segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A Videira e os Ramos

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramos que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda” (João 15.1-2).

A Videira e os Ramos
Acontece comigo, acontece com você, acontece com todos aqueles que desejam praticar a Palavra de Deus, e não apenas ser ouvintes, ou leitores. Percebemos que durante nossa caminhada com o Senhor, vivemos sempre em função de sermos mais e mais purificados, limpos, pelo verdadeiro agricultor.
Parece que Deus coloca diante de nós um “espelho espiritual”, onde todos nossos defeitos, sentimentos maus, manias, costumes, que não estão de acordo com a Palavra, são  expostos, e constatamos mais e mais o quanto precisamos ser limpos pelo nosso Pai. Ficamos desesperados como Isaías, quando viu a face de Deus e reconheceu o quanto era pecador (Is 6). Quanto mais nos aproximamos da luz, mais manchas em nossas vestes vemos, para sermos purificamos pelo sangue do Cordeiro.

O capítulo 15 de João é um dos mais esclarecedores, sobre o que acontece com nossa vida, quando estamos enxertados na videira, que é Cristo Jesus. Assim como toda árvore precisa ser podada para dar mais frutos, nós também, como ramos de Jesus, precisamos de uma limpeza para darmos mais frutos. E irmãos, não é fácil. Dói. Dói muito. O trabalhar do Senhor mexe com nossa estrutura. Repara coisas aqui, outras ali, e tudo isso para sermos moldados à imagem e semelhança de Cristo Jesus.
Irmãos, não se sintam desencorajados quando Deus começar limpá-lo. Isso irá cooperar para que vejam mais Cristo em você; para que você diminua e Jesus cresça mais e mais.
A limpeza em nossa alma pode doer enquanto estamos nesse processo, mas não irá se comparar com a glória que a de ser revelada em nós.
Se você tem buscado fielmente ao Senhor, tem se dedicado na Palavra e na oração, e quanto mais você faz isso, seus defeitos são expostos, sentimentos que eram discretos, estão agora evidentes, e você se pergunta se Deus está te ouvindo, se há esperança pra você… Eu digo que SIM! Deus está limpando os ramos, justamente para você poder produzir mais frutos, se não for assim, Ele corta da videira, e não há tristeza maior do que estar separado para sempre do Senhor Jesus.
Por isso, eu encorajo você a seguir adiante, sabendo que é Fiel aquele que começou a obra em sua vida. Ele não vai terminar até que tenha concluído, e a poda é durante toda nossa vida aqui na terra. O trabalhar do Senhor é algo gradativo e contínuo e sempre que passamos por uma prova, sempre que chegamos do outro lado, estampamos em nosso rosto a alegria de ter conhecido mais ainda nosso Criador; a alegria de ter chegado mais perto dEle, mais restaurado, mais limpo.
Não se esqueçam, a dor de hoje, irá se transformar em muitos frutos e alegrias no amanhã.

Agora, quero deixar bem claro uma coisa: não vamos nos conformar com nosso pecado. A limpeza do Senhor acontece, na medida em que nos dispomos para buscá-Lo com coração arrependido, dispostos a mudar nossas atitudes más.
Nossa oração constante deve ser: sonda-me, oh Deus. Conheça o meu coração, prova e conheça os meus pensamentos, e veja se há em mim alguma caminho mau e guia-me pelo caminho eterno (Sl 139.23-24).

“Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, essa dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário