quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Operação Nínive–Dia 6!

“O capitão dirigiu-se a ele e disse: ‘Como você pode ficar aí dormindo? Levante-se e clame ao seu deus! Talvez ele tenha piedade de nós e não morramos.”

Jonas 1.6

OPERACAO_NINIVE_1356545533P

O capitão tentou de tudo. Ordenou que os marinheiros diminuíssem o peso do barco, então a carga foi jogada ao mar. Mesmo que sobrevivessem à tempestade, já teriam perdido toda renda da viagem. Alguém sugeriu que orassem Assim, todos os marinheiros oraram a seus deuses, mas a tempestade seguia cada vez mais intensa.
- Estou sem ideias! Alguém tem alguma sugestão? – gritou o capitão em meio ao forte vento que uivava. Um dos homens respondeu:
- Sabe aquele hebreu louco que trouxemos a bordo em Jope? Então… Não pude deixar de notar que, enquanto descarregávamos o barco, ele parecia adormecido.
- Por que ele não está orando conosco? – perguntou outro marinheiro.:
- Deixe-me confirmar isto! – falou o capitão, enquanto descia as escadas em direção à cama de Jonas e segurava com força o corrimão, lutando para manter seus pés firmes. Era verdade: o hebreu estava dormindo, mas não somente isso: ele estava roncando!

Se nada mais nos acordar, talvez os perdidos o façam!

Jonas fugiu de Deus. Os marinheiros pagãos disseram a Jonas que voltasse para Deus. Talvez soe estranho, mas os marinheiros desafiaram Jonas por causa da tremenda necessidade que tinham.
Hoje em dia é igual. Há alguns anos conversei com Mahmoud Zahar, um dos líderes fundadores do Hamas. eu o havia desafiado parar com os ataques suicidas com homens-bomba em Israel, porque “Jesus é contra a violência.” Mahmoud sacudiu a cabeça triste, e disse: “Mas, André, Jesus não está mais aqui!”
Eu quis chorar: “Mas eu estou aqui! Você não consegue ver Jesus em mim?!”

Em outra ocasião, um professor palestino maravilhoso, que ensinava sobre islamismo, lamentou o estado de seu povo e, então veio implorar a mim: “André, se você ainda tem contato com Jesus, você poderia pedir a ele que venha rápido e nos ajude?”. Seu pedido era sincero.

O capitão implorou a Jonas da mesma maneira.
Por que os marinheiros pediram a Jonas que clamasse ao seu Deus? Porque ele tinha algo que ia ao encontro da necessidade deles. O profeta havia dito a eles que estava fugindo de Deus.
Era óbvio que Jonas sabia algo sobre Deus, algo que os marinheiros não sabiam sobre os deuses deles. A diferença era que Jonas tinha um relacionamento com Deus. e se ele tinha um relacionamento com Deus, talvez pudesse interceder em favor deles.

André, se você ainda tem contato com Jesus, você poderia pedir a ele que venha rápido e nos ajude?

Você ouve o clamor dos perdidos? Eles estão pedindo que acordemos e os ajudemos. Mas talvez você diga: “Eles nunca questionaram sobre minha fé, pelo mesmo não como fizeram com Jonas”. Talvez não tenham perguntado, porque você não vive uma vida diferente. Sendo assim, ninguém terá inveja de você e nem desejará o que você tem. Você está tão em cima do muro, que não ofende ninguém com a sua fé.

É terrível viver e não saber por que nasceu.
É terrível morrer sem saber por que viveu.

Créditos: Portas Abertas, Irmão André & Al Jansen

Nenhum comentário:

Postar um comentário