1.17

“E o Senhor deu ordem ao peixe, e ele vomitou Jonas em terra firme”
Jonas 2.10

“E então o Senhor Deus fez crescer uma planta sobre Jonas”
Jonas 4.6

“Deus mandou uma lagarta atacar a planta e ela secou-se”
Jonas 4.7

“Ao nascer do sol, Deus trouxe um vento oriental muito quente”
Jonas 4.8

Deus tem o controle total sobre a natureza. A criação de Deus conhece a sua voz e obedece às suas ordens. Ele falou com o peixe, porque o peixe não iria discutir com ele. A criação foi a ferramenta de Deus para levar Jonas de volta ao caminho certo.

Deus não enviou a tempestade para amolar Jonas, mas para salvar Nínive.

Créditos: Portas Abertas
Livro: Irmão André e Al Janssen

Nenhum comentário:

Postar um comentário