terça-feira, 18 de março de 2014

A Ladeira do Sucesso!

“Então veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo:
Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor.
E madrugou Samuel para encontrar a Saul pela manhã: e anunciou-se a Samuel, dizendo: Já chegou Saul ao Carmelo, e eis que levantou para si uma coluna. Então voltando, passou e desceu a Gilgal.
Veio, pois, Samuel a Saul; e Saul lhe disse: Bendito sejas tu do Senhor; cumpri a palavra do Senhor.
Então disse Samuel: Que balido, pois, de ovelhas é este aos meus ouvidos, e o mugido de vacas que ouço?
E disse Saul: De Amaleque as trouxeram; porque o povo poupou ao melhor das ovelhas, e das vacas, para as oferecer ao Senhor teu Deus; o resto, porém, temos destruído totalmente.
Então disse Samuel a Saul: Espera, e te declararei o que o Senhor me disse esta noite. E ele disse-lhe: Fala.
E disse Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel? E o Senhor te ungiu rei sobre Israel.
E enviou-te o Senhor a este caminho, e disse: Vai, e destrói totalmente a estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até que os aniquiles.
Por que, pois, não deste ouvidos à voz do Senhor, antes te lançaste ao despojo, e fizeste o que parecia mau aos olhos do Senhor?
Então disse Saul a Samuel: Antes dei ouvidos à voz do Senhor, e caminhei no caminho pelo qual o Senhor me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente;
Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao Senhor teu Deus em Gilgal.
Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.”
1 Samuel 15:10-23

Entre os mais de 19 mil epigramas escritos pelo químico e escritor Dr. O.A. Battista encontra-se está sabia observação: “Você atinge o auge do sucesso assim que se desinteressa por dinheiro, elogios ou publicidade.” Infelizmente, acontece exatamente o oposto quando algo que tenhamos feito é louvado e recompensado. Um coração humilde pode rapidamente tornar-se um ego inflado.
Pouco antes de Saul ter sido ungido rei, ele se via como membro de uma família insignificante da menor tribo de Israel:

“Então respondeu Saul, e disse: Porventura não sou eu filho de Benjamim, da menor das tribos de Israel? E a minha família a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Por que, pois, me falas com semelhantes palavras?”
1 Samuel 9:21

Em poucos anos, no entanto, ele tinha erigido um monumento em sua própria honra e se tornado autoridade suprema em sua administração:

“Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor.
E madrugou Samuel para encontrar a Saul pela manhã: e anunciou-se a Samuel, dizendo: Já chegou Saul ao Carmelo, e eis que levantou para si uma coluna. Então voltando, passou e desceu a Gilgal.”
1 Samuel 15:11-12

O profeta Samuel confrontou Saul por sua desobediência a Deus Lembrando-o de que:

“E disse Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel? E o Senhor te ungiu rei sobre Israel.”
1 Samuel 15:17

A egolatria é o primeiro passo na ladeira escorregadia do que chamamos de sucesso. Ela começa quando reivindicamos créditos por vitória que nos são dadas por Deus e modificamos Suas ordenanças para adapta-las aos nossos desejos.
O verdadeiro sucesso significa permanecer no caminho de Deus, seguindo Sua Palavra e dando-lhe o louvor, em vez de ansiarmos por recebe-lo.

A verdadeira humildade dá a Deus os créditos por qualquer sucesso.

Fonte: Pão Diário Publicações RBC


Nenhum comentário:

Postar um comentário